O IMPACTO DA MUSCULAÇÃO CONTRA A OBESIDADE

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Serviço Social

Documento 1

Conforme identificado pela pesquisa, as grandes causas dessa doença estão atreladas ao grande consumo calórico e ao sedentarismo, afetando principalmente as camadas com menor poder socioeconômico e presentes em todos os continentes. A preocupação ao combate da obesidade tem se dado a nível mundial, já que a doença está intimamente ligada a doenças cardíacas, diabetes, câncer e outros propõe então, que a partir da prática do Exercício Resistido acompanhada por profissional capacitado de Educação Física, aliada a dieta balanceada pode ser uma importante forma de combater e prevenir a doença. Palavras-chave: Obesidade; Exercício Resistido; Sedentarismo; Perda de peso. INTRODUÇÃO Os encantos da vida moderna passam despercebidos, mas reduzem drasticamente a atividade física, o que aumenta o sedentarismo, que, aliado a outros fatores de risco, contribui para o desenvolvimento de diversas doenças crônicas, como diabetes, osteoporose, câncer de pescoço, pulmão e próstata.

e até doenças cardiovasculares Zaitune et al. Logo, o exercício resistido tem se apresentado como a mais eficiente forma de perda de peso e ganho muscular, simultaneamente. Além disso, segundo o autor, concomitante a perda de peso, os ganhos em benefícios a saúde são inúmeros como melhora na oxigenação do corpo, ganhos de resistências nos aparelhos cardiorrespiratórios, flexibilidade e ganho na massa óssea, por exemplo. A obesidade, segundo MONTEIRO (2007) é definida como o acúmulo excessivo de gordura corporal, no qual o gasto de energia é bem menor que o consumo e ingestão de calorias, fazendo dele um distúrbio heterogêneo. Outra notória diferença é entre excesso de peso e obesidade. Quando há incidência de obesidade, a gordura corporal aumenta de uma forma geral por todo o corpo e ultrapassa os limites consideráveis saudáveis de acordo com o indivíduo.

Entretanto, a combinação entre uma boa alimentação e exercícios resistidos precisa ser feito de modo que se encaixe no perfil de quem irá combater a obesidade, do mesmo modo que são feitas as prescrições médicas, analisando o paciente e avaliando as quantidades de acordo com o seu perfil. Devem ser levadas em consideração o condicionamento cardiorrespiratório, a forma corporal, a capacidade física e a flexibilidade. Seu objetivo, além do emagrecimento imediato deve ser também o combate ao sedentarismo, garantindo assim um efeito duradouro do processo. Assim, segundo FARIA (2011), é preciso "obedecer a determinados fundamentos. Modalidade, duração, frequência, intensidade e modo de progressão são os principais parâmetros a serem observados" para garantir o melhor risco/benefício 2.

Três elementos ligados a essa transformação influenciaram no padrão da atividade física. Um deles, o qual aborda especialmente a população infanto-juvenil, foi o crescente uso da televisão como fonte de lazer. Com relação a esse costume, existe uma grande disposição em utilizá-lo em horas diárias, reduzindo a prática esportiva de lazer e aumentando o consumo energético particularmente em crianças e adolescentes. Mendonça & Anjos, 2004). Jogos como amarelinha, esconde-esconde, jogar bola, diminuíram de valor ao longo dos anos. Embora a literatura não indique relações de causa e efeito, fica claro que as pessoas se tornam fisicamente ativas, melhoram seu bem-estar psicológico e que a prática de o fazer está associada a fatores psicológicos (distração, autoeficácia e interação social).

Apresenta uma explicação que afeta diretamente os benefícios são muitos e ainda possuem propriedades ansiolíticas e de melhora do humor devido ao aumento da transmissão sináptica de monoaminas que também atuam como antidepressivos, e o consequente efeito depressor da morfina endógena no sistema nervoso central após o exercício. Zaitune et al. Segundo Mello et al (2005), os resultados benéficos não param por aí. A atividade física melhora a integridade vascular cerebral em conjunto com o aumento do transporte de oxigênio, síntese e quebra de neurotransmissores, de modo que pessoas ativas correm menor risco de transtornos mentais do que pessoas sedentárias. Usado - Ajuda a tratar doenças, fibromialgia, sangramento e inflamação gastrointestinal, trata o tabagismo e melhora a qualidade de vida.

Segundo García & Russell (2006). A atividade física contribui no tratamento de doenças pulmonares obstrutivas crônicas, asma, dislipidemias, câncer de colo e mama Alves et al. Alves & Lima (2008) aprofundam mais ainda nos benefícios da atividade física em obesos é destacado que o exercício relacionado com uma nutrição balanceada, com um nível adequado de cálcio na alimentação, no momento da contração muscular ocorre o aumento da atividade osteoblástica na região óssea onde os músculos são inseridos e como consequência, acarreta a mineralização. A prática de exercícios regulares pode ajudar na perca de peso e na prevenção da osteoporose, dentre outras disfunções ósseas. Vemos a educação física como um campo dinâmico de pesquisa e reflexão.

Problemas e questões emergem da prática, e articulá-los torna-se um problema que desafia a ciência e a filosofia. Sendo a educação física um espaço dinâmico de pesquisa e reflexão, acreditamos que as atividades e espaços que a disciplina disponibiliza às pessoas permitem que elas experimentem a ação e o desenvolvimento coletivo, ou seja, em um jogo de competição ou cooperação, em sala de aula para nutrição e mudança de hábitos alimentares, caminhada para atividades ao ar livre, orientação em academias de rua e outras são de fato atitudes que conferem à EF a natureza da EDUCAÇÃO no sentido mais amplo da palavra. Já para Ghiraldelli Júnior (1992, p. essa definição e conceito de Educação Física, contribui de forma incisiva no desenvolvimento das pessoas.

Para enfatizar ainda mais essa perspectiva que conecta a vida e os processos de conhecimento, surgiram novos desenvolvimentos fascinantes na pesquisa cérebro/mente. Se somos esse organismo vivo que aprende e reaprende, também nos reorganizamos em torno de novos saberes e tecnologias que possam melhorar a nossa vida, assim, as aulas de Educação Física trazem um sentido maior à todas as formas de entendimento e aprendizagens, somos uma sociedade de aprendentes como diz Assmann(2007) e se nos inserimos nesse contexto, temos uma série de implicações: ou seja, o que queremos aprender? Faz sentido o que estamos aprendendo? Para que aprendemos? Nossas inquietações é para que o planeta e a sociedade dos que aprendem possa evoluir e crescer em rede, ou seja, os saberes da sociedade aprendente só fazem sentido se promovem a vida.

O exercício físico visa apoiar o desenvolvimento do potencial físico, cognitivo e emocional das pessoas, adquirindo conhecimentos e formas de agir para que se tornem cidadãos participantes da sociedade em que vivem. A educação física existe e permanece em uma sociedade de aprendizes dessa natureza: ela promove o desenvolvimento do potencial físico, cognitivo e emocional das pessoas. A musculação ao longo de sua história sempre foi uma atividade cercada de mitos e considerável empirismo, muitas vezes reservada apenas para atletas e fisiculturistas no levantamento de peso. O exercício físico é uma forma poderosa para recuperar a força, a resistência, a flexibilidade, além da mobilidade. Situações patológicas nas quais os efeitos benéficos dos exercícios resistidos têm sido documentados e incluem: artroses, osteoartrites crônicas, tendinites crônicas, discopatias em geral (degeneração discal e hérnias de disco) dores posturais, entre outras doenças metabólicas, cardiovasculares e musculoesqueléticas.

Os exercícios resistidos são seguros desde que orientados com precisão, pois a posição corporal, as cargas e as amplitudes podem ser adequadamente adaptadas em função de qualquer limitação (SANTARÉM, 2006). Um importante fator de proteção à coluna é a prática dos exercícios resistidos juntamente a alongamentos específicos. A prática da musculação torna a pessoa mais forte, mais à probabilidade de lesões na sua prática existem, portanto, a seleção dos exercícios, o volume e intensidade destes exercícios podem se não prescritos adequadamente, contribuir para desordens da coluna (TOSCANO; EGYPTO, 2001). apud KOCHE, 2003, p. “toda pesquisa de certa magnitude tem que passar por uma fase preparatória de planejamento”. Planejar constitui buscar prováveis alternativas para serem realizadas, buscando a flexibilidade do conhecimento - o que é a fundamental especialidade do planejamento de uma pesquisa, procurando explicar seu processo de solução.

Os traços característicos da pesquisa qualitativa são: objetivação do fenômeno; hierarquia de atividades para descrever, compreender, explicar, esclarecer a relação entre o global e o local em um determinado fenômeno; respeitar as diferenças entre o mundo social e o mundo. RESULTADOS E DISCUSSÃO De acordo com dados divulgados pelo Ministério de Saúde em 2016, a obesidade no Brasil tem aumentado de forma alarmante. Já em crianças e adolescentes, as maiores causas do excesso de peso grave é se associa ao aparecimento de doenças cardiovasculares, também da diabetes e de problemas psicológicos, podendo causar, inclusive, problemas sociais e econômicos na vida adulta. CONCLUSÃO Com o presente trabalho, foi possível, por meio da profunda análise bibliográfica, identificar inúmeros fatores que abrangem a questão da obesidade e seu combate mediante a prática do Exercício.

Para compreender a demanda que gerou o interesse em produzir este trabalho, inicialmente foram estudados os dados da obesidade no Brasil e no mundo. Foi importante entender por que o profissional de Educação Física deve estar atento as necessidades do seu entorno para, assim, propiciar progressivamente saúde para a população em que está voltado. Feita esta observação, o trabalho esquadrinhou, então, o verdadeiro objetivo: desvendar os benefícios do exercício no combate a obesidade. Acesso em: 30 out. ALVES, Crésio; LIMA, Renata Villas Boas. Impacto da atividade física e esportes sobre o crescimento e puberdade de crianças e adolescentes. Revista Paulista de Pediatria. São Paulo, v. Revista Brasileira de Medicina do Esporte. Niterói, v. n. p. set/out. dez. Disponível em: <http://www.

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UFMG, 2011. Acesso em: 30 out. FERREIRA, A. B. H. Novo Aurélio século XXI. O Dicionário da Língua Portuguesa. PEREIRA, J. L; SOUZA, E. F; MAZZUCO, M. A. Adaptações Fisiológicas ao Trabalho de Musculação.

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