Reflexão sobre a educação a distância EAD
Tipo de documento:TCC
Área de estudo:Educação Física
Isso tem a finalidade de reconhecimento entre as partes. EAD, mais conhecida como educação a distância, se consolida como uma soma de ações que promovem condições para que a pessoa aprenda de forma eficaz e interativa. Dentre os recursos utilizados por esse tipo de ensino aprendizagem estão: videoconferência, músicas, jogos, questionários, fóruns com debates além de outros meios de comunicação como, por exemplo; E-mail e a leitura de textos para interpretação. A amplitude dessa modalidade de ensino avança cada vez mais em todas as instâncias. Atualmente os cursos online estão presentes em escolas técnicas, universidades tanto em nível de graduação como de pós-graduação, cursos técnicos, entre outros. O docente fará todo estudo em sua residência respeitando seu ritmo e tempo.
No momento desse encontro, já é marcado a próxima ida por parte do aluno a escola com o objetivo do mesmo poder tirar suas dúvidas e dar sugestões. Normalmente as instituições de ensino, também aproveitam esse momento em que o aluno comparece presencialmente para aplicarem uma avaliação presencial. Outro modo de educação a distância é a mista: trata-se do modo de ensino e aprendizagem em que o aluno somente faz as provas e os trabalhos na instituição no modo presencial. Todo o restante do processo é feito a distância. EAD, mais conhecida como educação a distância, se consolida como uma soma de ações que promovem condições para que a pessoa aprenda de forma eficaz e interativa. Dentre os recursos utilizados por esse tipo de ensino aprendizagem estão: videoconferência, músicas, jogos, questionários, fóruns com debates além de outros meios de comunicação como, por exemplo; E-mail e a leitura de textos para interpretação.
A amplitude dessa modalidade de ensino avança cada vez mais em todas as instâncias. Atualmente os cursos online estão presentes em escolas técnicas, universidades tanto em nível de graduação como de pós-graduação, cursos técnicos, entre outros. Existe uma consideração que devemos fazer para essa modalidade de ensino que é a seguinte: nem todo curso a distância é online. Esse modelo transformou-se mais tarde na primeira geração de EAD, salientando que é usado até hoje nesses países. A segunda geração se dá pelas universidades abertas a distância. Nos anos 60 e 70, a maioria dos professores iniciou o uso da rádio, TV e telefone como ajuda na educação a distância. Todos esses recursos eram utilizados juntamente com as bibliotecas locais.
Desde a sua implantação no mundo, a EAD enfrentou diversos problemas como, por exemplo: o preconceito e desconfiança por parte da população em geral. Todos esses meios de comunicação, possuem particularidades especificas para passar o conhecimento. O livro praticamente iniciou esse tipo de ensino e é utilizado até os dias de hoje. Nos primórdios da educação a distância, a carta era o meio mais importante de comunicação, mais tarde com o surgimento da tipografia, o livro impresso ganhou vida e aumentou de forma eficaz o alcance das informações. Abaixo seguem alguns meios utilizados até hoje no ensino da educação a distância: ◦ O rádio contribuiu para que a voz humana fosse levada até o aluno. Isso foi importante para a humanização do processo de aprendizagem.
Em suma podemos dizer que se trata de uma industrialização do ensino. Ela atende a grande demanda das populações mais diversas e favorece uma gama de cursos. EAD se refere a um tipo de aprendizagem rápida. Ela se torna adequada para alunos que possuem níveis de maturidade e motivação razoáveis, pois o desempenho e empenho do aluno vai determinar o nível de aprendizado. Um dos fundamentos da EAD é o estímulo à pesquisa. No Brasil a educação a distância também seguiu seu rumo. Pedro Paulo Poppovic 3, através de um artigo para a revista “Em Aberto”, diz que cerca de 10% dos educadores atuais são agentes motivadores com relação a EAD, enquanto que 15% deles são contra essa modalidade, sendo que o restante 75% se abstém.
Para que haja um processo educacional eficaz a distância, é necessário que mais e mais educadores passam a aderir a modalidade. Nos países Europeus e também nos EUA, até hoje a questão das novas tecnologias é motivo de preocupação, pois existe a elitização. Aqui no Brasil o governo investe cada vez mais em tecnologia, levando internet de alta velocidade para as regiões mais afastadas. b. Custo/benefício Com relação a essa questão existe divergência. Os gastos que uma instituição de ensino têm com EAD de qualidade na qual façam parte TV, vídeos, o uso de softwares que muitas vezes é desenvolvido pela própria instituição, é muito elevado. Por trás de todos esses materiais, estão envolvidos diversos profissionais, tradutores, professores, gestores, coordenadores, técnicos em informática, apresentadores, comunicadores entre outros.
Esse gasto explica o porquê as instituições de ensino somente oferecem garantia de custo/benefício favorável se o seu público chegar na estimativa de milhões. Um dos desafios que o EAD enfrenta hoje em dia é a forma como algumas pessoas o encaram. Se entendido simplesmente como uma troca remota de textos por e-mail, mesmo que nesse processo esteja inserido as salas de bate-papos, comparando ao modo convencional de ensino o presencial, EAD tem uma queda na qualidade de ensino considerável. É necessário perceber que, se o conteúdo que é disponibilizado, for enriquecido e passar por uma adequação ao curso, contendo estruturas adequadas com hipertexto, anotações gerais, sistema para comentários, mapas, links e outros recursos textuais acadêmicos, o EAD aumenta de forma considerável sua eficácia.
QUESTÕES PESSOAIS E INDIVIDUALIDADE É justamente nesses dois quesitos onde a EAD está consolidada. Grande parte dos professores e instituições envolvidas com educação à distância, alega que cada pessoa é diferente da outra e cada uma tem seu contexto e necessidades. Todos se beneficiam com esse processo. Atualmente existe um esforço em trazer para as salas de aulas presenciais, o formato utilizado nos cursos a distância. Observamos muitas escolas fazendo o uso da internet em meio a uma aula, alunos conversando em salas de bate papo mesmo estando todos na mesma sala física. SISTEMA DE AVALIAÇÃO Ao contrário do ensino convencional, a EAD oferece uma gama variedades que vão desde um fórum até provas objetivas e dissertativas. Atualmente as avaliações representam papel preponderante no ensino convencional, contudo essa avaliação é continua, o professor avalia o aluno em todas as suas atividades, tornando mais eficiente esse processo.
M. A educação à distância no Brasil: síntese histórica e perspectiva. Rio de Janeiro: Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação, 1994. ANTUNES R. Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmação e negação do trabalho. CARVALHO, O. Educação e educação profissional: trabalho e tempo livre. Brasília: Plano, 2003. Informativo da Secretaria de Educação a Distância do MEC. Brasília: MEC, 2006.
231 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto
Apenas no StudyBank
Modelo original
Para download
Documentos semelhantes