Musculação para idosos

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Educação Física

Documento 1

OBJETIVOS 5 4. JUSTIFICATIVA 6 5. METODOLOGIA 8 5. Métodos 8 6. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 10 7. O sedentarismo associado a outros fatores de risco estimula de forma significativa para o aparecimento de doenças cardiovasculares, como por exemplo, o diabetes, a osteoporose, o câncer de cólon e de pulmão, além de outras doenças com caráter cardiovascular (ZAITUNE et al. Na terceira idade o sedentarismo é um fator agravante, porque após um tempo na condição sedentária, o idoso se torna inapto de forma gradativa para desenvolver algumas atividades físicas. Como consequência dessa atenção direcionada aos idosos, foi percebido, através de estudos, que a prática de atividade física é fundamental para que se tenha uma boa qualidade de vida, sendo a musculação uma prática indicada para o idoso (BENEDETTI e BENEDETTI, 1996).

Pinto (et al. estabelece a musculação como sendo uma prática que se fundamenta nos princípios de treinamentos com pesos, mecanismo esse que é o mais eficiente quando se trata da indução das respostas que o sistema fisiológico dá ao exercício. estabelecem o envelhecimento como sendo um processo dinâmico, progressivo, natural e irreversível, que faz o acompanhamento do indivíduo desde o momento do seu nascimento até a sua morte. O mesmo pode ser classificado de quatro modos: o envelhecimento biológico, o intelectual, o social e o funcional. Sendo o envelhecimento biológico continuo que tem a ocorrência do decorre de toda a vida, podendo variar de indivíduo para indivíduo. No intelectual o indivíduo tem inicia os déficits no sistema cognitivo e apresenta falhas na memória.

Sendo o envelhecimento social relacionado a capacidade que o indivíduo tem de produzir aspectos culturais. Zaitune et al. estabelecem a associação do sedentarismo com fatores como gênero, nível socioeconômico e realidades ambientais e sociais como, por exemplo, a possiblidade de acessar espações físicos que sejam atrativos, menor circulação de carros, etc. Silva e Ferrugem (2007) conceituam a terceira idade como um processo que apresenta o aumento da massa gordurosa e a diminuição da massa magra, causando a perda óssea e a atrofia muscular, causando também a uma perda de mobilidade nas articulações. O declínio da massa magra é consequência da diminuição no tamanho e das fibras musculares. Os autores ainda estabelecem que a força se apresenta em um papel muito importante para a sistema de locomoção dos idosos, para a massa óssea, no equilíbrio e no risco de quedas, caracterizando-se assim como uma capacidade física que tem fundamental importância para a qualidade de vida dos idosos.

A pesquisa qualitativa surge de forma inicial no campo da Sociologia e da Antropologia. Nas últimas décadas esse método de pesquisa passou a compor os campos da Educação, Psicologia e a Administração de Empresas. Ao contrário dos estudos quantitativos que, normalmente, buscam seguir de forma rigorosa um modelo previamente estabelecido (baseado em hipóteses), a pesquisa de caráter qualitativo geralmente é direcionada na medida que é desenvolvida; além de não numerar ou fazer medida de eventos e não utilizar de instrumento estatístico para análise dos dados coletados (NEVES, 1996). A pesquisa de caráter qualitativo, é de importante relevância em estudos que tenha foco no social, visto que há perceptível aumento nas condicionantes acerca do que está sendo observado. O trabalho apresenta a metodologia da pesquisa bibliográfica, para isto, fará o levantamento de dados através de plataformas acadêmicas.

Número de referências incluídas no estudo Após leitura dos artigos encontrados, separando-os em primeira fase pela leitura de título e resumo e, posteriormente, leitura na íntegra dos artigos, foram incluídos 19 artigos nesse projeto. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA Moreira e Borges (2009), em seus estudos, abordam que uma parcela significativa da população idosas demonstra interesse sem se manterem mais saudáveis, mais ativos e independentes em seus afazeres. Programas e propostas de programa que visão o incentivo e repercutem a prática de atividades físicas também apresentam crescimento, atividades essas que podem ser a prática de esportes, atividades recreativas ou exercícios de força, dança, de modo que a modalidade praticada não importe, pelo fato de todas trazerem benefícios à saúde.

Os exercícios de força têm sido considerados gradativamente mais indicados para os idosos. Visto que os idosos têm a capacidade de adaptação fisiológica a este tipo de treinamento que se assemelha aos indivíduos que possuem menos idade. p. Sendo o conceito de incapacidade funcional muito abrangente, que tem sua definição pela incapacidade, deficiência, desvantagem, abordando outros fatores como autonomia e independência. De forma mais direta, a incapacidade funcional é possível de ser definida pela dificuldade a execução de determinadas tarefas do dia a dia ou pela falta de capacidade de empenhá-las (ROSA et al. O mesmo autor, estabelece que a capacidade funcional recebe influencia por fatores socioeconômicos, demográficos, psicossociais e culturais. Desde modo, alterações do estilo de vida, como ter uma regularidade na alimentação, fazer a prática de exercícios físicos e não ter vícios (álcool, fumo, etc.

Musculação na terceira idade. Revista da Educação Física/UEM 7(1):35-40,1996. Disponível em: http://www. academiafisiofitness. com. up. pt/_arquivo/artigos_soltos/vol. nr. Joana_Carvalho_2. pdf. br/grupoestudo/orientacoes_pdf/15. pdf. Acesso em 11 abr. MAZO, G. Z. São Paulo: Editora Hucitec, ed. MOREIRA, A. K. BORGES, M. R. pdf. Acesso em: 05 mar. NASCIMENTO, S. R. C.  Caderno de pesquisas em administração, São Paulo, v. n. p. PEDRO, E. M; AMORIM, D. php/fef/article/view/236/188. Acesso em 10 Mar. PINTO, M. V. M. O; MUNARO, H. L. R. Efeitos do treinamento resistido sobre a força muscular e a autopercepção de saúde em idosas. Revista Bras. et al. Adesão de idosos a programas de atividade física: motivação e significância. Revista Bras.

Ciênc. Esporte, Florianópolis, v. Musculação para a terceira idade. Disponível em: https://repositorioinstitucional. uniformg. edu. br:21074/xmlui/bitstream/handle/123456789/239/MUSCULA%c3%87%c3%83O%20PARA%20A%20TERCEIRA%20IDADE. org/pdf/rsp/v37n1/13543. pdf. Acesso em 24 mar. SILVA, B. F. br/dados/000003/000003F1. pdf. Acesso em 15 mar. SILVA, C. D; FERRUGEM, P. cdof. com. br/Treinamento%20de%20Forca%20Para%20Idosos. pdf. Acesso em 11 mar. pdf. Acesso em 10 abri. ZAWADSKI, A. B. R; VAGETTI, G.

951 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download