O trabalho do psicólogo no cras com ênfase na psicologia social

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Gestão de crédito

Documento 1

Esse trabalho visa fazer um levantamento na literatura de artigos que compartilham relatos de experiência ou metodologias de trabalho que possam auxiliar outras equipes de unidades do CRAS em locais diferentes O protagonismo do psicólogo frente às atividades promovidas pelos CRAS precisam ser melhor acompanhadas com objetivos claros e claro, condições apropriadas de trabalho e remuneração SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 5 1. A atuação do psicólogo 5 1. O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) 5 1. Psicologia Social 7 1. Outros locais de trabalho típicos incluem clínicas, hospitais, educação, instalações de reabilitação e centros comunitários e de saúde mental em processos interpessoais do indivíduo ou da comunidade como daquele local como um todo. A maioria dos psicólogos pesquisadores trabalham em faculdades e universidades, agências governamentais ou organizações privadas de pesquisa (CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA, 1992; FIGUEIREDO, 2022).

O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Os CRAS, fazem parte do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que atualmente é coordenado pelo poder público e tem como objetivo organizar os serviços de assistência social no Brasil, por meio do financiamento de políticas públicas e da coordenação das atividades realizadas pelos Estados e Municípios. Foi criado pela lei orgânica da assistência social (Loas) (lei nº 8. de 7 de dezembro de 1993) e implantado no ano de 2005 (MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME, 2009). Essencialmente, a psicologia social trata da compreensão de como o comportamento individual de cada pessoa é influenciado pelo ambiente social em que esse comportamento ocorre (FERREIRA, 2010). É importante notar que a psicologia social não é apenas olhar para as influências sociais.

A percepção social e a interação social também são vitais para a compreensão do comportamento social. A maneira como vemos as outras pessoas (e a maneira como pensamos que elas nos veem) pode desempenhar um papel poderoso em uma ampla variedade de ações e decisões (FERREIRA, 2010). O foco da psicologia social é entender como os indivíduos pensam, agem e sentem quando em situações sociais. Os critérios de inclusão foram de trabalhos que tenham os seguintes: • Textos descritivos/dissertativos que abordem o tema. • Artigos originais citando relato d experiência. • Não sejam artigos de revisão. Todos os trabalhos escolhidos passaram por uma leitura criteriosa e foram classificados quanto aos diferentes critérios de inclusão. Figura 1: Fluxograma do processo de revisão.

Tendo em vista que os serviços da política de assistência social são espaços de aprovação da equipe, é de suma importância o desenvolvimento de atividades socioeducativas que estimulem a participação do público, contribuindo para a criação de uma clínica ampliada de psicólogos que possibilite uma atuação crítica. lendo a realidade e protagonismo social com os sujeitos e a comunidade em que se insere (MACÊDO, 2018). Observa-se que no parágrafo anterior, se colocou o psicólogo como um ator dentro de todo o atendimento desenvolvido pelos CRAS, é de suma importância que se entenda que esse profissional não está ali para “clinicar” e sim como uma peça fundamental no desenvolvimento das atividades, em 2009 o até então Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, criou um Manual com orientações para o desenvolvimento das atividades.

Segue trecho que explica a função do psicólogo ipsis litteris (CREOP, 2007; MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME, 2009). Os profissionais da psicologia não devem adotar o atendimento psicoterapêutico no CRAS. Os psicólogos também podem usar seu conhecimento das emoções e comportamentos humanos para trabalhar em setores fora da saúde, como marketing, educação ou pesquisa (FERREIRA, 2010; FIGUEIREDO, 2022). Assim, pode-se dizer que somos altamente sensíveis ao nosso contexto social e, em particular, à desvantagem ou desigualdade e há uma evidência crescente de que isso impacta a saúde. As medidas de desigualdade de renda permitem comparações dos efeitos da desigualdade entre as comunidades (SOUSA et al. Sentir-se valorizado, autônomo e apreciado na sociedade e ter acesso a apoio social são parte integrante das posições sociais relativas e são fatores importantes nos resultados de saúde e bem-estar.

Além disso, essas diferenças não são apenas aparentes entre as comunidades; eles também são evidentes em todo o gradiente de classe social dentro das comunidades. Isso pode resultar em uma falha em se concentrar em influências de nível estrutural mais amplo que impulsionam o comportamento por meio de identidades sociais valorizadas (SOUSA; MEDEIROS; SILVA, 2021). Um corpo crescente de trabalhos teóricos e empíricos ilustra como as condições sociais promovem vantagens e desvantagens cumulativas para a saúde ao longo da vida. Este pode ser o caso de os ricos ficarem mais ricos enquanto os pobres ficarem mais pobres, em que relacionamentos tensos e sem apoio na infância desencadeiam uma cascata de fatores – como aumento do risco de depressão, baixo controle pessoal e maus hábitos de saúde – que levam a uma saúde mais precária e a relações mais tensas e menos solidárias ao longo da vida (FERREIRA, 2010; FIGUEIREDO, 2022).

Os estudiosos devem considerar esse processo em cascata e devem identificar as populações em risco, bem como os fatores de risco e proteção modificáveis mais importantes em suas relações sociais. Os estudiosos também devem ajudar a esclarecer quando os laços sociais afetam os hábitos de saúde (FERREIRA, 2010; FIGUEIREDO, 2022). Referência técnica para atuação do(a) psicólogo(a) no CRAS/SUAS. Conselho Federal de Psicologia (CFP). Brasília, CFP, 2007. CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA (CFP). Atribuições Profissionais do Psicólogo no Brasil. LOPES, Eliana Maria; FERREIRA, Clarice Regina CATELAN; FRIEDRICH, Douglas Renan. Psicologia e ruralidades: caminhos para um fazer psicológico transformador. Psicología, Conocimiento y Sociedad, v. n. p. Cinema Perto da Gente: Arte como Estratégia de Atuação do Psicólogo no CRAS.

Psicologia: Ciência e Profissão, v. e188206, 2019. MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME. Orientações Técnicas Centro de Referência de Assistência Social – CRAS. n. spe2, pp. SENRA, Carmem Magda Ghetti & GUZZO, Raquel Souza Lobo. Assistência social e psicologia: sobre as tensões e conflitos do psicólogo no cotidiano do serviço público. Psicologia & Sociedade, v. n. p. SOUZA, Laura Vilela. Práticas discursivas entre psicóloga/o e usuária/o no cotidiano de um CRAS. Psicologia em Estudo, v.

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