DESAFIO PROFISSIONAL AMOR DE BEBE

Tipo de documento:Proposta de Dissertação

Área de estudo:Administração

Documento 1

Com o objetivo de promover o ensino-aprendizagem e o desenvolvimento de competências e habilidades administrativas, foi proposto o seguinte desafio: a fábrica de mamadeiras Amor de Bebê é uma empresa familiar que atua no mercado há cerca de 5 anos, mas nos últimos 2 anos vem perdendo espaço no mercado competitivo, devido ao atraso na produção e entrega das mercadorias, falta de controle de processos internos, falta de qualidade em seu produto final. De acordo com o problema exposto, a solução encontrada pela diretoria da Amor de Bebê foi contratar um profissional na área de administração para profissionalizar a gestão, que até então era feita exclusivamente por membros da família que não possuem formação na área. Para atingir o objetivo do desafio, será realizada a verificação da situação da empresa Amor de Bebê, tornando assim este trabalho um instrumento relevante na tomada de decisão por conter informações sobre as tendências do mercado e seu segmento atuante, onde também será levado em consideração as necessidades internas, opinião e sugestão de seus colaboradores.

Diante do desafio exposto é importante ressaltar a importância da elaboração de um plano estratégico de melhorias para uma fábrica de mamadeiras, com vistas a construção de um relatório com as estratégias de melhorias para a empresa, utilizando ferramentas da área de administração. PASSO 1 PLANO ESTRATÉGICO A melhoria do processo envolve a compreensão dos processos existentes e posterior modificação a fim de influenciar a qualidade do produto e os controles para sua construção, como redução de tempo, custo e esforço de desenvolvimento. De acordo com a definição acima, Ricardo estabeleceu a missão da Empresa Amor de Bebê: Missão: atender com excelência às demandas de nossos clientes, a partir do desenvolvimento e oferta de produtos que priorizem a qualidade da alimentação das crianças, com preços acessíveis sendo distribuídas para todo país.

De acordo com Chiavenato (1999, p. “a missão funciona como orientador para as atividades da organização. Ela tem por finalidade clarificar e comunicar os objetivos, os valores e a estratégia adotada pela organização”. Além da missão a empresa deve ter definida a sua visão, que indica os propósitos da organização para o futuro e define a direção que a empresa pretende seguir. Os stakeholders, são pessoas e organizações que podem ser afetadas pelo projeto diretamente ou indiretamente, positiva ou negativamente, sendo reconhecidos também por serem as partes interessadas, fazendo parte da base da gestão de comunicação, sendo de extrema importância no planejamento e execução do projeto. Os principais stakeholders da empresa Amor de Bebê são: • Gestores da empresa; • Funcionários; • Fornecedores; • Concorrentes; • Proprietários; • Clientes e a • Mídia Retomando a Missão e Visão da Empresa Amor de Bebê, tem-se a análise das forças ambientais (SWOT).

A análise SWOT é uma dessas ferramentas que proporcionam ao gestor ou até mesmo o pequeno empresário de como está sua empresa perante seus concorrentes fazendo assim que conheça e estude o seu comportamento. Na concepção de Oliveira (2007, p. define a análise SWOT da seguinte forma: 1. Nestes termos, Ricardo especificou as maneiras de superar as lacunas através de um conjunto detalhado de iniciativas para programar a estratégia escolhida e exercer o controle estratégico, sendo detalhadas no quadro abaixo: PROVIDÊNCIAS - Organizar os registros e conferir se todos os documentos estão sendo devidamente controlados; - Acompanhar as contas a pagar e a receber, montando um fluxo de pagamentos e recebimentos; - Controlar o movimento de caixa e os controles bancários; - Classificar custos e despesas em fixos e variáveis; - Definir aposição ocupada pelos membros da Empresa, sendo esta uma empresa familiar; - Fazer previsão de serviços prestados e de fluxo de caixa; - Acompanhar a evolução do patrimônio da empresa, conhecer lucratividade e rentabilidade; - Gestão será feita por profissional com formação na área; - Fazer controle de estoque informando previamente quando algum material está para acabar evitando assim que a matéria-prima seja esgotada; - Manter constantemente acompanhamento das máquinas para que a manutenção preventiva de equipamentos seja feita de forma responsável; - Estabelecer processos internos para a inspeção de qualidade (INMETRO); - Providenciar serviços terceirizados para inspeção de qualidade a fim de melhor o nível de desempenho da Empresa que demonstrou queda no índice de qualidade; - Organizar a documentação de todos os processos elencados pela Empresa; Quadro 02 – Fonte: os autores Importante considerar que uma nova fábrica de mamadeiras se instalou na região com preços menores e pontualidade na entrega levando assim 50% dos clientes da Amor de Bebê, Ricardo primou, especialmente, pela retomada da clientela.

Agora com a definição desta estratégia na Empresa tem-se a importância do Processo administrativo que se constitui num conjunto de tomada de decisões, elaborada pelo nível institucional que afetam a longo prazo a organização e os procedimentos a serem adotados. Está voltado para as relações entre a empresa e seu ambiente de tarefa (alto grau de subjetividade) obtendo um efeito cinegético de todas as capacidades, competências e potencialidade nela existentes. Pontua-se que a missão da uma empresa é uma parte constituinte desse planejamento, pois ela é que determina a razão da existência da empresa, e o foco que ela deve seguir para atuação no mercado. Para que o processo administrativo seja bem sucedido, é necessário compreender o contexto no qual a organização está inserida, e por se tratar de um ambiente complexo, dinâmico, mutável e imprevisível a coleta de dados feita por Ricardo foi imprescindível, pois remeteu ao processamento e interpretação de todas as informações que provinham do ambiente torna-se uma dificuldade em lidar com esse processo, tendo muitas vezes os administradores, gestores ou líderes a usarem de seus bons discernimentos, julgamentos e intuições.

Os problemas relacionados à quebra de equipamentos e máquinas na Empresa de Ricardo levaram-no a buscar uma manutenção industrial na linha de produção, alertando-se para quando algum equipamento quebra ou dá sinais de mau funcionamento. A consciência e a aplicabilidade de um Plano de Gestão de Manutenção Preventiva é indispensável para este caso, pois vai evitar paradas e analisar se o tempo útil dos produtos não está sendo prejudicado por outros fatores. Os planos de manutenção preventiva são capazes de detectar quando um equipamento ou peça está desgastado ou necessita de certos reparos, por isto, ter uma gestão de manutenção industrial de máquinas e equipamentos é imprescindível para qualquer empresa ou indústria. Realizar o levantamento histórico do equipamento também é um fator determinante no momento de realizar o plano de gestão, somente com as informações necessárias que os responsáveis poderão conferir os defeitos já apresentados, trocas realizadas e prazo de validade das peças, geralmente todo maquinário apresenta um cronograma de suas atividades, mantê-las atualizadas poderá ser de grande valia no momento de analisar os problemas apresentados.

A principal função da gestão de estoques é maximizar este efeito lubrificante no feedback de vendas não realizadas e no ajuste do planejamento da produção. º poderão ser comercializados até o fim da sua data de validade, desde que devidamente certificados. Quadro 03 – Fonte: os autores Com base nas diretrizes da Portaria nº 490 especificadas acima, Ricardo implantou na fábrica de mamadeiras Amor de Bebê o programa de garantia da qualidade na fabricação de mamadeiras e bicos para as mesmas, sob fiscalização e regime da vigilância sanitária e a Política Nacional das Relações de Consumo. PASSO 4 DIFERENCIAÇÃO DO CONCORRENTE De acordo com a matriz de decisão a melhor estratégia para a empresa Amor de Bebê é solucionar os problemas encontrados por Ricardo e a concorrência não investir na estrutura, com isso a empresa Amor de Bebê poderá aumentar seus clientes para 70%, ficando somente 30% dos clientes para a concorrência.

Quadro 04 – Fonte: os autores A arma utilizada por Ricardo para a empresa Amor de Bebê se manter competitiva e diferenciada no mercado, foi apostar em produtos inovadores e criativos que agreguem valor ao seu produto e a sua marca. Através dessa definição, Ricardo pode estabelecer inovações em relação ao produto que possam competir com a concorrente: • Designer anatômico de mamadeiras anti-cólicas, com base ventilada que reduz a ingestão de ar reduzindo as cólicas do bebê; • Mamadeiras personalizadas com o nome da criança juntamente com seu personagem favorito (a escolher); • Kits com a mamadeira, chupeta e um brinquedo adequado à faixa etária; • Mamadeiras de vidro (excelentes para o armazenamento do leite materno ou para aquecimento), de material não poroso e livre de BPA; • Bicos ortodônticos para prevenir problemas futuros com arcada dentária; • Mamadeiras fáceis de limpar, segura contra vazamentos e medidas exatas de volume; • Mamadeiras que forneçam aconchego para o bebê e que sejam duráveis.

Além disso, ela traz diminuição e lentidão na eficiência operacional. Por isso, é importante buscar técnicas no mercado que visam melhorar o gerenciamento de rotina. Consequentemente, elas impulsionam a qualidade na performance das equipes em superar os desafios que se apresentam no cotidiano. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS CARVALHO. F. ª ed. Rio de Janeiro: CAMPUS, 2012. CHIAVENATO, I. Gestão de Pessoas. ª Edição, totalmente revista e atualizada. Rio de Janeiro: Campus, 2009. COSTA, E. A. Gestão estratégica, Da empresa que temos para a empresa que queremos. Ed. Pesquisa Operacional. ª ed. São Paulo: Pearson, 2009. MARTINS, Petrônio Garcia; ALT. Paulo R. Acesso em: 01 set. OLIVEIRA, D. P. R. Planejamento Estratégico, Conceitos metodologia práticas. C. S. FILHO J. M. LOBATO.

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