O PERFIL DO CONTADOR E A VITRINE DAS PROFISSÕES: CONTROLLER
Tipo de documento:Revisão Textual
Área de estudo:Contabilidade
ESCRIÇÃO DA FUNÇAO 6 3. Características da função 6 3. Exigências da função 6 3. Visão do papel de controller 7 4. COMPETÊNCIAS E HABILIDADES PROFISSIONAIS 9 4. Entrevista com controller 20 9. CONSIDERAÇÕES FINAIS 24 10. REFERÊNCIAS 25 1. INTRODUÇÃO A controladoria surgiu nos Estados Unidos a partir da Revolução Industrial no início do século XX, quando se iniciou a formação de grandes empresas, organizadas sob forma de departamentos e divisões, com controle centralizado. No Brasil, a controladoria surgiu com a instalação de empresas multinacionais norte-americanas, quando profissionais dessas empresas vieram para ensinar as teorias e práticas Contábeis, desenvolvendo e implantando sistemas de informações que fossem capazes de atender aos diferentes tipos de usuários da Contabilidade, inclusive para manter adequado o sistema de controle sobre as operações dessas empresas oriundas dos Estados Unidos.
Pode também ser um cargo que recebe outra denominação nas empresas, como por exemplo, Gerente Administrativo Financeiro. Devido a sua importância, o controller deve ser um profissional de alto nível nas organizações. O posicionamento ideal seria em nível de diretoria, já existindo, inclusive, em alguns grupos empresariais brasileiros como Diretor de Controladoria. – Exigências da função Em essência, no exercício de sua função, o moderno controller deve ter uma visão proativa permanente dirigida para o futuro. • Estabelecer, coordenar e manter um plano integrado para o controle das operações, medir a performance entre os planos operacionais aprovados e os padrões; • Ter capacidade de prever os problemas que poderão surgir e de coletar as informações necessárias para as tomadas de decisões.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES PROFISSIONAIS 4. Exigências do mercado No mercado contemporâneo, o controller deve ser um profissional multifuncional, ou seja, deve ter uma bagagem nas áreas contábeis, financeira e administrativas. Em decorrência das profundas mudanças que estão ocorrendo nos processos produtivos e nas técnicas gerencias e administrativas, as exigências para o exercício do cargo de controller tornaram-se complexas e desafiadoras. Não há mais espaço para o profissional limitado às suas funções e tarefas rotineiras. A valorização do cargo de controller é conseqüência das mudanças turbulentas no mercado e das necessidades das empresas em elaborar um planejamento estratégico e controlar, com mais rigor, os custos administrativos, financeiro e de produção dos bens e serviços. Esta área não tem sido muito valorizada pelas instituições de ensino no Brasil.
Para se preparar controllers não se deve mais formar especialistas em contabilidade, já que as atribuições da Controladoria vão muito além dessa área. O controller deve ser um generalista, com capacidade de entender sua empresa e seu ramo de negócios. Para estar em dia com as atualizações das exigências do mercado, é fundamental a educação continuada. Conforme pesquisa realizada nos sites de vagas de emprego, percebemos que há grande busca por profissionais da controladoria que tenham amplo conhecimento nas áreas financeira administrativa, contábil, tributária, administrativa e auditoria. Como conseqüência disso, há previsão de que não haverá profissionais suficientes no mercado de trabalho caso a demanda continue crescente. Um profissional leva de Cinco a Seis anos para estar pronto assumir o cargo de Controller.
Com isso apresenta-se o gráfico contendo as informações do tempo de Experiência x Remuneração. • Remuneração média do mercado. Compreende-se que com base na revista Exame (mês de abril de 2011), o Controller tem a remuneração média de mercado inicial de R$ 7. O momento é perfeito, os valorizados pela crise agora são os profissionais nas áreas de finanças, que estão entre os mais cobrados e também entre os mais bem remunerados. As áreas gerenciais obtiveram certa valorização do ano de 2009 para 2010, principalmente em função da crise, que aumentou a importância dessas posições nas empresas. Nas empresas de pequeno, médio e grande porte, o Controller tem a seguinte demonstração na remuneração conforme o gráfico abaixo.
• Empresas de Pequeno e Médio Porte; • Empresas de Grande Porte; 7. Diferença de salários entre homens e mulheres É de suma importância citarmos diante do ganho de remuneração na função de controller, a diferença na remuneração entre homens e mulheres. Há muito preconceito, falta visão dos empresários de que a mulher é tão ou mais competente que os homens. ENTREVISTA 8. Entrevista com controller XXXXX, há 25 anos no mercado de trabalho. Exerce a função de controller há mais de 18 anos. Atua no ramo de logística industrial e prestação de serviços em consultoria, sócio majoritário de uma empresa de consultoria contábil e jurídica. Quem encontra dificuldade é preguiçoso. Existe mesmo é muito trabalho e com persistência. Quais as formações acadêmicas para exercer a função de Controller? Ciências Contábeis é fundamental, porém, digo que a necessidade vai surgir naturalmente, pois para se dedicar numa certa função o profissional percebe ao longo do tempo o que precisa e investi nos cursos que compõe para incorporar o seu cargo e nada é feito isoladamente, o profissional vai perceber em sua caminhada mesmo após concluído a graduação necessidade de ampliar seus conhecimentos em cursos de graduação ou pós graduação que são também complemento importantes para sua carreira como controller, conclui então a graduação de contábeis e segue com direito e gestão de finanças.
Quais as principais funções do Controller? O controller precisa de 6 (seis) visões básicas: • Planejamento Estratégico; • Finanças; • Marketing; • Gestão de Processos; • Logística; • Gestão de Pessoas. Além disso, é preciso ser humilde ao delegar as tarefas, pois para delegar é preciso em primeiro lugar saber executar cada etapa do processo para depois entregar a atividade nas mãos de sua equipe. Este fica focado apenas no processo de sua responsabilidade, e isto por muito das vezes é uma deficiência que está sendo lapidada com cautela e paciência. • Receber informação de outra área; • Processar a informação • Produto final (resultado) Deste aspecto, considero também como desafio, formação de uma boa equipe, explorando as aptidões de cada colaborador, e com isto atentar a todos os objetivos de uma visão macro da empresa.
Fale de modo geral os desafios nos cargos de Controller. No momento atual temos à nossa disposição os recursos de pessoas, tecnologia e infra-estrutura. Pouco é explorado o que está a nossa vista ou temos resistências às novas implantações e/ou mudanças. Campus, Rio de Janeiro, 1986. OLIVEIRA, Luís Martins de; PEREZ JUNIOR, José Hernandez; SILVA, Carlos Alberto dos Santos. Controladoria Estratégica. Ed. São Paulo: Atlas, 2010. com. br/carreira/ferramentas/tabela-de-salarios-rh/empresa=financeiro-contabil-pequeno-e-medio-porte www. controlcontabil. com. br/textos www. br www. ufmg. br/online/arquivos/012833. shtm www. congressousp.
1334 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto
Apenas no StudyBank
Modelo original
Para download
Documentos semelhantes