OS DESAFIOS ENFRENTADOS NA ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESA FAMILIAR

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Finanças

Documento 1

Tais empresas apresentam certas peculiaridades, vantagens e desvantagens em relação às demais. A centralização de poder e o processo sucessório nestas organizações também foram abordados ao longo da pesquisa, se mostrando como pontos extremamente importantes e que merecem reflexão. Palavras-chave: Empresa; Família; Vantagens; Desvantagens. INTRODUÇÃO As empresas familiares representam uma grande parcela de todas as organizações que atuam no Brasil e no mundo. No Brasil, a maioria das empresas em atividade são de origem familiar e contam com o rótulo de serem também responsáveis por mover o país, pois são importantes para todos os setores da economia. Em relação à abordagem do problema, esta pesquisa, será qualitativa, onde descreve a complexidade do assunto e analisa a interação de certas variáveis.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 1. Empresa familiar Inicialmente é fundamental esclarecer a conceituação de empresas familiares. Há muitos estudos realizados acerca da empresa familiar, porém as interpretações são divergentes, não sendo possível a construção de um conceito específico. A empresa familiar tem sua origem muito antes da revolução industrial e pode ser considerada a instituição mais duradoura e universal. Bornholdt (2005) caracteriza uma empresa familiar como uma união de pessoas numa empresa, em virtude de seus vínculos e valores familiares e societários. Já para Gonçalves (2000, p. A empresa é propriedade de uma família, detentora da totalidade ou da maioria das ações ou cotas, de forma a ter o seu controle econômico; a família tem a gestão da empresa, cabendo a ela a definição dos objetivos, das diretrizes e das grandes políticas.

A família é responsável pela administração do empreendimento, com a participação de um ou mais membros no nível executivo mais alto. Entretanto, Werner (2004, p. Com base nas evidências teóricas, alguns fatores podem ser considerados relevantes e estratégicos para a gestão de empresas familiares rumo à profissionalização. Os proprietários e gestores de empresas familiares devem atentar para tais fatores em virtude da sua importância para o sucesso desse tipo de negócio, frente ao ambiente competitivo das organizações. Caso não seja dada a real importância para estes fatores, eles podem prejudicar o desempenho das empresas, em especial, pela cultura peculiar que apresentam e pela ausência de técnicas profissionais de gestão (BELMONTE; FREITAS, 2013). Todas as empresas estão sujeitas as ameaças e as constantes transformações em seu ambiente empresarial, como as alterações na legislação, de governo, da concorrência, dos clientes e sujeitas a crises econômicas, entre outras, que influenciam seu modo de operar.

Já as empresas familiares estão sujeitas a problemas e ameaças próprias, que afetam não só a sobrevivência da organização em si, mas que também refletem no âmbito familiar, envolvendo questões como gestão profissional, sucessão, capitalização, etc. A terceira vantagem é a permanência da cultura e 6 dos valores, dessa forma os funcionários já sabem como vai ser os trabalhos, quais as regras devem ser obedecidas e os comportamentos a ser seguidos (SOUZA et al, 2016, p. Lodi (1986, p. também identificou alguns pontos fortes das empresas familiares, entre eles: Maior lealdade dos empregados; o nome da familiar com grande reputação no estado, na região ou no país, funcionando como uma cobertura econômica e política; a continuidade da administração, ou seja, a sucessão de familiares competentes na direção do negócio dá origem a um grande respeito pela firma; a união entre os acionistas e os dirigentes, fazendo com que os acionistas sustentem a empresa mesmo quando há perdas; o sistema de decisão mais rápido; a sensibilidade social e política do grupo familiar dirigente que cria raízes na elite nacional; a união entre os valores do fundador e as vocações e visões pessoais dos dirigentes atuais, ou seja, toda organização requer de uma estratégia ofensiva que deve ser baseada em suas forças positivas.

Desvantagens Em qualquer relacionamento, os conflitos pessoais podem surgir. Mas quando se trata de uma empresa familiar, isso torna-se ainda mais complicado. Muitas pessoas desejam iniciar um negócio próprio, mas não conhecem nada sobre ele nem pesquisam sobre o mesmo. Quando se trata de empresas familiares, a confiança de que se terá a contribuição de pessoas conhecidas acaba minimizando a importância da falta de experiência, o que é um erro que pode acarretar prejuízos. LODI, 1998, p. também apresenta algumas fraquezas evidentes no processo de desenvolvimento e cultura das empresas familiares quando comparadas com as outras organizações. Dentre elas, este mesmo autor destaca: “a) conflitos de interesse entre família e empresa, que se refletem na descapitalização, na falta de disciplina, na utilização ineficiente dos administradores não familiares e no excesso de personalização dos problemas administrativos; b) uso indevido dos recursos da empresa por membros da família transformando a companhia num erário dos familiares; c) falta de sistemas de planejamento financeiro e de apuração de custos de outros procedimentos de contabilidade e orçamento, tornando o lucro num resultado totalmente fortuito e não planejado; d) a resistência à modernização do marketing, ficando a comercialização sujeita a alguns vendedores antigos de confiança ou à falta de uma boa política de produtos e de mercado; e) emprego e promoção de parentes por favoritismo e não por competência.

A SUCESSÃO NA EMPRESA FAMILIAR A sucessão na empresa familiar é entendida como o momento em que o gestor de um empreendimento transmite a outro o poder que o cargo lhe confere. A transferência de poder do cargo de gestor é considerada um dos fatores de maior preocupação na gestão das empresas familiares, pois é o momento em que conflitos existentes nas relações familiares afloram e repercutem negativamente na gestão da empresa, com implicação na sobrevivência, na expansão e ou na continuidade do negócio (ADACHI, 2006). Para Matesco (2014) planejar a sucessão na empresa familiar significa refletir sobre os diversos elementos fundamentais que a constituem. Muitos são os riscos e desafios da empresa familiar, decorrentes, essencialmente, da interseção entre as três dimensões que a constituem: empresa, propriedade e gestão.

Entre os riscos a autora aponta: Escolha de parentes para os cargos sem análise de sua competência – cargos escolhidos por confiança; Falta de planejamento de sucessão: falta de preparo ou qualificação do sucessor e falta de pessoas qualificadas na organização; Falta de delimitação entre vida pessoal versus vida profissional da família fundadora = interseção entre as dimensões da família, propriedade e gestão; Conflitos de interesse pessoal versus crescimento da rentabilidade da empresa; Conflitos entre herdeiros (MATESCO, 2014). Infelizmente na maioria das pequenas empresas familiares, o processo de gestão é pouco profissional. Geralmente as decisões são tomadas pelo fundador, que coordena e gerencia todas as atividades. Espera-se assim, que as discussões viabilizadas pelo desenvolvimento desta pesquisa possam trazer contribuições significativas para os profissionais da área, estudantes, pesquisadores, empresas e demais interessados nesta temática que embora já venha sendo discutida a algum tempo ainda continua se mostrando como atual e relevante.

REFERÊNCIAS ADACHI, P. P. R. de S. Empresas familiares e a profissionalização da gestão: estudo de casos em empresas paulistas. Rev. Adm. A; MÜLLER, F. M. Gestão de empresas familiares: estudo de caso em uma empresa de confecções, 2013. Disponível em http://www. convibra. Gestão e Sucessão em Empresa Familiar. Gestão e Desenvolvimento, Novo Hamburgo, RS, v. n. p. jan. n. p. Jan. Mar. LEONE, N. LODI, J. B. A Empresa Familiar. Ed. São Paulo: Pioneira, 1998. São Paulo: Editora Gente, 2006. ROSA, L. R. Desafios da gestão em uma empresa familiar: Uma experiência na Empresa Buffet Doces Sabores, 2014. Disponível em https://cepein. com. br/Arquivos/downloads/semana_cientifica/Trabalhos%202016/Administracao/GESTAO_EMPRESARIAL-_DESAFIOS_DA_GESTAO_EM_UMA_EMPRESA_FAMLIAR_NA_CIDADE_DE_PICOS_PI.

pdf. Acesso em 13/03/2018. WERNER, R.

130 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download