INTEGRAÇÃO E SOCIALIZAÇÃO ORGANIZACIONAL

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Gestão de segurança

Documento 1

Pós-graduando Nome do Pós-Graduando. Orientador / Co-orientador Nome do Orientador 4. Questão Problema Qual é o impacto da socialização e a integração para os novos servidores públicos no ambiente de trabalho? 5. INTRODUÇÃO A integração e a socialização é o processo pelo qual, o funcionário começa a compreender e aceitar os valores, normas e convicções que são postulados em uma organização. Ao entrar em uma empresa, um novo trabalhador experimenta: • Incerteza, devido à nova situação e à mudança; • Expectativas irreais sobre o que a instituição pública é e o que se espera dela, como trabalhador; • Angústia com as surpresas que o trabalhador enfrenta em seu encontro inicial com a organização; • Medo sobre a possibilidade de não ser aceito por novos colegas de trabalhado.

Um olhar sobre a Administração em uma empresa Pública As exigências da sociedade sobre os orçamentos locais e estaduais parecem ser ilimitadas, mas o desejo e a capacidade do povo pagar por estas exigências são bem limitados, em outros termos os recursos são escassos para atender a necessidade ilimitadas, mas a cada direito conquistado ou a cada demanda atendida, novas necessidades surgem gerando críticas e discordâncias por parte da população por conta dos aumentos de carga tributária. Segundo Machado Jr. e Reis (2003), a aplicação dos princípios da unidade, da universalidade e da anualidade deve ser cumprida em relação a cada orçamento. Assim a entidade de direito público deve possuir apenas um orçamento para cada ano financeiro.

Os proventos de uma entidade pública advêm através da arrecadação de impostos, no entanto a administração desses valores, constitui-se em uma formação do agrupamento de obrigatoriedades que estabelecem que essa governabilidade tenha eficiência. Um outro fator importante na integração é o treinamento e desenvolvimento. Treinamento e desenvolvimento (T&D) fazem parte do processo para que se obtenha ou transfira conhecimentos e habilidades necessárias para a realização de uma atividade ou tarefa específica. Os benefícios se revelam tanto para o empregador quanto para os funcionários e são de natureza estratégica. O treinamento é o esforço planejado de uma empresa para facilitar o aprendizado de competências, conhecimentos, habilidades e comportamentos relacionados ao trabalho. Seu objetivo é que os funcionários tenham domínio de conhecimentos, habilidades e possam aplicá-las as suas atividades do dia a dia.

O T&D precisa demonstrar de que forma contribui para a vantagem competitiva da empresa, por meio de melhoria do desempenho do funcionário, do apoio a estratégia de negócio (como o crescimento da empresa) e da colaboração significativa para os resultados da empresa, como qualidade, produtividade, desenvolvimento de novos produtos e retenção de funcionários importantes para a organização (MADRUGA, 2018). Da perspectiva da empresa, o que os funcionários aprendem contribui para o desenvolvimento de ativos intangíveis como é o caso do capital humano, que é a soma de conhecimentos através de habilidades avançadas com entendimento do sistema e criatividade através da motivação para oferecer produtos e serviços de alta qualidade (MADRUGA, 2018). Existem abordagens que precisam ser analisadas para que se tenha um treinamento e desenvolvimento de acordo com as expectativas e objetivos da empresa, tais abordagens são apresentadas no Quadro 1.

Quadro 1. Abordagens de T&D Abordagem Reativa São abordagens tradicionais de treinamento podem ser geralmente denominadas como reacionárias, impulsionadas pela entrega tática de habilidades como as técnicas em tijolos e argamassa, treinamentos em salas de aula e onde o treinamento é visto como uma atividade orientada a eventos. Essas abordagens são importantes então para que a empresa analise-as garantindo com que seu pessoal esteja realmente treinado e desenvolvido conforme os valores organizacionais. Pacheco (2005) discorre que o treinamento pode ser considerado como um processo educativo com prazo curto, que deve ter a sua aplicação de forma centralizada, racional e metódica, baseada em processo organizacional, através de propor e gerar conhecimentos aos indivíduos, sendo atribuídas a habilidades, de acordo as metas, previamente estabelecidas, com o intuito da geração de crescimento produtivo, sem qualquer prejuízo nas ações que envolvem o comportamento do colaborador.

E o desenvolvimento, tem como característica essencial a dinamicidade da busca de melhoria, que é proposta através de transformações que contribuem positivamente na organização. O preciso projetar o desenvolvimento de modo estruturado, com o tempo necessário para a efetivação dos aprendizados. Este processo inclui o treinamento de integração, que é tão importante quanto um processo de recrutamento e seleção assertivo, pois, visa adaptar o novo colaborador à empresa, facilitando o seu processo de socialização no novo ambiente de aprendizado. Metodologia A metodologia que será apresentada neste trabalho terá abordagem qualitativa de caráter descrito, visando fundamentar teoricamente sobre do tema. Através da pesquisa qualitativa tem o objetivo de entender o comportamento das pessoas, suas opiniões, seus conhecimentos, suas atitudes, suas crenças, seus medos.

Está relacionada com o significado que as pessoas atribuem às experiências do mundo e com o modo como entendem o mundo que vivemos (PRODANOV; FREITAS, 2013). As pesquisas descritivas tem como objetivo primordial a descrição das características de determinada população ou fenômeno ou, então, o estabelecimento de relações entre variáveis. São inúmeros os estudos que podem ser classificados sob este título e uma de suas características mais significativas está na utilização de técnicas padronizadas de coleta de dados, tais como o questionário e a observação sistemática (GIL, 2008). CRONOGRAMA ATIVIDADES 2022 2022 FEV MARÇ ABR MAIO JUNH JULH JUL AGO SET OUT NOV DEZ Escolha do tema. Definição do problema de pesquisa X X Definição dos objetivos, justificativa.

X Definição da metodologia. X Pesquisa bibliográfica e elaboração da fundamentação teórica. X X x x Entrega da primeira versão do projeto. x X X Entrega do Referencial Teórico X X X X Avaliação do Referencial Teórico X X 10 REFERÊNCIAS BASTOS C. Comportamento organizacional e intraempreendedorismo intersaberes. Curitiba 2004 CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas. ed. Cengage Learning, São Paulo,2007. DINIZ, Arthur. O Líder do futuro: A transformação em líder coach – São Paulo: PAE Editora, 2010. GIL, A Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. MATOS F. A marinha brasileira na era dos encouraçados, 1895-1910. Rio de Janeiro, Fundação Getúlio Vargas. MOREIRA, C. M. Colider: 2008 (mimeo). NORTHOUSE, P. Liderança. ª ed. Thousand Oaks: Sage Publications. PENA, M.

COOPER, C. ABBOTT, G. DE JONG, A. HAWKINS, P. PINTRICH, P. e SCHUNK, D. Motivação na Educação: Teoria, Pesquisa e Aplicações, New Jersey, Upper Saddle River. Ed. p. Reimpressão – Rio de Janeiro – Editora FGV, 2005. SENNETT, R. A corrosão do caráter e consequências pessoais do trabalho no novo capitalismo. Rio de Janeiro/São Paulo: Record, 2001. TRAINNING , D.

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