OS DIFERENTES TIPOS DE LÍDERES E SUA INFLUÊNCIA SOBRE O CLIMA ORGANIZACIONAL

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Finanças

Documento 1

As conclusões mais relevantes são o quanto a necessidade de verdadeiras lideranças nos quadros de colaboradores se tornou fundamental. Entre as conclusões mais relevantes está a detecção de que a liderança tem características distintas e pode se apresentar de várias formas, e no decorrer do texto buscou-se entender a sua importância no apoio às organizações e sua gestão quando se trata de lidar com os recursos humanos. Esta pesquisa identificou os principais estilos de liderança e de que forma os líderes podem influenciar no clima organizacional e conseguem inspirar e gerar um comprometimento espontâneo as pessoas das organizações. Palavras-chave: Organização. Estilos de liderança. “a empresa depende do colaborador para o sucesso, por isso quanto mais motivado estiver o colaborador, melhor será a sua produtividade e desempenho da sua função”.

O presente estudo delimita-se a liderança e sua importância no ambiente organizacional suscitou o interesse pelo tema, cujo destaque reside no fato de que a liderança é um dos principais fatores para a obtenção de vantagens competitivas em relação à concorrência. O presente estudo delimita-se a elaborar uma pesquisa de cunho monográfico que responda satisfatoriamente à seguinte indagação: como o líder pode dar uma direção significativa ao esforço de sua equipe e nela despertar o desejo de colaborar efetivamente para o alcance dos objetivos propostos pela organização? Chiavenato (2014) explica que este comportamento se estende aos clientes e fornecedores e reflete em seu grau de satisfação como um todo. Ainda, segundo o autor, um clima organizacional em que a agradabilidade, a boa recepção, que estimule o desempenho de tarefas, podem imperar em alguns setores.

Entretanto, o contraponto pode acontecer em outros, de forma que é possível acontecer, também, ambas as situações em uma mesma organização. A segunda, ao entendimento de organização, gestão e liderança. Para se entender o assunto foco da pesquisa, uma explanação sobre organização e gestão e na sequência, o objeto central do estudo: a liderança. São apresentados diferentes conceitos sobre o que é liderança, considerações sobre liderança e poder e, para finalizar a seção, explana-se sobre a importância dos diferentes tipos de liderança sobre o clima organizacional das empresas. Na terceira seção são apresentadas as conclusões sobre o trabalho. Na quarta seção listam-se as referências utilizadas para a elaboração da pesquisa.

é: “o conjunto ordenado de responsabilidades, autoridades, comunicações e decisões das unidades organizacionais de uma empresa” e seus componentes podem ser divididos em diversos sistemas: a responsabilidade pode ser entendida como a departamentalização e especialização do trabalho, relacionada à obrigação que uma pessoa tem de fazer alguma coisa para outra; a autoridade, se estabelece em níveis hierárquicos, delegação de autoridade, centralização ou descentralização e relaciona-se ao direito de dar ordens e de se fazer obedecer, pode ser formal e informal; e, as comunicações que determinam o que, como, quando e de quem virá o comunicado. A organização para poder atuar depende de uma estrutura que pode ser entendida como resultado da identificação e ordenamentos das atividades e recursos disponíveis e abrange a fixação de processos decisórios, visando o cumprimento das metas estabelecidas pelas empresas.

Em Modelo (2018), pode se encontrar um bom exemplo de estrutura organizacional em que vários setores podem ser visualizados e seu nível hierárquico entendido. No topo, a presidência que terá sob sua subordinação todos os outros setores. No segundo nível, as diretorias, comercial, operacional, de tecnologia da informação e administrativa respondem diretamente à presidência. A conceituação do clima organizacional, de acordo com Luz (2003), no tocante às percepções gerais dos empregados em relação ao seu ambiente de trabalho, embora as opiniões divirjam de indivíduo para indivíduo, há necessidade de se encontrar um consenso. O clima organizacional reflete a maneira como as pessoas se relacionam no ambiente profissional, influenciando diretamente a motivação dos funcionários e a sua produtividade. Luz (2003) destaca que o clima organizacional tem três elementos essenciais: a cultura organizacional, que influencia significativamente o ambiente; a satisfação dos funcionários, que é fruto do bom ambiente de trabalho e a satisfação geral; e, a percepção dos colaboradores a respeito da gestão da empresa e sua reação, positiva ou negativa.

O clima organização tem influência direta no comportamento dos funcionários, que pode alterar a produtividade da empresa, comprometendo ou melhorando o cumprimento de metas. Assim, estimular ou não a motivação das pessoas, elevando ou rebaixando, a satisfação no ambiente de trabalho, assim preconiza Silva (2012). As organizações dependem diretamente de seus recursos humanos para que possam evoluir, ter competitividade e, principalmente, estar aptas, em seu setor para atingir um 7 desempenho que proporcione lucro e destaque no mercado. Vergara (2009) destaca que a gestão de pessoas não pode se limitar estritamente a tecnicidade de um processo, é preciso entender que pessoas possuem individualidades e precisam, em um determinado nível, serem respeitadas. O autor destaca que neste caso, a gestão deve estar atenta às expectativas profissionais de seus colaboradores, uma vez que estimular talentos pode ser uma ótima estratégia para a melhoria de desempenho individual e obtenção de resultados positivos em todos os setores da organização.

“Na implantação de ações estratégicas, é importante levar as pessoas a colaborarem com este processo (pois do contrário elas resistirão), e procurar também perceber o impacto que essa mudança ocasionará na vida de cada uma delas. VERGARA, 2009, p. É neste momento que devem ser definidas as lideranças que gerenciarão os talentos, enfrentando os desafios que se apresentarão, entre eles, por exemplo, o de aumentar o comprometimento dos colaboradores e funcionários com as estratégias corporativas e o alcance das metas e objetivos propostos. Gestão e liderança, possuem uma sútil diferença entre si, a primeira relaciona-se com a elaboração de planos formais de modelo organizacional e monitoramento dos resultados alcançados e a segunda, implica em enfrentar os desafios que se apresentam em relação aos recursos humanos da organização.

Nascimento (2009) e Bom Sucesso (2003) entendem que o líder precisa ter vocação para trazer à tona o melhor de seus liderados e que esse precisa ser reconhecido como tal, sendo respeitado e seguido. Da mesma forma, como retribuição, precisa estar apto a reconhecer talentos e estimular o comprometimento da equipe no que se refere as tarefas a serem desempenhadas e a qualidade de vida no ambiente de trabalho. Gardner (1990), preconiza que a liderança é um processo de persuasão através do qual o líder induz um grupo a dedicar-se aos seus objetivos. O gestor se fundamenta na hierarquia e o líder, nas qualidades pessoais. Segundo Hersey e Blanchard (1986, p. “uma liderança eficaz exige comportamentos e habilidades, que podem ser adquiridos por meio de desenvolvimento gerencial e experiência no trabalho”.

O líder desempenha um importante papel na atividade organizacional, porque sua função é o de um orientador que guia, auxilia e estimula as pessoas no cumprimento das tarefas. Para Kotler (2002), liderança é o processo de ajudar a alterar alguns aspectos essenciais para aproveitar as condições mutáveis da economia e do mercado. A liderança, como fator influenciador do clima organizacional, está intimamente relacionada à motivação. O líder é o indivíduo dotado da habilidade de criar um 11 ambiente favorável para despertar a motivação de seus colaboradores. Cabe ao líder a incumbência de estabelecer uma visão clara dos objetivos a serem alcançados e estimular os colaboradores para que deem o melhor de si, maximizando os resultados positivos. Para Carvalho e Melo (2008 p. “o líder é o principal responsável por motivar, criar boas relações na organização e para que a equipe desenvolva os trabalhos com maior eficiência”.

O líder dispensa elogios ao grupo, não ao indivíduo. Há maior facilidade de comunicação e os liderados se sentem mais motivados, o que gera um ambiente mais agradável e um serviço de maior qualidade e com menos falhas. Por fim, a liderança liberal deixa os liderados à vontade, não interfere na execução dos trabalhos, seja para criticar ou elogiar, transferindo autoridade para sua equipe e isentando a mesma de qualquer decisão, o que pode deixá-la confusa e tornar o processo desgastante, acarretando prejuízos à empresa devido à ausência prática do líder. Conclusão Este estudo teve o objetivo de analisar os principais estilos de liderança sua atuação nas organizações na atualidade e sua atuação nas organizações na atualidade e a busca de se traçar o perfil dos líderes, com um entendimento do que é uma organização, sua gestão e a necessidade da liderança como influências foram atingidas, podendo se obter um entendimento de como os diferentes tipos de liderança influenciam o clima organizacional.

Pode se constatar que o líder quando conectado aos objetivos organizacionais, contribui para que a empresa se torne mais eficiente e possa galgar degraus acima da concorrência e entendeu-se neste trabalho a sua responsabilidade em estabelecer uma visão clara dos objetivos a serem alcançados e estimular os colaboradores para que deem o melhor de si, maximizando os resultados positivos. abrhbrasil. org. br. Acesso em: 29 abr, 2018. BASTOS, Denise. São Paulo: USP, SIBi, 2002. Apostila. BERGAMINI, Cecília W. Motivação nas organizações. ed. Ed. Compacta. São Paulo: Atlas, 2002. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Barueri: Manole, 2014. People, groups and organizations. New York: Theachers College Press, 1968. FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário da língua portuguesa. ed. GIL, A.

C. Como elaborar projetos de pesquisa. ed. São Paulo: Atlas, 2007. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 1986. HUNTER, James C. Como se tornar um líder servidor. Trad. A. LEONARDO, Jefferson Marco Antônio. A Guerra do sucesso pelos talentos humanos. Revista Produção, v. n. LOPES, Adriane C. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2003. MACHADO, Alyne Maria; GOULART, Antônio Marcos A. Análise de Clima Organizacional: estudo de caso em uma agência bancária. Rio de Janeiro: VIII SEGeT (Simpósio em Excelência em Gestão e Tecnologia), 2005. MARTINS, Maria do Carmo Fernandes. S. O desafio do conhecimento. Pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: HUCITEC, 2007 MODELO de negócio e estrutura organizacional. Disponível em: <https://sites. Rondinelly Coelho. Uma proposta de metodologia de trabalho baseada em contabilidade gerencial para uma empresa de pequeno porte situada no interior doestado do Ceará.

Faculdade Lourenço Filho. Monografia. SILVA, Suzane José da. Percurso, v. n. p.

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