PLANO DE PROJETO Aplicativo de Exercícios Localizados
Tipo de documento:Revisão Textual
Área de estudo:Lingua Portuguesa
A partir desse documento serão fornecidas as informações necessárias para os desenvolvedores da aplicação. Método De Trabalho Para o desenvolvimento deste trabalho foi adotado o modelo em cascata para o desenvolvimento do software. Nesse modelo as atividades do processo de desenvolvimento são estruturadas em cascata através de fases, onde a saída de uma etapa é a entrada para a próxima etapa. A modelagem segui para desenvolvimento de um software WEB, por esse viés possibilita uma melhor organização, versatilidade e a facilidade nas atualizações no programa. GERENCIAMENTO DA INTEGRAÇÃO DO PROJETO 2. Seu principal nicho de mercado é a população em geral que treina com frequência em suas residências, que possui uma grande demanda de técnicas de aperfeiçoamento de treinos caseiros.
A criação de um sistema se dá primeiramente na obtenção do documento de requisitos, que será elaborado junto dos stakeholders, que é o público estratégico e descreve uma pessoa ou grupo que tem interesse e/ou estão envolvidos no projeto. Depois de pronto será construído um projeto que terá nele todas informações necessárias para implementação, codificação e realização de testes do sistema em questão. Os testes têm por objetivo encontrar possíveis erros, falhas ou deformidades que possam ser corrigidas. Para a construção é necessária uma equipe treinada com conhecimentos em programação Web, HTML e/ou outrem e padrões de usabilidade, além de um gerente que lidere a equipe. Diretor Gerente de Projetos Gerente de Projetos Gerente Comercial Willian Mafra Analista de Sistemas Desenvolvedor Leonardo Soares * Laura Luz George Albert * Figura 1.
– Tabela Organizacional de Cargos dos Trabalhadores. A equipe que trabalha na análise e desenvolvimento do sistema é relativamente pequena, sendo composta pelo gerente de projetos, um desenvolvedor especializado em interfaces e usabilidade, um desenvolvedor especializado na linguagem PHP, um analista de sistemas em levantamento de requisitos, documentação, desenvolvimento orientado a objetos, além de anos de experiência atuando em projetos, um analista de sistemas Pág. Plano de Projeto Aplicativo de Exercícios Localizados Aplicativo de Exercícios Localizados. Engenharia de Software 3 Acadêmicos: Cláudio Willian de Oliveira Mafra, George Albert, Laura Bamberg, Leonardo Soares Professor: Paulo Ricardo B. Escopo do Projeto Neste plano de desenvolvimento do aplicativo de exercícios localizados fica descrito o plano geral a ser usado no produto. Os planos aqui descritos baseiam-se nos requisitos do produto.
Premissas do Projeto O objetivo do projeto é desenvolvimento e entrega, obedecendo a prazos e orçamentos aqui estabelecidos do aplicativo de exercícios localizados, que será entregue Pág. ao comprador pela empresa CWOM LTDA. Exercícios localizados, com as características definidas, alinhadas com seus valores. Engenharia de Software 3 Acadêmicos: Cláudio Willian de Oliveira Mafra, George Albert, Laura Bamberg, Leonardo Soares Professor: Paulo Ricardo B. Betencourt 3. Marcos do Projeto Eventos importantes para o projeto ou eventos de completude de uma etapa, buscam criar visibilidade dentro dos processos, identificando e controlando os passos do projeto e possíveis gargalos que surgirem, podendo estes afetar diretamente na conclusão do projeto. Reunião Para Negociação 06/08/2017 Aprovação de Plano de Projeto 11/08/2017 Aprovação de Requisitos Funcionais 30/08/2017 Aprovação das Analises 11/09/2017 Aprovação do Projeto Final 21/10/2017 Validação e testes 25/11/2017 Validação da Revisão do Projeto 12/12/2017 Entrega do Projeto Final 30/12/2017 Figura 2 – Datas dos Eventos Importantes.
Restrições O software terá todos seus recursos hospedados em um servidor, desta forma não será necessário a instalação de qualquer tipo de aplicativo no computador, salvo no aplicativo nos smartphones que terá um aplicativo salvo no aparelho do usuário. O aplicativo não utilizara de nenhuma cópia completa de interface de outro aplicativo existente, nem utilizara de imagens ofensivas ou inapropriadas. Conclui-se então que o software possui viabilidade legal para poder ser implementado. Prioridades do Projeto Dentro do projeto, existe a necessidade de priorizar critérios, como tempo, custo e desempenho, que juntos determinam o sucesso ou insucesso do mesmo. Para isso, utilizamos a Matriz de Prioridades, que estabelece as prioridades envolvidas no projeto. Nesse projeto, a matriz de prioridade ficou do seguinte modelo: Pág.
Pág. Mostraremos aqui as principais atividades do projeto juntamente com suas subatividades, bem como suas etapas iniciais até a entrega do projeto. EAP encontra-se em anexo. Pág. Plano de Projeto Aplicativo de Exercícios Localizados Aplicativo de Exercícios Localizados. objetivos que o aplicativo busca alcançar, definição & com o contratante. Leonardo Soares. Definição do Software Reunião com Stakeholders *George Albert. Possíveis grupos ou pessoas interessadas). Escopo Elaboração do Escopo do Projeto. Requisitos Funcionais. dos Definido a prioridade dos requisitos. George Albert. Laura Luz. Diagrama de casos de Uso Descreve as funcionalidades propostas pelo sistema que será projetado. Plano de Projeto Aplicativo de Exercícios Localizados Aplicativo de Exercícios Localizados. Engenharia de Software 3 Acadêmicos: Cláudio Willian de Oliveira Mafra, George Albert, Laura Bamberg, Leonardo Soares Professor: Paulo Ricardo B.
Betencourt Desenvolvimento Diagramas dos Esta etapa compreende no *George Albert. desenvolvimento de diagramas do projeto, com especificações técnicas detalhadas para que possa servir de suporte para os desenvolvedores. Diagrama de Classes Nesta etapa é desenvolvido *George Albert. Definição da Plataforma Nesta etapa é definido o *George Albert. ambiente em que o & software irá trabalhar, apontando restrições se *Laura Luz. houver e requisitos mínimos. Física Descrição Algorítmica do Aplicativo Especificação Estrutura do Aplicativo etapa são *George Albert. Nesta etapa é descrito os *George Albert. Validação Plano de Testes Estabelecer todas as *George Albert. atividades a serem realizadas na execução de testes. Execução de Testes Feito os testes, com as *George Albert. atividades propostas desta & etapa. Laura Luz. para mostra todas as & funcionalidades do aplicativo comprador.
para seu *Leonardo Soares. Aplicação dos Testes de Treinamento. Laura Luz. Esta etapa visa treinar o comprador mostrando & todas as funcionalidades do *Leonardo SOares. GERENCIAMENTO DE TEMPO DO PROJETO A partir de avaliações é possível realizar o planejamento do projeto, atividade fundamental para o sucesso do mesmo. É a partir dele que conseguimos identificar custos, esforços e atividades necessárias para realização do projeto. A experiencia da equipe técnica envolvida foi utilizada em projetos anteriores para realização de estimativas, um processo que continha falhas e que levava a realização de atividades fora do prazo e de forma insatisfatórias, resultando em deficiências funcionais, atrasos na entrega e aumento de custos do projeto. Vale salientar que o desenvolvimento do sistema se faz em forma de cascata, devido a necessidade de ter etapas efetuadas antes de começar outras.
Pág. Segundo a formula: 𝑬=(𝒂+𝟒𝒎+𝒃) 𝟔 Sendo a otimista, m a média ponderada e b a pessimista. Assim, atributos os valores a = 3. m = 5. e b = 6. O resultado ficou assim: Pág. Estimativa de Pontos por Função (PF) A métrica de função é uma medida de tamanho funcional de projetos de software, considerando as funcionalidades implementadas, sob o ponto de vista do usuário. É atualmente a técnica mais conhecida e utilizada no mercado para mensurar software. Tamanho funcional é uma derivação da quantidade dos requisitos funcionais do usuário, ou seja, tudo aquilo que o usuário pode utilizar ou visualizar para diferenciar uns dos outros templeides. Pág. Utilizamos o SystemStar no modelo COCOMO II para obter as estimativas. Pág. Plano de Projeto Aplicativo de Exercícios Localizados Aplicativo de Exercícios Localizados.
Engenharia de Software 3 Acadêmicos: Cláudio Willian de Oliveira Mafra, George Albert, Laura Bamberg, Leonardo Soares Professor: Paulo Ricardo B. Betencourt Desempenho 5 Reutilização de Código 1 Configuração Difícil 3 Fácil Instalação 5 Alta Taxa de Transação 0 Fácil Operação 5 Entrada de Dados Online 0 Sites Múltiplos 0 Eficiência para Usuário Final 5 Fácil Mudança 3 Figura 10 – Tabela de Valores de Ajustes. Desta análise podemos avaliar que seriam necessárias aproximadamente 12. Para isso pegamos os 32,5 PFA que foram estimados anteriormente, e estimamos uma produtividade média PF baseada em projetos passados ou semelhantes a este seja igual a 5,4 Pontos por Função, então o esforço global para o projeto será: 𝟑𝟐,𝟓 𝑬𝒔𝒇𝒐𝒓ç𝒐 = = 6,01 Pessoas 5. Pág. Plano de Projeto Aplicativo de Exercícios Localizados Aplicativo de Exercícios Localizados.
Engenharia de Software 3 Acadêmicos: Cláudio Willian de Oliveira Mafra, George Albert, Laura Bamberg, Leonardo Soares Professor: Paulo Ricardo B. Betencourt 4. As tarefas foram divididas conforme o que foi levantado na Estrutura Analítica do Projeto. De posse do cronograma podemos realizar a construção do diagrama de rede do projeto. O diagrama de rede é fundamental para o sucesso do projeto, nele constam informação valiosas para o uso do gerente de projeto. Ele proporciona a base para programar a mão de obra e o material que será utilizado no desenvolvimento do projeto. Para a criação do cronograma ele deve estar de acordo com a matriz de prioridades. Engenharia de Software 3 Acadêmicos: Cláudio Willian de Oliveira Mafra, George Albert, Laura Bamberg, Leonardo Soares Professor: Paulo Ricardo B.
Betencourt Desenvolvim ento dos Diagramas 20 dias 01/10/2 20/10/2 Analise R$3. Diagramas de 5 dias 01/10/2 05/10/2 Identificação Gerente de R$1. Classes 017 017 dos ,00 Projeto, Relacioname Analista de ntos Sistemas, Desenvolve dor; Diagrama de 5 dias Atividades 06/10/2 10/10/2 Diagrama de Gerente de R$784,0 017 017 Classes Projeto, 0 Analista de Sistemas, Desenvolve dor; Diagrama de 5 dias Sequencia 11/10/2 15/10/2 Diagrama de Gerente de R$576,0 017 017 Atividades Projeto, 0 Analista de Sistemas; Diagrama de 5 dias Estado 16/10/2 20/10/2 Diagrama de Gerente de R$576,0 017 017 Sequencia Projeto, 0 Analista de Sistemas; Projeto 10 dias 21/10/2 30/10/2 R$3. Analise 017 017 Especificação 3 dias 21/10/2 23/10/2 Diagrama de Desenvolve R$1. Validação Sistemas, ,00 Desenvolve dor, Gerente de Projetos; Revisão 8 dias 12/12/2 19/12/2 Correção de Analista de R$624,0 017 017 Bugs Sistemas, 0 Desenvolve dor, Gerente de Projetos; Treinamento 10 dias 20/12/2 Elaboração dos Testes p/ Treinamento 4 dia 29/12/2 Manutençã R$288,0 017 017 o 0 20/22/2 23/12/2 Revisão 017 017 Analista de R$152,0 Sistemas, 0 Gerente de Projetos, Gerente de Vendas; Pág.
Aplicação 6 dias dos Testes de 24/12/2 29/12/2 017 017 Gerente de Elaboração dos Testes p/ Vendas; Treinamento 30/12/2 31/12/2 Treinamento 017 017 R$128,0 0 Treinos Entrega 2 dias Diretor, R$376,0 Gerente de 0 Projetos; Figura 13 – Cronograma e Valores das Etapas. Devido à alta taxa de dependência de artefatos entre as atividades principais do projeto, as mesmas foram dispostas cronologicamente seguindo um modelo de cascata, aonde, uma atividade só tem início após a conclusão da atividade anterior. As flechas ao final das barras representadas no diagrama de Gantt representam estas dependências. Figura 14 – Diagrama de Gantt. Análise de Cenário A credibilidade e qualidade do processo de análise de risco exige que diferentes níveis de impacto e probabilidade sejam definidos, as variações destas definições devem ser feitas de acordo com as necessidades e natureza especifica do projeto.
Atualmente fazer essa análise é uma pratica vista como muito positiva dentro de empresas. Descrição do Risco Grau do Risco Possível Solução Insuficiência de Tempo Médio Aumentar a carga horaria do Projeto; Aumentar as Pessoas no Projeto; Terceirizar partes do Projeto. Pág. Alteração de Requisitos Alto após a conclusão do Levantamento Interface em desacordo com Médio os padrões de usabilidade e designer Desacerto da equipe e baixo Médio rendimento Analisar os impactos que as alterações causarão e estipular novos prazos e reajustes no orçamento reunir com o contratante do projeto. Matriz de Probabilidade de Impacto Matriz de probabilidade de impacto especifica combinações de probabilidades que resultam em uma classificação dos riscos como de prioridades baixa, moderada ou alta.
Objetivo do Baixo Moderado Alto Aumento do custo Permanece Aumento do Custo em 20 % Aumento do Custo em 30 % Tempo Aumento do Tempo menor que 10 % Aumento do Tempo mais de 10 % Aumento do Tempo mais de 20 % Escopo Modificação de Modificação Parcial do Escopo Modificação de Itens Projeto Custo Detalhes do Escopo Críticos Figura 16 – Tabela de Impacto. Baixa Probabilidade Moderada Alta 0,3 0,5 0,7 Custo 0,12 0,036 0,06 0,084 Tempo 0,14 0,042 0,07 0,098 Escopo 0,6 0,18 0,3 0,42 Figura 17 – Matriz de Probabilidade. Análise de Probabilidade Na avalição de riscos de projeto existe uma série de Técnicas estáticas que nos auxiliam a avaliar os riscos, a simulação de PERT é uma delas. Ela pode ser usada para revisar riscos de atividade e de projeto, o foco dessa simulação está na probabilidade de o projeto ser terminado a tempo. Partindo do diagrama de redes do projeto, foram definidos os custos de ruptura, o tempo máximo de ruptura da atividade e o custo que cada ruptura na atividade ocasionaria, os recursos são apresentados na figura 18.
Pág. Plano de Projeto Aplicativo de Exercícios Localizados Aplicativo de Exercícios Localizados. Engenharia de Software 3 Acadêmicos: Cláudio Willian de Oliveira Mafra, George Albert, Laura Bamberg, Leonardo Soares Professor: Paulo Ricardo B. Betencourt Custos Diretos Atividades Inclinação Normal Com Ruptura Custo Custo Plano Projeto 500,00 1. • Custo direto: 80. ° Redução: A segunda tarefa selecionada foi a manutenção, sempre seguindo o critério da tarefa com menor inclinação. A situação mudou para: • Tempo: 129 dias. Pág. • Custo direto: 80. Plano de Projeto Aplicativo de Exercícios Localizados Aplicativo de Exercícios Localizados. Engenharia de Software 3 Acadêmicos: Cláudio Willian de Oliveira Mafra, George Albert, Laura Bamberg, Leonardo Soares Professor: Paulo Ricardo B. Betencourt 154 80. Figura 20 – Resumo dos Custos por Duração. Os dados da tabela anterior possibilitaram a geração do gráfico a seguir, que representa a relação de custo-duração do projeto.
Exercícios Localizados”, a auditoria é um caminho para essa evolução, permitindo a melhoria de projetos futuros. O planejamento da auditoria segue diretrizes que aumentam as chances do seu sucesso, o primeiro passo é a reunião com a equipe de desenvolvimento, visando dessa forma buscar entender com os colaboradores pontos fortes e fracos do projeto desenvolvido. Na visão por equipe, questões como acesso a recursos e cumprimento do projeto de acordo com o previsto deverão ser identificadas, na visão organizacional, o colaborador deverá relatar questionamento relacionado a empresa, como foi o posicionamento para o sucesso ou fracasso do projeto, seu apoio e tratamento dos riscos identificados. No fim do projeto, uma avaliação autocrítica dos colaboradores deverá ser realizada, para identificar a sua contribuição para o sucesso ou fracasso do projeto.
Todas as medidas tomadas no processo de auditoria visam buscar melhorias nos processos, gerenciais, de recursos tecnológicos e humanos e aliará qualidade de vida com Pág. Engenharia de Software 9ª Edição, 2011. Informações de suporte 7. Índice remissivo 1 Introdução 2 1. Método de Trabalho 2 2 Gerenciamento de Integração do projeto 2 2. Termo de Abertura 2 2. Viabilidade Tecnológica 7 3. Viabilidade Econômica 8 3. Viabilidade Legal 8 3. Prioridades do Projeto 8 3. Monitoria do Projeto 9 3. Gerenciamento de Riscos 29 4. Retenção dos Riscos 29 4. Analise de Cenário 30 4. Matriz de Probabilidade de Impacto 4. Analise de Probabilidade 4.
600 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto
Apenas no StudyBank
Modelo original
Para download
Documentos semelhantes