O USO DAS TICs COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA
Nome do professor ___________________________________________ Prof. Nome do professor ____________________________________________ Prof. Nome do professor RESUMO As pesquisas relacionadas a aplicação das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) como estratégias e aprendizagem da língua inglesa ao longo dos últimos anos tem fornecido grandes contribuições para a criação de metodologias e estratégias para o ensino de línguas estrangeiras. Neste sentido, este trabalho se soma aos demais na medida em que tem como objetivo analisar a aplicação de algumas TIC’s para a criação de estratégias de ensino da língua inglesa a partir do uso de ferramentas tecnológicas disponíveis na internet. O método de pesquisa adotado neste trabalho foi de caráter bibliográfico, com a pesquisa em bases digitais de artigos, documentos oficiais e livros disponíveis para consulta.
The research method adopted in this work was bibliographic, with research in digital databases of articles, official documents and books available for consultation. As a result, it was observed that the use of digital applications and teaching platforms, such as Duolingo, Hello English, Lingualeo, Upmind, Zoom and WhatsApp are essential to assist in mediation and creation of strategies for teaching English language inside and outside the classroom. These tools help in the process of developing strategies for teaching the English language through practical, expository classes and even classes that use playful methodologies. A negative point of the use of these technologies is that there is still a limitation of internet access by a part of the Brazilian population. Even so, this limitation does not take away the innovative character of ICT-based teaching strategies.
Com o avanço das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) ouve um aumento de metodologias técnicas voltadas para o ensino de línguas. As novas tecnologias permitiram o avanço da investigação de novos modelos e técnicas de ensino e tem despertado o interesse dos professores e dos alunos em relação a utilização de novas técnicas e estratégias inovadoras. As técnicas inovadoras têm contribuído de forma decisiva para melhorar os processos de ensino/aprendizagem, melhorando o vocabulário em língua inglesa dos alunos. É comum a humanidade demonstrar uma postura de “desconfiança” ou até “resistência” diante da adoção de novas tecnologias que no âmbito da educação vão desde a adoção da calculadora até o uso de aplicativos (PREBIANCA, 2015).
Atualmente, também é possível notar uma certa desconfiança na adoção de novas tecnologias para auxiliar em estratégias educacionais para o ensino de língua inglesa, principalmente por que a tecnologia ainda não é explorada em sua totalidade. referente aos resultados e discussões, é feita uma análise sobre algumas ferramentas de ensino disponíveis na internet e a sua utilização enquanto estratégia de ensino da língua inglesa. Por fim, no item 3 são realizadas as considerações finais dos resultados analisados neste trabalho. – Fundamentação teórica De acordo com Casiraghi (2020) pesquisas demonstram que a utilização de estratégias de aprendizagem poderiam ser mais frequentes entre os estudantes pois são decisivas para o seu sucesso escolar e acadêmico. Cabe destacar que as estratégias de aprendizagem podem ser potencializadas por meio do uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC) aplicadas ao ensino.
O avanço de tecnologias digitais está proporcionado uma verdadeira revolução no ensino de línguas, na medida em que proporciona a possibilidade de um ensino hibrido onde o professor pode fazer uso de diversos tipos de ferramentas tecnológicas que contribuem para melhorar o aprendizado dos alunos. Trata-se de um período onde há uma tendência de consumir mais informação. Em relação aos alunos, é possível notar um consumo maior de informação fora da escola, ou seja, um conteúdo ensinado em sala de aula pode ser revisado ou expandido por meio de outras plataformas digitais. De acordo com Finard (2014) esta sociedade do conhecimento também tem contribuído para o processo de internacionalização do ensino. Neste sentido, o processo de internacionalização do conhecimento necessita que as pessoas sejam fluentes em determinadas línguas, destacando aqui a língua inglesa.
No Brasil, por exemplo, a língua inglesa tem se tornado fundamental para que os estudantes tenham acesso a novos conhecimentos e produtos em outras instituições de ensino e pesquisa. A lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), torna o ensino de uma língua estrangeira na escola pública obrigatório (BRASIL, 1998). Diante da sua universalidade e da aprovação da lei que obriga o seu ensino, o inglês se tornou uma das línguas estrangeiras mais ensinada em escolas públicas, privadas e em cursos de idiomas no país. Neste sentido, o principal objetivo do Ministério da Educação (MEC) com o oferecimento da disciplina de língua inglesa nestes últimos anos foi de contribuir com a promoção da pluralidade linguística e sociocultural dos brasileiros com outros povos do planeta.
Embora de forma tímida, este cenário tem se concretizado, principalmente entre as pessoas com maior poder aquisitivo. De acordo com Lima (2014), a aprendizagem de uma língua estrangeira simultaneamente com a língua materna, é um direito de todos os estudantes brasileiros conforme preconiza a LDB e a Declaração universal dos direitos humanos. Ao término da seleção dos trabalhos científicos, localizados por meio de revistas científicas online e repositórios de trabalhos acadêmicos, deu-se prosseguimento ao trabalho com a leitura e interpretação dos textos. Esta etapa teve como objetivo a localização de informações uteis para a elaboração deste trabalho, com a devida análise e discussão dos resultados e apontamentos necessários ao final da pesquisa. A localização das informações e dos dados utilizados para a elaboração deste trabalho obedeceu aos seguintes procedimentos: • Leitura prévia dos trabalhos selecionados – Nesta etapa os trabalhos foram lidos previamente, tendo como objetivo obter uma noção sobre o conteúdo abordado em todo o trabalho.
É através de uma leitura prévia que se torna possível selecionar as obras mais importantes e que serão examinadas e analisadas de forma mais detalhada afim de compor o corpo de ideias e dados presentes no trabalho final. • Leitura seletiva – Nesta etapa os textos científicos foram lidos de forma mais atenta, destacando as partes mais importantes do texto para a sua posterior utilização no corpo do trabalho. Isso demonstra que os alunos podem desenvolver suas próprias estratégias de aprendizagem, porém os estudos indicam que este cenário é exceção. Neste sentido, grande parte dos alunos precisam de um apoio para desenvolverem estratégias adequadas para aprender mais rápido e melhor. De acordo com Costa […] foi investigado se um alto nível de conhecimento metacognitivo sobre solução de problemas poderia compensar uma baixa aptidão global.
Aptidão aqui deve ser entendida como propensão para desempenhar de maneira bem sucedida tarefas escolares. Os participantes eram crianças da escola primária (4a e 5a série). Desde a criação do CALL recursos tecnológicos voltados para o campo educacional têm sido criados com mais frequência. Esta área também tem se tornado um campo o foco de maior interesse por parte dos pesquisadores e estudiosos da área, principalmente em países mais desenvolvidos economicamente. É importante afirmar que o uso de tecnologias para o ensino de línguas não é nenhuma novidade. Na verdade, tecnologias educacionais têm feito parte desse cenário a algum tempo. No Brasil, é possível afirmar que as pesquisas no campo educacional envolvendo a importância das tecnologias datam do final da década de 1990.
as estratégias de linguagem podem ser consideradas como um processo de aprendizagem que é conscientemente selecionado pelo aprendiz para melhorar o seu aprendizado da língua alvo que se deseja. A tecnologia está proporcionando uma revolução no ensino na medida em que contribui para um ensino hibrido onde o professor pode utilizar diversos tipos de ferramentas tecnológicas para que o aluno possa aprender mais e com maior qualidade tanto na sala de aula quanto em ambientes virtuais. Para Silva (2013, p. com o advento da internet, as pessoas estão passando mais tempo diante da tela do computador, realizando as mais variadas atividades. Este comportamento contribui para a busca por alternativas de aprendizagem mais eficientes. O advento da internet possibilitou uma reafirmação do status da língua inglesa no âmbito internacional, possibilitando assim novas possibilidades de negócios e interações entre usuários do mundo inteiro.
A adoção da língua inglesa enquanto língua franca na aviação, nos negócios e no campo educacional tem possibilitado uma construção colaborativa de conhecimentos, tecnologias e uma maior integração cultural. De acordo com Mesquita (2018 p. a inserção da tecnologia ao ensino é quase tão antiga quanto a história do surgimento do sistema de escrita. Para que a escrita fosse possível, foi preciso recorrer a suportes como tabuas de argila, a pedra, o metal, o couro e o papel. c - Lingualeo Figura 1. d - Menrise Aplicativos como o Duolingo e o Hello English são ferramentas importantes para auxiliar o professor no ensino de línguas, porém estes aplicativos nunca devem ser usados para substituir o professor, pois embora sejam inovadores, ainda apresentam algumas deficiências metodológicas.
Aplicativos como estes auxiliam no processo cognitivo de aprendizagem de uma língua estrangeria, onde utilizam um método tradicional de ensino baseado na memorização das palavras, sons e regras gramaticais. O uso destes aplicativos, enquanto estratégia de complementação dos estudos da língua inglesa, se constitui como um grande desafio para os educadores, pois o desafio está em orientar o aluno em como filtrar as ferramentas e informações mais importantes disponíveis neles e quais as estratégias a serem utilizadas para um melhor aproveitamento, tais como: quantidade de horas a serem gastas nestes aplicativos, a melhor forma de complementar o que está sendo estudado. Os aplicativos citados logo acima possuem versões gratuitas e versões pagas que disponibilizam um conjunto maior de vantagens, entre elas a possibilidade de ter uma maior quantidade de exercícios e tarefas e também a possibilidade de baixar exercícios para serem feitos sem a necessidade de se conectar à internet.
A intensão é fazer com que os alunos se divirtam enquanto estão aprendendo. Outras ferramentas como facebook, youtube e zoom também contribuem para o ensino de línguas estrangeiras. De acordo com Junior (2013) a interação através de plataformas como o facebook pode apresentar um grande potencial pedagógico para o aprendizado a língua inglesa, porém este recurso ainda é considerado subexplorado. Para Dias (2014) as redes sociais, nos últimos anos, têm atraindo um número cada vez mais de usuários em todo o mundo. Entre as redes sociais mais conhecidas estão o Facebook, que já possui mais de 10 anos de existência e é uma das redes sociais mais populares no Brasil. A mediação por meio da tecnologia está fazendo aparecer um aprendiz autodirigido, considerado um indivíduo capaz de adquirir novos conhecimentos por intermédio das comunicações com o professor e do retorno que este recebe.
Neste processo, a mediação se torna ajuda na melhoria do processo de ensino/aprendizagem envolvendo os aplicativos e plataformas de ensino. A tecnologia funciona como uma ligação entre os diversos atores que compõe o processo de ensino/aprendizagem, facilitando e direcionando os melhores caminhos para a obtenção do conhecimento necessário para a aprendizagem. Para que haja sucesso na parceria entre professor e aluno se tornar necessário que o professor crie as condições para o ensino, tais como: indicações de literaturas disponíveis online, criação de listas de discussão e adequação e controle do ambiente virtual utilizado. O ambiente digital, tendo seu uso intensificado pelo uso maciço da internet, tem reforçado a concepção do inglês como língua internacional e também tem ajudado a mudar por completo o conceito de docência na educação (FINARDI; PREBIANCA, 2015; JORDÃO, 2014).
O crescimento do uso das TIC’s no Brasil é acompanhado por uma tendência global no uso destas tecnologias. Com isso, as contribuições do mundo digital têm ajudado de forma decisiva no processo de ensino/aprendizagem. Considerações finais Apensar do importante papel que as TIC’s têm apresentado no processo de ensino/aprendizagem a língua inglesa, é visto que existem algumas barreiras que parecem resistir aos efeitos da globalização. Estas barreiras podem ser desde a ausência de sinal de internet nas residências da pessoa até a irredutibilidade dos professores em adotar novas tecnologias para auxiliar no ensino. As tecnologias têm desempenhado um importante papel para a criação de novas metodologias e estratégias de ensino e formação docente. Neste sentido, umas das principais vantagens das TIC’s e da inclusão de estratégias no processo de ensino/aprendizagem em língua inglesa é a possibilidade de maior integração das estratégias às atividades e tarefas pedagógicas.
Isso possibilita uma maior contextualização e assimilação do conteúdo ensinado. Referências bibliográficas consultadas ALMEIDA, L. H. T. A Globalização da Economia, a Internet e o Ensino de Língua Inglesa como Idioma Global. Revista da Fapese, v. n. p. BRASIL. de 2020. CASIRAGHI, Bruna; BORUCHOVITCH, Evely; ALMEIDA, Leandro S. Crenças de autoeficácia, estratégias de aprendizagem e o sucesso acadêmico no Ensino Superior. Revista E-Psi, v. n. Disponível em: http://repositorio. unicamp. br/bitstream/REPOSIP/251684/1/Costa_ElisReginada_M. pdf. Acesso em: 06 jul. FARIA, H. O. Socializando e aprendendo: a incorporação da rede social Orkut ao ensino de língua inglesa. Belo Horizonte, MG. Dissertação de Mestrado. Caderno do CNLF, Rio de Janeiro, v. n. Lévy, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.
php/calidoscopio/article/view/3254/1280. Acesso em: 30 jun. MESQUITA, Sandra Valéria Dalbello de. Aprendizagem de língua inglesa mediada por tecnologia: aplicativos para dispositivos móveis. Dissertação (mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias). Freire; MUSSIS, Carlo Ralph de. Análise de conteúdo e pesquisa na área da educação. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. n. p. p. QUEVEDO, Angelita Gouveia; DE CANHA CRESCITELLI, Mercedes Fátima. Recursos tecnológicos e ensino de língua materna e estrangeira (a distância ou semipresencial). Linha D'Água, n. p. Disponível em: < http://seer. abed. net. br/index. php/RBAAD/article/view/243/121>. br/index. php/textolivre/article/view/6497/7693>. Acesso em: 28 jun. VARGHESE, N. V. org. br/xiv_cnlf/tomo_1/208-220. pdf>. Acesso em: 25 jun.
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