MOVIMENTOS SOCIAIS DOS ÚLTIMOS ANOS E A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Tipo de documento:Redação

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

Disciplina Examinadora: Nome da examinadora Profa. Disciplina AGRADECIMENTO Agradeço ao autor e mantenedor da minha fé. DEDICATÓRIA A Deus, qυе nos criou e foi criativo nesta tarefa. Sеυ fôlego dе vida еm mіm mе fоі sustento е mе dеυ coragem para questionar realidades е propor sempre υm novo mundo dе possibilidades. À minha família, pоr sua capacidade dе acreditar еm mіm е investir еm mim e aоs amigos е colegas, pelo incentivo е pelo apoio constante. Os movimentos sociais têm uma longa história em todo o mundo, por exemplo, dentro de lutas anticoloniais, entre camponeses e trabalhadores, os pobres, os negros urbanos e mulheres, as pessoas oprimidas e exploradas terem lutado contra suas realidades através da organização coletiva. Eyerman e Jamison (1991, p. diz que os movimentos sociais são “de uma só vez condicionados pelos contextos históricos nos quais eles emergem”.

Em muitos casos, um movimento social compreende várias estruturas organizacionais menores e interdependentes, trabalhando em direção a um objetivo social particular. Este trabalho monográfico apresenta estudos elaborados através de uma revisão de literatura, embasado em livros, artigos científicos, periódicos sites e revista científica que referenciam a definição de conceitos e ideologias de movimentos sociais realizados nos últimos cinco anos no Brasil e suas influencias na educação de jovens e adultos. This monographic work argued the performance of the Social Service in the occupational space offered by entity of the third sector. One searched to know, under the optics of the families who receive the services given for the institution, as the Social Service acts front to the commitments ethical institucional politicians and, as well as under the character multidisciplining.

One used of the qualitative methodology that better are adjusted to the problem, here under analysis, with accomplishment of research of field by means of questionnaires and interviews that the approach with the phenomenon allowed that if it desired to know and as research strategy was used the case The questionnaires and interviews had identified to some fragilities in the programs and projects developed for the institution as well as a maken a mistake conception of the work that is demanded of the Social Service. The performance of an organization of third sector also, points with respect to the less responsabilite of the State in the guarantee to the social rights. Words-key: Social movements, education, youth and adults. No decorrer da história brasileira, sempre existiu, em virtude de controvérsias, discussões, contrariedade e insatisfações de determinadas porções da sociedade, a presença de movimentos sociais, promovendo mobilizações sob determinados assuntos.

Como resultado de um apelo de medidas de agentes da sociedade civil em determinado contexto, os movimentos sociais reapresentam-se ao longo dos anos, adequando-se a novas ações e a novos princípios. Os movimentos sociais tendem a se espalhar além dos limites dos estados ou das sociedades nacionais e de se estender por toda a área de uma civilização, ou mesmo além, na medida em que a ordem social que atinge o alvo. Este estudo monográfico se propôs analisar a atuação e as influências de grandes mobilizações dos últimos cinco anos no Brasil. Assim, a monografia inicia-se com esta introdução que abordou de modo geral conceitos de movimentos sociais.  O maior número de pessoas disponíveis para o movimento de massas será encontrado nas seções da sociedade que têm o menor número de laços com a ordem social.

” (William Kornhauser.  Sociedade da Política da Massa.  Nova York: The Free Press, 1959, p. Em uma sociedade, um grande número de mudanças fora provocado pelos esforços exercidos individualmente e coletivamente pelas pessoas.  Um Esboço dos Princípios da Sociologia .  Nova Iorque: Barnes and Noble, 1939, p. CARACTERÍSTICAS DOS MOVIMENTOS SOCIAIS 2. AÇÃO COLETIVA O movimento social, sem dúvida, envolve ação coletiva. No entanto, essa ação coletiva, toma a forma de um movimento somente quando é sustentada por um longo tempo.  Pelo contrário, se a greve está comprometida com uma ideologia, pode durar mais tempo e assumir a forma de um movimento. TRABALHO DE QUADRO ORGANIZACIONAL Um movimento social requer um mínimo de estrutura organizacional para alcançar o sucesso ou, pelo menos, manter o ritmo do movimento.

 Para tornar a distinção clara entre os líderes e os seguidores, para clarificar os propósitos do movimento, persuadir as pessoas a participarem ou a apoiá-lo, adotar diferentes técnicas para atingir os objetivos - um movimento social deve ter uma certa quantidade de Estrutura organizacional. AS TÉCNICAS E RESULTADOS Um movimento social pode adotar sua própria técnica ou método para alcançar seu objetivo.  Não há certeza sobre isso.   Um dos aspectos essenciais destas manifestações foi a alegação clara de independência dos partidos políticos. Os slogans promoveram gritos nas ruas, de norte a sul do país, além de deficiências de transporte público, denunciou o aumento dos preços, o desperdício de dinheiro público com a Copa do Mundo de 2014, a falta de investimento na saúde e educação bem como na maioria dos serviços públicos.

  No entanto, os protestos não foram recrutados ou liderados por forças tradicionais de representação política, como sindicatos e partidos políticos veremos adiante os 3. TRABALHADORES SEM TETO Criado no final de 1990, é definido como um grupo dos trabalhadores informais e os desempregados que não possuem sua própria casa. Condução ocupações ilegais de terra e promover manifestações para pressionar por empréstimos em condições favoráveis ou habitação social. ANONYMOUS BRASIL Com o uso de uma máscara como um símbolo, organizaram manifestações e divulgaram informações. Em 2013, protestos abundavam as suas máscaras. Seus ideias baseam-se na ideia de um mundo onde a corrupção não exista, onde a liberdade de expressão não seja apenas uma promessa, e onde as pessoas não tenham que morrer lutando por seus direitos.

FERENTE POPULAR INDEPENDENTE Com maior presença no Rio de Janeiro, este grupo de esquerda radical foi formado após as manifestações junho de 2013. O grupo está presente em várias manifestações de rua e reúne "centenas de ativistas de diferentes orientações ideológicas e políticas. COMITÊS POPULARES DOS ATINGIDOS PELA COPA O principal objetivo deste grupo de manifestantes é de continuar as atividades de prevenção contra violações de direitos fundamentais, como o direito à habitação, o trabalho informal, a igualdade de gênero e os direitos das mulheres através da capacitação, assistência jurídica e política aos grupos afetados pela realização da Copa do Mundo de 2014.  Além disso, lutar pela liberdade de expressão e combate a criminalização dos movimentos sociais, através da produção de materiais que demonstram um olhar crítico para uma legislação excepcional em três esferas - Federal, Estadual e Municipal - devido à Copa do Mundo.

A MULTIDÃO RETORNA ÀS RUAS EM 2015 As manifestações de março de 2015, ao contrário do que acontecera nos dois anos anteriores, tinham um tema especial em que se articulavam os discursos. O tema central era "impeach‑ment da presidente Dilma Rousseff"; toda e qualquer outra questão era decorrente dessa questão central. Desapareceram a fragmentação discursiva, os temas sociais, políticos e econômicos. “REVOLTADOS ON LINE” Defendendo o impeachment e o fim das urnas eletrônicas o movimento dos “Revoltados online” também ganhou força com as manifestações no ano de 2015. Contudo, a defesa de uma intervenção militar para retirar o governo do poder marcou uma distância ideológica importante em relação aos outros movimentos. PARTICIPAÇÃO NOS MOVIMENTOS Todos estes protestos no Brasil expressam a busca pela expansão da cidadania.

Percebe-se que a sociedade está interessada em interferir participando. Jovens, adultos, idosos e até crianças atenderam as convocações feitas nas redes sociais e saíram nas ruas para protestarem. alerta que devemos ver os movimentos sociais como “sistemas de ação que operam em um campo sistêmico de possibilidades e limites. Através da participação em movimentos sociais, as pessoas se preparam para a mudança ou resistência a ele por desafiar ou confirmar as maneiras em que eles pensam, sentem e agem politicamente. O trabalho moral ou contra hegemônica desses movimentos pode se tornar o senso comum de uma era. Como Martin (1999, p. afirma: “neste sentido movimentos sociais são intrinsecamente educativos, tanto para os participantes e para a sociedade em geral. Através de uma manifestação social a aprendizagem pode ocorrer informalmente devido a participação ou em atos de intervenções educacionais.

As práticas educacionais e organizacionais se entrelaçam. O gênero, a cultura, as classes, os locais e etnias dos indivíduos ou grupos envolvidos, moldam as práticas educacionais e organizacionais, assim como estes indivíduos também são moldados pela conjuntura histórica particular. Os movimentos sociais são extremamente ricos ambientes de aprendizagem, pois nesses movimentos organizados em torno de questões relacionadas com a classe, tais como condições de trabalho, habitação, saúde e outros serviços sociais, os participantes veem a perceber que a ação coletiva e de solidariedade oferecem muitas oportunidades de aquisição de conhecimento para jovens e adultos. CONSIDERAÇÕES GERAIS Todas as definições de movimento social refletem a noção de que os movimentos sociais estão intrinsecamente relacionados com mudança social.

As normas proíbem comportamentos que podem causar constrangimento ao movimento ou fornecer desculpas para ataques de oponentes. O compromisso é fortalecido pela participação em atividades grupais com outros membros e envolvendo ações, individuais ou coletivas, que definem publicamente o indivíduo como um membro comprometido. Relacionando os movimentos sociais do Brasil nos últimos cinco anos pode-se dizer que a aprendizagem se dá de maneira consciente dentro das manifestações sociais ocorridas. Os jovens têm se envolvido muito mais em causas do que se filiado a instituições, esta é outra conclusão que podemos depreender das pesquisas sobre a participação juvenil. O envolvimento ocorre mais em torno de causas (ambientais, culturais, comunitárias, religiosas, de ação política etc) nas quais acreditam e cujos direcionamentos podem controlar de perto e verificar seus resultados imediatos do que em propostas que prometem dar frutos no longo prazo e que são realizadas com baixa margem de autonomia e controle das ações por parte dos próprios jovens.

São Paulo: Instituto Cidadania/Fundação Perseu Abramo, 2005, 263-290. ALONSO, Angela. As teorias dos movimentos sociais: um balanço do debate. Revista Lua Nova, São Paulo, 76:49-86, 2009, Disponível em: http://www. scielo. Entrevista com Nina Cappello e Vitor dos Santos Quintiliano Revista Brasileiros, n. pp. EYERMAN, R. e JAMISON, A. Movimentos Sociais: uma abordagem cognitiva. Inglês (ed. Internacional Enciclopédia de Educação de Adultos. Londres: Palgrave Macmillan, 2005. KORNHAUSER, William.  Sociedade da Política da Massa. Movimentos Sociais, participação e reconhecimento. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2008. MENEZES, Bruno. Anonymous invadem site do governo de São Paulo para apoiar protesto da passagem. Epoch Times, publicado em 19 de junho de 2013, disponível em: http://www. Acessado em: 01/08/2017. SAYURI, Juliana. Anonymous quem? Estadão, publicado em 22 de junho de 2013, disponível em: http://www.

estadao. com.

2001 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download