GESTÃO E ASPECTOS SOCIAIS

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Gestão de projetos

Documento 1

DESENVOLVIMENTO. Modelo burocrático. Modelo de Gestão Participativo. Modelo de Gestão Orientado para resultados. Estrutura analítica do projeto. Com decorrência de mudanças, novas organizações foram sendo instituídas ou mesmo passaram por mudanças para adequarem-se a esse cenário. No entanto, você deve saber que, atualmente, o mercado exige organizações voltadas para gestões mais diferenciadas, que necessitam se adaptar a formatos que possam proporcionar maiores e melhores resultados. ORLICKAS, 2012, p. Durante o desenvolvimento deste estudo, verifica-se que descentralizar o poder e administrar a empresa horizontalmente é um modelo contemporâneo de gestão, e pode ser instituído em qualquer empresa, de qualquer tamanho, basta considerar que os funcionários são colaboradores no sentido geral da palavra, colaborando para o bom desempenho da empresa e consequentemente para o desempenho pessoal, através de atitudes intra-empreendedoras, que devem ser estimuladas por uma gestão moderna e globalizada.

Esta atividade intencionalmente conduz o estudante à prática através do conteúdo aprendido e de um estudo de caso fictício. A burocracia, ou organização burocrática, possibilita o exercício da autoridade e a obtenção da obediência com precisão, continuidade, disciplina, rigor e confiança. A burocracia é mais racional porque é mais capaz de atender ao objetivo da organização social (por meio da dominação-obediência) do que o carisma ou a tradição. Para Weber, a burocracia é tão racional que “mesmo no caso de revolução ou guerra, continua a funcionar exatamente como o fazia no governo legal anterior”. Há inúmeras evidências históricas que comprovam essa afirmação de Weber. MAXIMIANO, 2010, p. Segundo Orlickas, “o diferencial deste modelo está em integrar os princípios de participação em um modelo estratégico de administração coerentemente articulado e que seja considerado legítimo para toda a organização” (2012, p.

Este tipo de gestão faz com que os colaboradores se sintam envolvidos com as decisões, tem como característica facilitar o comprometimento dos profissionais nos processos de tomada de decisão, independente do cargo exercido. Considera-se que a gestão participativa é uma solução viável para vários problemas enfrentados pela Hemejan, mas de acordo com informações de Orlickas, “esse modelo de gestão exige que haja flexibilidade por parte da alta direção e permite que todos tenham acesso às informações necessárias para que possam tomar a decisão mais adequada possível” (2012, p. O conceito de gestão participativa compreende a distribuição de poder, de autoridade, de propriedade, de acesso à informação e de processo de tomada de decisão, pode ser definida como uma representação do indivíduo fazendo parte do modelo de gestão como um todo.

Figura 1 – Fluxograma da gestão participativa Fonte: Orlickas, 2012, p. Estruturas analíticas do projeto – EAP Visando à implantação de um projeto de grandes proporções como a abertura de filiais como proposto pelo Sr. Rubens, deve-se providenciar uma equipe com vasta experiência. Inicialmente é imprescindível que se elabore a estrutura analítica (EAP) ou em inglês work breakdown structure (WBS). A EAP tem as seguintes características e funções: • A mais importante ferramenta do gerenciamento de projetos. • Entrada de dados para o controle da mudança do escopo. Por se tratar de uma das mais complexas etapas do projeto, recomenda-se que Lauro faça um treinamento de projeto voltado para Gestão de Pessoas, este plano de gestão envolverá um plano de custos bem elaborado, pois será preciso como esclarecido anteriormente, contratar colaboradores bem preparados.

A matriz RACI é uma matriz de funções e responsabilidades, deriva do inglês Responsability Assignment Matrix (RAM), mostra a relação de pessoas envolvidas no projeto e as atividades que deverão exercer. A matriz RACI foi elaborada levando-se em consideração as informações do organograma da Hemejan, necessitando ser reestruturada assim que houverem contratações e definição de novas equipes. Figura 4 – Matriz RACI Hemejan Fonte: Portal COEPD, 2014 2. Plano de Riscos Dentro do projeto da Hemejan para se preparar para a competitividade e abertura de filiais, pode-se prever alguns riscos deixando toda a equipe capacitada para lidar com as possíveis calamidades que possam ocorrer durante o projeto. Para melhor compreensão sobre o tema vamos conceituar a cultura da inovação. Inovar no mundo corporativo pode ser comparado a seleção natural de Charles Darwin, pois trata-se da seleção natural empresarial, “quanto mais variação uma espécie apresentar, maior será a chance de sua perpetuação” (JULIANO, 2016, p.

ou seja, inovar é uma atividade imprescindível na redução das chances de se igualar aos concorrentes. Existem diversos fatores organizacionais que afetam o processo de inovação nas empresas, dentre eles estão: tamanho; idade; desempenho, lembrando que o bom desempenho tende a encorajar a inovação; estratégia de diversificação; internacionalização; estratégia de diferenciação; estratégia de redução de custos; mecanismos de proteção; gestão de resultados; planejamento estratégico ineficiente; pessoal com pouca qualificação; espirito de equipe; cultura e motivação para a inovação ou resistência em contexto cultural; senso de acomodação; aprendizado contínuo e compartilhamento de experiências; falta de tempo por alta carga de trabalho; existência de projetos de longo prazo; priorização de resultados de curto prazo; estratégias de marketing; entre outros.

Dentre todos os fatores citados, especificamente no caso da Hemejan existem os seguintes fatores: centralização da tomada de decisões; problemas de comunicação ou fluxo de informações ineficiente e ausência de uma equipe especializada em gestão de projetos. Home office ou tele trabalho Com a Reforma Trabalhista houve a regulamentação do teletrabalho (home office) que se caracteriza por “prestação de serviços preponderantemente fora das dependências do empregador, com a utilização de tecnologias de informação e de comunicação que, por sua natureza, não se constituam como trabalho externo” (CLT, art. B, 2017). Deve-se destacar que segundo a reforma, as regras referentes à jornada de trabalho de 8 horas diárias e 44 horas semanais, não se aplicam aos empregados no regime de tele trabalho, ou seja, o empregado não está sujeito ao controle de ponto, portanto deixa de receber o adicional pelas horas extras, por outro lado não existem descontos, advertências ou suspensões por atraso.

Contratação ou não contratação de marceneiro Na decisão de contratação ou não de marceneiros para a Hemejan, precisa-se observar as obrigações da contratante na recente sancionada Lei 13. que possibilita a terceirização da atividade-fim. O trabalho intermitente não poderá ser considerado tele trabalho, devido ao controle de jornada (ROSSETO, 2017). CONSIDERAÇÕES FINAIS Neste estudo foram destacados muitos aspectos da gestão e para que houvesse melhor entendimento da situação empresarial fictícia, na qual esta atividade foi pautada, houve a necessidade de inserção de novas bibliografias. Na empresa Hemejan verificou-se primeiramente a necessidade da mudança do modelo de gestão, para que se consiga verticalizar as decisões, pois o Sr. Rubens, atual diretor geral tem ambições de manter a competitividade e expandir seu negócio.

Para que ele tenha sucesso nesta empreitada, será necessário evoluir para uma gestão mais moderna, afim de realmente agilizar a tomada de decisão e incentivar a inovação. gov. br/ccivil03/_ato20152018/2017/lei/L13429. htm. Acesso em: 26 abril 2018. CANTÍDIO, Sandro. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011. COEPD. Understanding responsability assignment matrix. Disponível em: <https://businessanalysttraininghyderabad. Empreendedorismo. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional, 2016. MACHADO, José Adir Lins. A Ética Discursiva de Habermas. Disponível em: http://zeadir. Curitiba: Intersaberes, 2012. PAES, Evandro Silva. VILGA, Vaine Fermoseli. Gestão de Projetos. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional, 2016. Global Entrepreneurship Monitor 2016. Disponível em: <http://www. bibliotecas. sebrae. com.

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