Sistema Toyota de produção no Brasil
Tipo de documento:Proposta de Dissertação
Área de estudo:Engenharias
Em vez de aumentar os lucros, aumentaria os custos e diminuiria a produção, o que muda totalmente os conceitos do STP. O objetivo deste trabalho é mostrar que esse sistema pode ser implantado em qualquer empresa no Brasil, apesar das dificuldades. No fim da década de 50, o Japão sofria muito com a escassez de recursos e com a produção baixa, e precisavam de algo que revolucionasse a maneira como produziam. Com um MIX dos princípios e técnicas de qualidade total, da administração científica e das tradições culturais japonesas, surgiu o sistema Toyota de produção, originado na fábrica da Toyota, tendo como principais fundadores o Sr. Toyoda Sakichi, seu filho Toyoda Kiichiro e o engenheiro executivo Sr. O método just in time consiste em reduzir o mínimo o tempo de fabricação e os estoques, produzirem somente o que é necessário na hora certa com produto certo.
Para conseguir esse feito os fornecedores tinham que entregar o suprimento no momento exato, isso levou a Toyota a desenvolver parcerias com poucos fornecedores, para fortalecer a cadeia de suprimentos. Segundo Maximiano (2005) as parcerias da Toyota tornaram-se usuais na administração de empresas, substituindo a prática de contar com grande número de fornecedores para os mesmos componentes, que criava problemas de coordenação e uniformidade. Produção flexível consiste em fabricar somente o que era demanda dos clientes, fabricar em pequenos lotes. A produção flexível da Toyota opõe-se a filosofia ocidental de fabricar lotes de grandes quantidades utilizando máquinas dedicadas. A Toyota veio com o sistema de produção enxuta e conseguiu não só equilibrar sua empresa, mas também o país todo se recuperou, e hoje em todo o mundo diversas empresas adotam o STP, através de sua teoria de aumentar a qualidade, reduzir estoques ao mesmo tempo reduzindo os custos, através das técnicas de Just in time (Jit), kanban e Kaizen.
No Brasil, muitas empresas seguiram o exemplo da Toyota, aprimorando as suas necessidades e demandas, segue o exemplo de algumas empresas que foram bem-sucedidas na implantação do STP: A Volkswagen do Brasil, empresa automotiva de origem alemã instalada no Brasil desde 1953 no estado de São Paulo é hoje uma das maiores empresas privadas brasileiras, e para garantir sua competitividade e sobrevivência nesse mercado, começou a partir de 1999 a fazer uso de um pacote de técnicas e ferramentas da Produção Enxuta que foram implantadas com o objetivo de fornecer aos clientes produtos com maior qualidade, melhores preços e cumprimento dos prazos estabelecidos. Nos últimos anos, a empresa gaúcha Stihl, fabricante de ferramentas motorizadas portáteis e com um forte perfil exportador, perdeu lucratividade com a valorização do real.
Para fazer frente a este problema, a direção decidiu adotar o sistema Toyota, a fim de cortar custos e desperdícios, além de aumentar a produtividade. Fizeram então um investimento de R$500 mil reais. Sendo assim, o STP pode ser implantado em qualquer empresa, de qualquer ramo, com cautela e estudo, pois deve se adequar as demandas de determinada empresa para que não haja o desperdício e a elevação de custos. BELEDELI, Marcelo. Sistema Toyota de produção é adotado pelos gaúchos. Porto Alegre: JC Empresas e negócios, 2009. P 1 CARNEIRO, Fábio Luiz. P53.
520 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto
Apenas no StudyBank
Modelo original
Para download
Documentos semelhantes