Portfólio Le Chef Gatô - 2020.1 - Unopar e Anhanguera
Tipo de documento:Revisão Textual
Área de estudo:Finanças
Passo 3: Análise macroeconômica 7 2. Passo 4: Decisões estratégicas 9 2. Passo 5: Desempenho estratégico 11 3 CONCLUSÃO 13 REFERÊNCIAS 14 1 INTRODUÇÃO Essa produção textual tem como objetivo analisar o caso da doceria Le Chef Gatô, fundada em 2011, que pretende expandir a empresa, mas há falhas na gestão, sobrecarregando os proprietários de serviço e ficando a empresa má gerenciada estrategicamente. Nossa equipe tem como desafio auxiliar a doceria na tomada de decisão com 5 passos, primeiramente destacando aos gestores o que é Empowerment e evidenciar que é uma ferramenta de gestão que visa o melhor aproveitamento do capital humano nas organizações através da delegação de poder. Em segundo momento demonstrar que missão, visão e valores devem ser estabelecidos e alinhados com os propósitos da empresa, afim de ofertar serviço de qualidade.
Se faz necessário que a empresa reduza os níveis hierárquicos e da burocracia que torna a empresas lenta e rígida. Através da prática de empowerment, equipes autogerenciadas podem atingir alta performance e buscar a excelência em níveis muito superiores aos de empresas centralizadoras. Com a utilização do Empowerment, Edinei e Claudia ficarão com tempo livre para resolver assuntos pertinentes a eles, pois delegarão funções e responsabilidades aos colaboradores e poderão expandir sem sobrecarga de trabalho. Passo 2: Diretrizes estratégicas Estratégia ou planejamento estratégico são, praticamente, o primeiro passo para uma empresa de sucesso. É este, inclusive, o ponto de partida para que todos os outros planos de uma equipe ou empresa funcionem e alcancem o objetivo pretendido.
Valores: Qualidade, Proatividade, Ética, Respeito e diversidade. Tendo como base os dados da Le Chef Gatô e no processo de expansão do negócio, foi utilizado a Matriz BCG (Boston Consulting Group) para avaliar os produtos e a viabilidade de mantê-los no portfólio da empresa, segue abaixo: PARTICIPAÇÃO RELATIVA DE MERCADO CRESCIMENTO DO MERCADO ALTA BAIXA AALTO ESTRELA EM QUESTIONAMENTO -Brigadeiro -Bolos -Caixas especiais BBAIXO VACA LEITEIRA ABACAXI - Coxinha de morango - Produtos de época - Doces especiais -Bombonieres Na quadrante estrela foi incluído o brigadeiro pois, é o cargo chefe com alta participação de mercado, com altas taxas de crescimento é líder de mercado. Na quadrante vaca leiteira foi incluso coxinha de morango e produtos de época, pois estão posicionados os produtos com taxa de crescimento moderada em mercados já estabelecidos.
Não demandam grandes investimentos, uma vez que o crescimento do mercado é baixo. Algumas empresas têm estes produtos como sua base, por terem os lucros e a geração de caixa são altos, e são por época não é constante. A alta do dólar em relação à moeda brasileira pode afetar desde as coisas mais simples, como o preço do pão, até mais complexas como a atividade exportadora, o mercado financeiro e o PIB do Brasil. A alta do dólar significa o preço do dólar em reais, ou seja, sua a cotação, é definida pela relação de oferta e demanda entre a moeda americana e a brasileira. Dessa forma, quando há uma maior procura de dólares no Brasil, há uma alta no dólar.
O mercado de câmbio no Brasil, funciona sobre o regime de câmbio flutuante, portanto, em tese não há intervenção alguma nesse mercado. Esse regime faz com que a cotação do dólar varie livremente apenas sob a lei de oferta e demanda entre a moeda americana e a brasileira. Com a alta do dólar os preços dos produtos aumentam, pois muitos componentes são importados e a moeda mais utilizada é o dólar americano. Assim, mesmo o consumidor comum começará a perceber aumento de preços em alguns setores da economia. E, dependendo de quanto o dólar subir, esse aumento de preços poderá se tornar generalizado, aumentando a inflação no Brasil, influenciando negativamente na expansão da empresa. Passo 4: Decisões estratégicas Estratégia competitiva é a maneira como uma organização compete com outros concorrentes de mercado de modo a ter uma vantagem.
Portanto, ela também pode ser vista como uma forma de se destacar da concorrência, sobretudo em áreas que são muito disputadas. A Le Chef Gatô, pretende ter como posicionamento de mercado a qualidade e inovação, onde busca oferecer a melhor qualidade em serviços e produtos, afim de fidelizar seus clientes e atrair novos consumidores, tendo sempre foco na inovação de sabores e prazer ao consumir seus produtos, tendo em vista que a empresa tem como missão “Proporcionar aos clientes uma experiência gustativa diferente, marcante e única”. Passo 5: Desempenho estratégico A partir da inter-relação entre as perspectivas, torna-se mais fácil entender a relação de causa e efeito entre os objetivos relacionados a cada uma das perspectivas. Ainda com relação às perspectivas, destaca-se que elas podem ser selecionadas conforme o perfil da organização, sendo a partir destas identificados os objetivos da organização em cada uma.
Kaplan & Norton (2003) recomendaram percorrê-las de modo sistemático, com vistas e identificar o maior número de possibilidades. Uma vez identificados os objetivos relacionados a cada perspectiva, passa-se à estruturação do mapa, o qual busca hierarquizá-las, obtendo as relações de causa e efeito, e, em um segundo momento, passa-se a construir o painel de desempenho, que tem como objetivo final auxiliar no gerenciamento dos objetivos, a partir do estabelecimento de metas e da definição das iniciativas que serão empreendidas para o alcance dessas metas. Analisando o portfólio de produtos da empresa os que estão em questionamento são os bolos e caixas especiais, pois exige grandes investimentos e possui baixo retorno, os bolos exige matéria-prima diferente do já utilizado pela empresa, havendo assim maior investimento sobre esse produto, para que obtenha sucesso é necessário realizar parcerias com buffet para assim ofertar bolos para eventos, fazendo com que o capital gire mais rapidamente.
Caso as vendas da empresa Le Chef Gatô não sejam efetivadas em razão da retração da economia, que mostra sinais de eminentes riscos para as empresas, especialmente para aquelas que utilizam financiamento para seu crescimento, a estratégia de expansão não é correta, pois a empresa não terá capital de giro suficiente pra custear a expansão e terá prejuízos, pois quando o cenário econômico não é favorável para o crescimento e ainda diminui suas vendas atuais, é viável não expandir, pois na retração da economia o credito fica excesso, taxa de juros aumenta e a empresa pode ficar no vermelho. Das estratégias competitivas mais importantes em uma empresa as que achamos mais relevante para o processo de expansão da Le Chef Gatô são: construção e colheita.
Foi realizado um painel desempenho estratégico da empresa, que tem como objetivo auxiliar no gerenciamento dos objetivos, a partir do estabelecimento de metas e da definição das iniciativas que serão empreendidas para o alcance dessas metas. Portanto, ao finalizar podemos concluir que a elaboração das atividades propostas foi de grande valia para aprofundar nossos conhecimentos acerca de gestão estratégica e tomada de decisão eficiente. O que é empowerment e como ele funciona? 2010. Disponível em: https://administradores. com. br/artigos/o-que-e-empowerment-e-como-ele-funciona Acesso em: 16/02/2020 KAPLAN, R. S. nubank. com. br/o-que-e-inflacao/ Acesso em: 16/02/2020 REIS, Tiago. Fonte: Suno Research em <a href="https://www. sunoresearch.
65 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto
Apenas no StudyBank
Modelo original
Para download
Documentos semelhantes