Habitação modular em Container

Tipo de documento:Monografia

Área de estudo:Arquitetura e urbanismo

Documento 1

Com o passar do tempo as habitações passaram a ser mais duradouras, melhorando as condiçoes de vida formando se aldeias e posteriormente cidades. DINIZ,2018) Conforme foi aparecendo as diferenças sociais, as casas foram adquirindo caracteristicas conforme a classe social, pessoas de maior poder aquisitivo viviam em casas com varios cômodos, enquanto que a classe mais pobre vivia em cortiços ou nos arredores das cidades. DINIZ,2018) Nos séculos XIX e XX, os arquitetos estabeleceram condições ideais para as moradias como ventilação, posição ideal da casa em relação ao sol, disposição das instalações em geral contrariando os métodos da época. No século XXI com a evolução da moradia e o surgimento de novas tecnologias a construção vem evoluindo e se tornando cada dia mais sustentável com sistemas para racionalizar os recursos naturais e preservação ambiental.

EVOLUÇÃO DA TECNOLOGIA Na Europa ocidental, as técnicas construtivas surgiram de uma forma mais organizada no Imperio Romano. Fonte: http://www. sustentabilidade. org. br/) De outro modo, sustentabilidade é explorar os recursos naturais ou não, melhoria de vida, prejudicando da menor forma o equilíbrio entre a sociedade e meio ambiente. Lembrando a importância co-dependência entre seres humanos com o ambiente, para a existência da biodiversidade. concreto e argamassa; Processo de fabricação/demolição de peças pré-moldados em concreto (blocos, tubos, meio fio etc. feita de obras; Classe B: resíduos recicláveis para outros propósitos, exemplo: papel, papelão, plásticos, metais, madeiras entre outros. Classe C: resíduos aos quais não foram avançadas tecnologias propósitos economicamente viáveis concedam a sua reciclagem ou recuperação, exemplo: os produtos provenientes do gesso.

Classe D: resíduos perigosos vindos do processo de construção, exemplo: tintas, solventes, óleo contaminados proveniente de reformas, reparos ou demolições de clínicas radiológicas, instalações industriais e outros, como telhas e demais objetos e materiais que contenham amianto e ouros produtos nocivos à saúde Mas o container não se encaixa em nenhuma destas categorias citadas acima, visto que o container não se trata de um material que foi criado para ser usado na construção civil, e sim para transporte de cargas. Segundo Metalica (2012), com a construção em container além de se aproveitar um material nobre que é descartado, o reaproveitamento do container gera também economia de recursos naturais, como por exemplo areia, tijolo, cimento entre outros. p. apud CASTELNOU NETO e LEONE, 2015, p.

o container é feito de um caixa de metal autoportante coberto de aço corten. Ele é feito para resistir as intempéries, como por exemplo, o calor, a chuva, maresias. Este tipo de material além de possuir boa resistência a intempéries, ele é um material reciclável e possui também boa resistência mecânica, maior durabilidade se comparado ao aço comum e pouca necessidade de manutenção. Figura 3- Container Tanque Fonte: Universo da Logística, (2010) Este tipo de container é usado para situações especificas e ele deve possuir altos níveis de especificações porque geralmente ele transporta materiais de natureza perigosa. Open Top: Este tipo de container não possui teto, para cobertura das cargas que são carregadas usa se lona, usado para cargas que só possa ser carregado por cima.

Figura 4- Container Open Top Fonte: Universo da Logística, (2010) O container open top é usado em cargas que não podem ser carregadas pelas portas do container como, por exemplo, bombas ou maquinas que são cargas de dimensões maiores Container Open Side: Este tipo de container possui três paredes e uma de suas laterais é aberta. Figura 5- Container Open Side Fonte: Universo da Logística, (2010) Por sua lateral ser aberta este tipo de container é indicado para para transporte de animais e tambem é ideal para separar ambientes. Flat Rack: é um container que não possui teto e laterais, ele possui apenas o piso e suas extremidades. Para uso na construção civil de acordo com Occhi (2016), os containers mais utilizados são os de tipo High Cube de 40 pés, pois ele é um container com maior altura e os de tipo Dry Box de 20 e 40 pés que são os mais tradicionais e esses tipos permitem a criação de ambientes com dimensões prorporcionais a de uma casa comum.

Além disso, de acordo com Metalica (2012), antes do container se tornar uma moradia é importante jatear o container com um abrasivo e repinta lo com uma tinta não toxica, para evitar a contaminação dos futuros moradores. CASAS CONTAINER AO REDOR DO MUNDO De acordo com metalica (2012), a construção em container é uma construção alternativa benéfica para a natureza, para o homem, quando aliado a uma arquitetura criativa e moderna. Segue abaixo algumas construções em container ao redor do mundo: Container City I e II: Localizada na Inglaterra, ela foi concebida pela USM LTDA, o container city é um aglomerado de containers com várias dimensões e formatos, em uma construção modular, versátil e que oferece acomodações elegantes e acessíveis. Este tipo de construção permite que o seu tempo e custo final seja reduzido pela metade, em relação a uma construção tradicional.

 A evolução da habitação. S. l. jun. Disponível em: http://meioambiente. C.  A construtibilidade em projectos de edifícios para o ensino superior público em Portugal. Dissertação (Mestrado) - Universidade do Minho, [S. l. Disponível em: http://repositorium. Acesso em: 08 de abril. KEEDI, Samir.  HISTORIA DO CONTAINER: a McLean e o Contêiner – a reinvenção da roda. Disponível em: <http://enciclopediaaduaneira. com. R e PETRY, J. Inovações Sustentáveis. Gestão da Sustentabilidade. Centro Sócio Econômico - Universidade Federal de Santa Catarina. METALICA. MILANEZE, G. L. S. BIELSHOWSKY, B. B. Diário Oficial da União, Brasília, 17 jul. MIRANDA CONTAINER. Tipos de container. Disponível em: <http://mirandacontainer. com. php/arqimed/article/download/1282/858>.   Acesso em: 08 abr. PAULA, Kênia Alves de; TIBÚRCIO, Túlio Márcio de S.

 Estratégias Inovadoras Visando a Sustentabilidade: Um Estudo Sobre o Uso do Container na Arquitetura.  Juiz de Fora: XIV ENTAC, 2012. Acesso em: 4 abril. SANTA ROSA, Ana Beatriz M. de F. et al. ARQUITETURA SUSTENTÁVEL, NOVAS FORMAS DE PENSAR O ESPAÇO CONSTRUÍDO, O CASO DAS CONSTRUÇÕES EM CONTÊI. SUSTENTARQUI. Projeto cidade container no RIo de Janeiro. Disponível em: <http://sustentarqui. com. br/construcao/cidade-do-container-no-rio-de-janeiro/>.

528 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download