UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO A RESPEITO DO SIGNIFICADO DO USO DO CARTÃO DE CRÉDITO PELO JOVEM BRASILEIRO

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Matemática

Documento 1

Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços). RESUMO - A presente pesquisa tem como temática central a Educação Financeira. Mais especificamente, busca-se discutir o uso do cartão de crédito por estudantes da última etapa da educação básica, objetivando investigar a ideia que estes possuem a respeito do uso do mesmo, ressaltando a importância da educação financeira na construção da sociedade com cidadãos conscientes e educados financeiramente. O trabalho consistiu de uma revisão de literatura bibliográfica. Ficou evidente ao final das pesquisas que o perfil do jovem consumidor brasileiro leva em consideração as vantagens advindas do uso do cartão de crédito, sem necessariamente pensar nas consequências do mal uso da ferramenta.

Percebemos atualmente, que o cartão de crédito é uma grande arma da economia, ele oferece benefícios e facilidades no momento de adquirir um bem, seja ele produto ou serviço. Dessa forma, surge uma oportunidade pensar na Educação Financeira, analisando de forma crítica a tomada de decisão dos jovens perante o desejo de consumo quando se tem em mãos a oportunidade de realizar uma compra. Através da hipótese de que existe uma tendência do mercado financeiro em oferecer crédito para os jovens que estão adentrando ao mercado de trabalho. Estes, por sua vez, que ainda não tem muita experiência muitas vezes ficam reféns do cartão de crédito. Logo, temos um cenário bem interessante a ser analisado, composto por estudantes prestes a ingressarem no mercado de trabalho, que muito provavelmente farão uso dos produtos financeiros, entre eles o cartão de crédito, portanto será investigado o posicionamento crítico dos jovens em relação à questões de consumo, buscando entender o significado que estes, fazem do cartão de crédito.

Saber aplicar conceitos financeiros que envolvem o capital considerando-se o tempo, é de suma importância para a vida em sociedade. Fala-se atualmente em rendimento na caderneta de poupança, aplicações que prometem fazer com que o seu dinheiro renda, financiamento de casas populares, empréstimos a baixo custo, dentre outras modalidades de operações que envolvem o conhecimento financeiro. No entanto, quando se trata do assunto Educação Financeira, percebe-se que não temos investido na questão como se deveria. A esse respeito, Famá e Prado (2016, p. explicam que, Os brasileiros sentem dificuldades em se planejar financeiramente, desta forma, fica evidente o despreparo da população para resistir aos apelos imediatistas do consumo. Paraná (2008, p. afirma que: [. é importante que o aluno do Ensino Médio compreenda a Matemática Financeira aplicada aos diversos ramos da atividade humana e sua influência nas decisões de ordem pessoal e social.

Tal importância relaciona-se ao trato com dívidas, com crediários, à interpretação de descontos, à compreensão dos reajustas salariais,à escolha de aplicações financeiras, entre outras. PARANÁ, 2008, p. Por isso, é que conferimos importância ao fato do professor fazer uso da realidade do aluno, isto é, de um contexto que possibilite ao aluno ver a necessidade e o potencial da Matemática na solução de problemas. O USO DO CARTÃO DE CRÉDITO O cartão de crédito tornou-se a moeda da sociedade do século XXI. Compra-se mais com cartão de crédito do que com dinheiro em cédula. O cartão de crédito é algo prático com o qual se compra o que se tem interesse, sem a necessidade de enfrentar filas.

Ao perceber a confiabilidade que tem os veículos de compra online, é fácil compreender porque as pessoas tem optado por compras com esta moeda alternativa. De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC, 2020) realizada pela confederação nacional do comércio de bens e serviços e turismo , “[. as famílias que declararam não ter condições de pagar suas contas ou dívidas em atraso e que, portanto, permaneceriam inadimplentes aumentou 1,3 ponto percentual, de 9,9%,do total de famílias em abril, para 10,6% em maio”. PEIC, p. Ainda, segundo o PEIC (2020) o cartão de crédito tem se tornado a principal dívida das famílias brasileiras. Ocorre que o cartão de crédito disponibiliza certo limite para quem o usa. Este, por sua vez, é o negocio do setor bancário que: “Para garantir seu lucro, assim como o de seus acionistas, bancos e empresas de cartões de crédito contam mais com o “serviço” continuado das dívidas do que com o seu pronto pagamento.

Para eles, o “devedor ideal” é aquele que jamais paga integralmente suas dívidas”. BAUMAN apud SILVA, 2014, p. Mas, apesar dos contratempos, o cartão de crédito nem sempre é o vilão da história e pode se tornar um aliado no orçamento da casa, sendo utilizado para compra de alimentos, roupas, material escolar, remédios etc. Para Flávio Calife, economista do Serviço Central de Proteção ao Crédito, o cartão de crédito é um ótimo meio de pagamento das compras, desde que seu uso seja bem administrado. De acordo com Franco (2007, p. “Nunca se ofereceu tanto dinheiro, e de forma tão fácil aos jovens. As ofertas são feitas nas ruas, nas lojas, através da televisão e até dentro das faculdades.

Basta assinar para obter o financiamento do bem desejado, o cartão de crédito ou o cheque especial. Talvez não por outra razão o final da história para muitos é ter seu nome na lista de maus pagadores do Serasa, ficar com restrição ao crédito e iniciar a vida adulta “no vermelho”. Mas, trata-se de estabelecer um cenário de ensino no qual o aluno possa compreender que suas ações no hoje acarretam consequências no amanhã, tanto positivas quanto negativas e, que lidar com os resultados das decisões tomadas é de responsabilidade deste sujeito, sejam essas ações financeiras ou não. Essa postura em sala de aula poderá ajudar no cumprimento da “preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico” (BRASIL, 2000b, p.

finalidade esta do Ensino Médio. Reafirmamos, portanto, a importância de se discutir em sala de aula assuntos ligados a Educação Financeira, especialmente para alunos de Ensino Médio. CONSIDERAÇÕES FINAIS Ficou evidente nas pesquisas feitas que o perfil do jovem consumidor brasileiro leva em consideração as vantagens advindas do uso do cartão de crédito, sem necessariamente pensar nas consequências do mal uso das ferramentas de crédito. O uso do crédito pelo consumidor: percepçõesmultifacetadas de um fenômeno intertemporal. p. Dissertação deMestrado. Universidade de Brasília, 2013. AREIAS, M. Disponível em: <http://cnc. org. br/editorias/economia/pesquisas/pesquisa-de-endividamento-e-inadimplencia-do-consumidor-peic-maio-de-0>. Acesso em: 12 jun. DONADIO R; CAMPANARIO M. Acesso em 24 mai. FAMÁ, R. P; André B. B. O consumo e a importância da Educação Financeira para o Brasil.

Universidade de São Paulo, 2016. FRANCO. T. O jovem e o crédito: uma estratégia de endividamento precoce? Pesquisa interinstitucional do Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2007. Disponível em <http://www. MIRANDA, L. A. N. PHILIPPSEN, Adriana Strieder. A importância da matemática financeira no cotidiano e na construção da cidadania. Disponível em: <http://www. educadores. diaadia. pr. gov. A. A Importância E A Aplicação Da Matemática Financeira No Ensino Médio. p. Trabalho de Conclusão de Curso-Universidade Estadual De Goiás Câmpus Jussara Licenciatura em Matemática, Jussara-GO 2014. Disponível em:<http://www. br/noticias/infomoney/2013/06/25/mais-de-70-dosbrasileiros-nao-sabem-quanto-pagam-pelas-taxas-do-cartao-de-credito. htm>. Acesso em: 14 nov.

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