PLANO DE NEGÓCIO: Implantação da Cheer Coffee Shop
Tipo de documento:TCC
Área de estudo:Contabilidade
Coordenadora Acadêmica Prof. Luiz Ribeiro, M. Sc. Prof. Orientador RIO DE JANEIRO 2020 CATIA BARBOSA ERNESTO PLANO DE NEGÓCIO: Implantação da Cheer Coffee Shop Trabalho apresentado ao curso Superior de Ciências Contábeis do Centro Universitário Gama e Souza - UNIGAMA, como pré-requisito para a obtenção do Título de Bacharel. Vannessa Maiara, M. Sc. Coordenadora Acadêmica Executiva _______________________________________ Prof. Luiz Ribeiro, M. Sc. O plano visa analisar a viabilidade econômica financeira para a implantação da empresa, relacionando os aspectos que influenciam na tomada de decisão dos sócios envolvidos. Para a implantação da empresa tornou-se importante analisar os aspectos que compõem os ambientes que a cercam. A região onde a empresa será instalada tem forte potencial turístico, apresentando-se como uma oportunidade para aliar o clima mais frio da região com a degustação de um saboroso café.
Desta maneira, foram analisados os ambientes que influenciam a empresa e desenvolvidos os diversos planos procurando abordar as importantes variáveis que compõem o Plano de Viabilidade Econômica. Foi utilizado um levantamento bibliográfico para elaborar os conceitos acerca dos conhecimentos necessários à implantação da empresa, pesquisa feita basicamente em livros e artigos científicos publicados na área. LOCALIZAÇÃO E CANAIS DE ATENDIMENTO AO CLIENTE 19 1. Canais de atendimento ao cliente 19 2 A EMPRESA 21 2. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 21 2. Apresentação da empresa 21 2. A Missão 21 2. ORGANOGRAMA DEPARTAMENTAL 26 2. ANÁLISE SWOT 29 2. Forças 29 2. Oportunidades 30 2. Fraquezas 30 2. ESTRUTURA COMERCIAL 36 2. CONTROLE DE QUALIDADE 36 2. SISTEMAS DE GESTÃO E OPERACIONAL 37 2. Processo de atendimento 37 2. Sistema de informatização e tecnologia 38 2. O projeto deste Plano de Negócio corresponde à implantação de uma cafeteria gourmet e Penedo, Itatiaia, no Estado do Rio de Janeiro.
sendo identificada pelo nome fantasia Cheer Coffee Shop. A decisão para a implantação da empresa nasceu diante de uma oportunidade percebida, além da paixão dos sócios por café, levando-os a adquirir conhecimentos sobre o produto e assim, investir em uma cafeteria. Penedo é um distrito na cidade de Itatiaia, cuja economia é voltada ao turismo proporcionado pelo clima da região e as diversas opções de passeios relacionadas à natureza, como cachoeiras, turismo de aventura, hotéis e pousadas. O comércio local também é fonte de atração turística e oferece diversas opções aos visitantes. De qualquer forma, o empreendedorismo cria valor para todos os envolvidos no negócio, pois, ao explorar uma oportunidade, o empreendedor vai investir recursos para este fim, que vão desde a identificação da oportunidade, até a conceituação do negócio todo, sua implantação, contratação de mão de obra necessária, parcerias, alocação de equipamentos e compra dos insumos para poder funcionar, abrindo diversas oportunidades para diversos profissionais no mercado, incrementando emprego e renda.
Para Hisrich, Peters e Shepherd (2014), o empreendedorismo é um fator de desenvolvimento econômico e social, tanto para países, como para organizações e demais sistemas, dado à sua capacidade de gerar riquezas e desenvolvimento. Anexados ao seu conceito, o empreendedorismo incorpora a existência de habilidades, atitudes e comportamentos, que inerentes ao indivíduo empreendedor, são capazes de transformar uma realidade mais difícil em uma solução inovadora. Dolabela (2006) vê o empreendedorismo tendo um papel fundamental nas economias, pois segundo o autor, a partir do empreendedorismo é possível a criação de novos negócios e o crescimento dos já existentes. A partir do reconhecimento de uma oportunidade no mercado, um indivíduo ou certo número deles conseguem empreender através da criação ou desenvolvimento de um negócio, produto ou serviço novo, de forma totalmente nova, trabalhando e criando estratégias para que a ideia chegue a ser comercializada, atendendo a uma necessidade que pode ser que nem exista ainda.
A Figura 1 apresenta o consumo per capita de café no Brasil. Figura 1 - Consumo per capita de café no Brasil Fonte: ABIC (2019) Conforme a Figura 1, no mercado interno, o consumo per capita é de 6,02 kg/ano de café cru e de 4,82 kg /ano de café torrado e moído, posicionando o Brasil como o segundo maior consumidor de cafés do mundo. Quanto ao crescimento no interesse do público brasileiro pelos cafés especiais, de 2012 a 2017 foi registrado um crescimento de 21% no consumo deste produto, atingindo o equivalente a 490 mil sacas. Nesse período, a movimentação foi de R$ 1,722 bilhão no varejo de cafés. Apesar dos cafés especiais serem um nicho específico que corresponde somente a 2,8% do total de cafés consumidos no país, o crescimento deste mercado tem acontecido ano após ano, demonstrando sua representatividade neste setor (UCOFFEE, 2018).
O turista, por sua vez, é aquele que se desloca para outras regiões ou países visando conhecer o local, a cultura, visitar lugares específicos ou mesmo vivenciar momentos de lazer (CASTRO; TADINI; MELQUÍADES, 2010). Durante a viagem, o turista, sozinho ou acompanhado de sua família, necessita de uma série de atividades para melhorar sua estadia e apreciação do passeio, dentre elas: serviços de hospedagem que ofereçam conforto e segurança, alimentação, apoio logístico, transporte e telefonia. Também, o turista precisa de locais que ofereçam a opção de comércio, pois sempre procura agregar algo à sua viagem. Assim, para atendê-lo, o sistema turístico oferece uma ampla opção de empresas nas mais diversas áreas que interligadas, produzem o produto final, que é o turismo.
Formando a cadeia produtiva do turismo, a soma das partes visa o alcance de um todo abrangente que é o turismo em si. Esse turista que visita Penedo tem papel fundamental na geração de riquezas na região, traduzidas por postos de trabalho, crescimento produtivo, desenvolvimento de outros setores econômicos, além da renovação e criação de novos empreendimentos turísticos, causando um círculo sistêmico de desenvolvimento, progresso e transformação. Estudo da concorrência A concorrência da Cheer Coffee Shop é representado por quatro cafeterias já instaladas em Penedo, sendo: Le Café, Café Finlandês, Pérgola Café Gourmet e Culto Café. Estas empresas têm uma proposta semelhante à Cheer Coffee Shop, pois a atração principal é a degustação do café. As padarias e confeitarias da região não são consideradas como concorrência direta, já que a proposta destas empresas é outra.
Os hotéis e pousadas da região, na sua grande maioria também oferecem uma opção de culinária, onde geralmente o café está incluído. Assim, os canais que a empresa utilizará para entregar valor para os clientes, serão: Canais de comunicação: • Ponto de venda (PDV); • redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter); • e-mail de contato. Canal de venda e distribuição dos produtos: • Ponto de venda, lógica física (PDV). Relacionamento com clientes: Refere-se aos tipos de relacionamentos que a empresa estabelece com os seus segmentos. Mais do que comunicar com o segmento específico como um todo, este canal refere-se aos tipos de relacionamento individuais que a empresa estabelecerá com os seus clientes e potenciais clientes. Assim, o relacionamento com os clientes será por meio: • Redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter); • e-mail Marketing; • e-mail pessoal (cliente cadastrado, hotspot); • atendimento no PDV.
Visão Para Oliveira (2002), a visão é a projeção futura para a empresa, seja relacionado ao espaço que esta pretende ocupar, seja com relação a sua estrutura organizacional, produtos e serviços. Assim, o autor se refere que através da Visão, os executivos das empresas conseguem enxergar o negócio no longo prazo, o que proporciona melhor delineamento para o planejamento estratégico, pois demonstra qual a sua intenção para o futuro da empresa. A Visão da Cheer Coffee Shop é: Ser a melhor cafeteria de Penedo, devido ao seu comprometimento com a qualidade no atendimento e do serviço prestado aos clientes, buscando a satisfação dos colaboradores pela competência na prestação os serviços, e diante disto, obter rentabilidade e reconhecimento no mercado.
Valores Tavares (2000) cita que os valores constituem a ética colocada em prática, ou seja, as atividades organizacionais devem ser baseadas em valores que representam a filosofia de trabalho da empresa. Amparados pelos valores éticos da organização, são delineados os objetivos estratégicos para a empresa. Desta maneira, é possível verificar que: as marcas são muito mais que meros nomes e símbolos. Elas são um elemento-chave nas relações da empresa com os consumidores. As marcas representam as percepções e os sentimentos dos consumidores com relação a um produto e seu desempenho, tudo o que o produto ou serviço significa para os consumidores (KOTLER; ARMSTRONG, 2007). Baseado nestes conceitos, a Cheer Coffee Shop apresenta uma marca bem sugestiva. O nome e a logomarca foram pensados para que o cliente se lembre do principal produto: o café.
As Figuras 4 e 5 mostram a fachada externa do imóvel. Figura 4 - Fachada externa da empresa Fonte: da autora Figura 5 - Fachada frontal da empresa Fonte: da autora O imóvel oferece local para o salão de atendimento, banheiros feminino e masculino, almoxarifado, áreas de estoques e recebimento de materiais, cozinha equipada, sala de descanso e leitura, área para funcionários com vestiário e banheiro. A Figura 6 traz um detalhe projetado para o salão de atendimento da cafeteria. Figura 6 - Detalhe do salão de atendimento da Cheer Coffee Shop Fonte: da autora Os equipamentos utilizados para o preparo das bebidas e alimentos servidos na cafeteria serão adquiridos via compra, a partir de orçamento de custo-benefício. Capital Social Capital Social: R$ 100. e) Serviços Gerais: a) realizar a limpeza, higienização, organização e demais rotina relacionada aos serviços gerais na empresa.
f) Compra: • setor responsável por estudar e analisar a estrutura de custos e preços que envolvem a produção de cada produto; • realizar cotações, compras, recebimentos dos produtos e insumos; • encaminhar boletos e notas fiscais para a gerência. g) Barista: • responsável por preparar as bebidas a base de café, estudar as receitas, as matérias-primas, diversificar os cardápios; • estudar os tipos de cafés e sua história, a fim de preparar as melhores preparações; • criar cardápios utilizando as diversas bebias à base de café. h) Atendente de Balcão: • atender as mesas, servir os clientes, fazer o pedido dos clientes, informar à cozinha os pedidos dos clientes; i) Cozinheira/Confeiteira: • preparar cafés, lanches e demais refeições; • levantar a necessidade de compras para os insumos e produtos da cozinha e passar para o setor de compras; • atender os clientes nos seus pedidos; • higienizar e limpar ambientes, equipamentos e louças em geral.
ANÁLISE SWOT A Análise SWOT procura analisar as forças (pontos fortes), fraquezas (pontos fracos), e as oportunidades e ameaças (na análise externa), sendo uma excelente ferramenta para ajustar a realidade da empresa à de seus concorrentes no mercado. Ameaças As ameaças apresentadas no ambiente externo são: a existência de empresas concorrentes no mercado, sendo representadas por propostas semelhantes, como é o caso das cafeterias, e por serviços similares, representados por panificadoras, serviços de hotéis e pousadas e outras lojas que vendam café pronto para degustação; produtos substitutos no mercado, que são oferecidos pelas empresas concorrentes; o momento econômico político em que o país atravessa, podendo gerar instabilidade no sistema econômico e contenção de despesas pelas pessoas, que passam a adiar as viagens pela incerteza em investir os seus recursos superavitários; além do fato de que o período de sazonalidade interfere na venda de cafés, ou seja, se o clima estiver muito quente, provavelmente as pessoas vão preferir fazer uso de bebidas mais geladas, podendo diminuir a preferência em degustar um café.
Essas ameaças podem ser combatidas com novos produtos e serviços, demandando um planejamento estratégico por parte da empresa para driblar as dificuldades que os ambientes possam impor sobre a empresa. PLANO DE MARKETING Segundo Dornelas (2008), as estratégias de marketing são meios que a empresa deverá utilizar para atingir seus objetivos, sendo que dentro destas, deverão ser observados os 4P’s (quatro pês), ou mix de marketing que tem como objetivo identificar os possíveis público-alvo da empresa e os meios para alcançá-lo. Sua estrutura se embasa nos seguintes: a) Produto: é a imagem do produto ou serviço para o mercado. Envolve o design, a embalagem, as características, o desempenho, estilo e outros opcionais, como o formato, o cheiro, a quantidade e a cor; b) Preço: é a definição de quanto custa o produto ou serviço ofertado, envolve as questões de desconto, prazos, opções de pagamento; c) Praça: são os pontos de venda, de distribuição e logística dos produtos e serviços oferecidos.
Os produtos são demonstrados no cardápio, disponibilizado no Apêndice deste projeto. O cardápio apresenta opções variadas, podendo ser consultado no local (loja física) e na internet (redes sociais e site da empresa). Como forma de driblar a concorrência, será necessário constante atualização do cardápio. Além do cardápio variado, e visando a fidelização e satisfação do cliente, será oferecido serviço Hotspot Wi-Fi no local, possibilitando acesso gratuito à internet enquanto o cliente estiver na loja. Preço Os produtos comercializados são precificados conforme valores vigentes no mercado, respeitando as características dos serviços prestados, qualidade e fatores que compõem o preço final. Com referência às pessoas, a empresa traça a seguinte política: - Remuneração de pessoal justa conforme especialização; - admissão em carteira de trabalho via CLT; - incentivos e valorização de treinamentos; - ajuda para qualificação profissional; - política de benefícios como Associação Comercial para cursos, cesta básica/auxílio alimentação; - endomarketing atuante; - disponibilização de bom ambiente de trabalho; A relação dos funcionários para o atendimento das atividades é representado no Quadro 3.
Função Especialização Nº de func. Auxiliar Administrativo Atendimento das necessidades organizacionais, auxílio à gerência 01 Operador de Caixa Experiência no mercado como operador de Caixa 01 Barista Curso de barista, desenvolvimento de bebidas 01 Serviços Gerais Experiência na função 01 Comprador Experiência no setor de compras 01 Atendente de Balcão Experiência no atendimento ao público 02 Cozinheira/Confeiteira Experiência no mercado como cozinheira 02 Total de funcionários 09 Quadro 3 - - Relação de funcionários Fonte: elaborado pelos autores 2. Objetivos e Metas O objetivo do Plano de Marketing é realizar as estratégias necessárias para implantar a nova empresa, visando conquistar clientes. Segundo Chiavenato e Sapiro (2009), o planejamento estratégico deve ser um processo contínuo nas organizações, onde as ações do presente servem para melhorar a situação futura do negócio.
mas necessariamente, os produtos são obtidos a partir do PDV. CONTROLE DE QUALIDADE Do ponto de vista dos clientes, a percepção para a qualidade dos produtos pode ser assim descrita: qualidade relaciona-se às características do produto que atendem suas necessidades. Além disso, qualidade quer dizer ausência de falhas, bem como um bom serviço ao cliente [. Uma definição abrangente para isso é “adequação ao uso (JURAN; GRYNA, 1991 apud OLIVEIRA et al. p. O fluxograma de atendimento é demonstrado no Apêndice C deste projeto. Sistema de informatização e tecnologia A tecnologia será utilizada para os processos informacionais e comunicacionais da empresa, para pagamentos, acesso à máquina de cartões de crédito e demais sistemas que serão utilizados para a realização as atividades cotidianas da empresa.
Controle financeiro O controle financeiro, bem como as atividades referentes ao setor serão de responsabilidade do gestor administrativo, com supervisão de um dos sócios que terá a responsabilidade técnica da empresa. Dentre as atividades do setor financeiro estão: cobrança dos serviços a serem realizados pelos clientes, pagamento de contas, pagamento de funcionários, demais demandas do setor, como previsão de receita, de gastos, análise econômica e financeira do negócios, investimentos e captação de recursos. O fluxograma que representa o processo de gerenciamento que engloba o controle financeiro é demonstrado no Apêndice D deste projeto. Motivação Na empresa, a gestão de pessoas será enfatizada para um trabalho em equipe, a iniciativa e o desenvolvimento de habilidades enquanto pessoa e profissional, para proporcionar um maior desempenho organizacional.
Para se construir um ambiente de trabalho equilibrado, será implantado um gerenciamento para a motivação dos colaboradores, com gestão participativa para estimular o comprometimento e a inovação. Na questão da motivação, além de um ambiente higiênico e organizado, serão proporcionados benefícios que somados à uma remuneração adequada, colaborarão para tornar os colaboradores mais motivados no desempenho de suas atividades, procurando valorizar o indivíduo, garantindo-lhe bem estar no trabalho. RENTABILIDADE E PROJEÇÕES FINANCEIRAS O plano financeiro abrange os custos, despesas e receitas projetados para a Cheer Coffee Shop, e serve para realizar a viabilidade econômica financeira do presente projeto. Investimento Inicial O investimento inicial corresponde as necessidades de adaptação do imóvel, compra dos utensílios, equipamentos e móveis necessários para por a cafeteria em funcionamento, e é detalhado no Apêndice E deste projeto.
prazo 2 5% 30 1. Prazo médio total (dias) 2. Fonte: elaborado pela autora A Tabela 3 é referente ao prazo médio de pagamento para os fornecedores. Tabela 3 - Prazo médio para pagamento aos fornecedores Prazo médio de vendas % Número de Dias Média em dias à vista 20% 0 0. prazo 1 80% 30 24. Foi estimado um prazo de reposição de estoques de 30 dias. A Tabela 5 apresenta a necessidade em R$ de capital de giro para a cafeteria. Conforme a Tabela demonstra, serão necessários R$ 14. Tabela 5 - Necessidade de capital de giro (R$) Caixa mínimo Valores ou dias 1. Custos indiretos mensal (Tabela 9) R$ 9,199. R$ 12,180. Cappuccino 30 R$ 9. R$ 277. R$ 8,316. Chocolate 20 R$ 10. R$ 10,500. Total faturamento estimado R$ 2,080. R$ 62,421. Fonte: elaborado pela autora A partir da previsão de faturamento mensal, foi estimado o faturamento anual para a empresa (Tabela 7), considerando um acréscimo de 5% no faturamento a partir do segundo ano, tendo em vista o crescimento esperado para a empresa.
Os valores são dados em Reais. R$ 945. Cappuccino R$ 0. R$ 19. R$ 585. Chocolate R$ 0. R$ 1,800. Total dos custos R$ 400. R$ 12,000. Fonte: elaborado pela autora A Tabela 9 apresenta os custos indiretos envolvidos na comercialização da Cheer Coffee Shop. Tabela 9 - Custos indiretos Custos indiretos Custo mês Custo Ano Aluguel R$ 3,000. R$ 5,400. telefone/internet R$ 300. R$ 3,600. Manutenção R$ 500. R$ 6,000. R$ 1,500. R$ 1,500. R$ 18,000. Comprador 1 R$ 1,800. R$ 1,800. Cozinheira/confeiteira 2 R$ 1,800. R$ 3,600. R$ 43,200. Serviços Gerais 1 R$ 1,200. R$ 1,200. INSS e FGTS R$ 2,328. R$ 27,936. Benefícios R$ 900. R$ 10,800. Sub Total R$ 21,124. TOTAL R$ 29,899. R$ 360,540. Fonte: elaborado pela autora 2. Projeção de Resultado Para Puccini (2011, p. “o Fluxo de caixa é uma sucessão temporal de entradas e de saídas de dinheiro no caixa de uma entidade”. despesas Financeiras (juros) (-) depreciação -1,200. Lucro antes do IR - LAI 164,496.
IR (25%)e CSLL (9%) - -56,336. Lucro Líquido 108,159. depreciação 16,080. Tabela 13 - Resultado da viabilidade econômica financeira Fonte: elaborado pela autora A partir da Tabela 13 são analisados: a) Taxa Mínima de Atratividade (TMA) A taxa mínima de atratividade, ou o custo de oportunidade, é definida por cada organização, e corresponde a taxa de retorno mínima aceitável para decidir realizar um investimento (PUCCINI, 2011). Ela representa o custo de capital da empresa e também o retorno médio obtido nas suas atividades, enquanto o Governo estima a taxa básica de juros da economia. A TMA para este projeto atendeu a taxa Selic = 3%, e uma taxa conveniente = 15%. b) Valor Presente Líquido (VPL) O VPL é um método de avaliação da viabilidade financeira de um empreendimento.
Conforme Cecconello e Ajzental (2008), esta ferramenta tem por objetivo demonstrar para o investidor o ganho líquido após a amortização do investimento. Assim, a TIR é usada como uma taxa de desconto, com os valores atualizados no momento do investimento, e são aplicado sobre estes a taxa de juros do acumulado final, onde busca-se obter um VPL igual a zero (DICIONÁRIO FINANCEIRO, 2018). A partir do fluxo de caixa, foi encontrado o resultado da TIR = 117,39% a. a. Amparada à Taxa de Atratividade, a TIR indica a taxa mínima para aceitação ou rejeição do projeto (CARNEIRO, 2017), e neste critério, o investimento deste projeto se mostrou aceitável, pois a TIR foi maior que a taxa estimada para a TMA (15%), viabilizando o projeto. d) Payback Simples e Payback Descontado O Payback é o tempo necessário (em anos) para que o investidor recupere o montante do investimento inicial aplicado no negócio.
Assim, este plano de negócios buscou desenhar as estratégias necessárias para a implementação da cafeteria Cheer Coffee Shop, desenhando os passos necessários para implementá-la. No Plano Estratégico, foi abordado os ambientes interno e externo que influenciam as estratégias da organização, bem como analisado a empresa sob o ponto de vida da Análise SWOT. Foram desenvolvidos os diversos planos objetivando traçar as estratégias para a criação e desenvolvimento da empresa, como os Planos Estratégico, de Marketing, de Operações, os Sistemas de Gestão e Operações, além do Plano Financeiro, procurando abordar os fatores mais importantes para colocar a organização em funcionamento. Atendendo ao objetivo principal que era analisar a viabilidade econômica financeira, no Plano Financeiro o projeto apresentou as receitas estimadas para o projeto, bem como os custos diretos e indiretos, de acordo com o que se espera do mercado no período estimado, que foi de cinco anos.
O fluxo de caixa foi gerado considerando estas receitas e custos, sendo apresentado no desenvolvimento do presente projeto. Disponível em: <http://consorciopesquisacafe. com. br/arquivos/consorcio/consumo/Press_release_consumo_final_vs_04_02_19. pdf>. Acesso em: 24 jun. Análise de projetos de investimento: elaboração de uma ferramenta otimizada de avaliação econômico-financeira. Relatório de Estágio apresentado ao Mestrado em Finanças Empresariais. Porto: 2017, 133 p. CASTRO, Diana; TADINI, Rodrigo F. MELQUÍADES, Tânia. Disponível em: <https://www. dicionariofinanceiro. com/o-que-e-a-tir-e-como-calcular/>. Acesso em: 25 jun. DOLABELA, Fernando. Elsevier, 2003. Empreendedorismo: tranformando ideias em negócios. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008. EMBRAPA. ª ed. São Paulo: McGraw Hill. KAPFERER, J. N. As marcas, capital da empresa: criar e desenvolver marcas fortes. Princípios de Marketing. ª Ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
OLIVEIRA, José Augusto de, et al. Um estudo sobre a utilização de sistemas, programas e ferramentas da qualidade em empresas do interior de São Paulo. ª ed. São Paulo; ATLAS, 2002. OLIVEIRA, Maria. A Influência dos eventos na taxa de ocupação hoteleira. Monografia (Mestrado) em Turismo pela Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril. SEBRAE. Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa. Boletim setorial do agronegócio. Sebrae: 2011. Disponível em: <https://www. pdf>. Acesso em: 24 jun. Estudo traz o panorama do mercado de cafés e cafeterias no Brasil. Disponível em: < https://blog. sebrae-sc. TAVARES, Mauro Calixta. Gestão Estratégica. São Paulo: Atlas, 2000. UCOFFEE. Tendências para o mundo dos cafés: evoluções na cultura Coffee lover. Mesa Internas Altas 250. Cadeiras Internas 144.
Cadeiras Internas Altas 163. Móveis sob Medida (Marcenaria) 0. SubTotal 1 907. Facas de Sobremesa 1. Espátulas para Patês/Geléias 4. SubTotal 3 534. Eletro Eletrônico Máquina de Café Expresso 16,500. Moinho 4,600. Prato Orgânico Triangular 17. Manteigueira 1. Xícaras para Expresso 2. Pires Xícara Expresso 3. Xícaras para Chá/Capuccino 3. Higiene e Limpeza Saboneteira Cozinha e Balcão Café 2. Toalheira Cozinha e Balcão Café 3. Porta Papel Higiênico WCs 3. Saboneteira Lavabo 3. Toalheira Lavabo 3. Lenço de Cabeça 3. SubTotal 7 25. Comunicação Visual Criação de Marca e Projeto de CV 0. CV de Fachada (Letreiro e Adesivos) 1,100. Folheteria Gráfica (Cartão Flayer, Cardápios) 200.
2873 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto
Apenas no StudyBank
Modelo original
Para download
Documentos semelhantes