GESTÃO DE TRABALHO EM EQUIPE

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Administração

Documento 1

Avaliaremos a tamanha dimensão que uma boa gestão atinge ao influenciar positivamente todos os membros da corporação para um mesmo objetivo. Palavras-chave: gestão. trabalho. trabalho em equipe 1. Introdução. Procura-se esclarecer nos capítulos seguintes os principais assuntos referentes ao tema através de pesquisas em Artigos Científicos, Livros, Revistas Digitais e Sites Acadêmicos. Por meio desses métodos de investigação, será possível coletar dados primordiais sobre o tema em questão, bem como suas consequências positivas no processo onde for executado eficientemente. Surgimento do tema. O trabalho em equipe surgiu após a Primeira Guerra Mundial com a humanização do trabalho; no momento que o homem percebeu que a soma dos conhecimentos e habilidades individuais facilitariam o atingir dos objetivos; a partir dos anos 30 outra abordagem gerencial que se diferenciava do Taylorismo/Fordismo, conhecida como Escola de Relações Humanas preocupou-se exclusivamente com o comportamento e a satisfação do ser humano nas organizações, e foi neste período que as ações gerenciais passaram a incorporar o grupo de trabalho como aspecto influente nas decisões da empresa.

As organizações tiveram que adaptar às mudanças a partir dos avanços tecnológicos da comunicação, assim como da concorrência econômica. Em segundo, “os feitores estão mais qualificados e dispostos a atender às exigências do trabalho quando organizados e executados em equipe” (MUCHINSKY, 2004, p. E o terceiro fator, que as equipes recebam e adaptem-se às condições de trabalho que estão sempre em mudança, visando o aperfeiçoamento e melhor desempenho. Principais conceitos e característica do tema. Para Marchesini (apud FREURY,1997 p. “o trabalho em grupo é tão antigo quanto a própria humanidade, desde os grupos de caçadores da antiguidade, até os grupos de mestre aprendizes das corporações de oficio. Assim, trabalho em equipe não é apenas um grupo de pessoas que trabalham juntas, e sim o hábito de prezar pela convivência amigável entre os colaboradores e pelo trabalho colaborativo, em busca da melhoria do ambiente de trabalho e do desempenho da empresa.

De acordo com o estudo realizado pelo autor Orlickas (2009, p. A reorganização de sistema de recursos humanos mediante a novos modelos de gestão busca um melhor desenvolvimento e aproveitamento do potencial humano. Pressupõe–se que isso seja cada vez mais necessário, pelo aumento de competitividade, adoção de novas tecnologias e criação e modificação de produtos nas organizações em que o aproveitamento desse potencial humano pode ser um grande diferencial para obtenção do resultado esperado. Com base no que o autor argumenta, o gestor de uma equipe deve acompanhar cada parte da execução de uma função para entender como os membros trabalham e se relacionam. Portanto, a resposta pela conclusão de um projeto pode ser realizada através de agradecimento com premiação por reconhecimento seja ela financeira ou não.

A diferença entre trabalho em grupo e trabalho em equipe. No momento, o trabalho em equipe vem sendo incentivado em todas as áreas das atividades humanas, isto porque se observou uma forma de chegar mais certo e com sucesso no objetivo. Para que possamos entender mais sobre o assunto, vamos destacar as diferenças entre os temas acima e entender o que cada um representa. Um grupo pode ser definido como um conjunto de duas ou mais pessoas que trabalham juntas para alcançar um ou mais objetivo em comum, um grupo é muito mais do que um simples conjunto de pessoas, pois seus membros consideram–se mutuamente dependentes para alcançar seus objetivos e eles interagem uns com os outros regularmente para alcançar os objetivos no decorrer do tempo.

Sendo assim, por serem participativas, essas equipes aproximam seus colaboradores com o intuito de reduzir barreiras e enfrentar desafios para obtenção de melhores resultados, o trabalho em equipe faz toda diferença em uma empresa, pois estão ligados no mesmo propósito e todos gostam de estar ali. “Nenhum de nós, individualmente, é mais esperto do que todos nós, juntos” (HOUSEL, aput BLANCHARD, 2009 p. Etapas para uma boa gestão de equipes De acordo com o site Sebrae, Gestão de equipes é o termo que se refere ao conjunto de atividades responsáveis por guiar um grupo de pessoas na forma como elas atuam individualmente e interagem na realização de um trabalho. Dessa forma, a gestão de equipes compreende desde o acompanhamento das tarefas do dia a dia do negócio até uma visão mais abrangente, sobre a conclusão de projetos mais complexos e pontuais.

Marx (apud KASPARY e SEMINOTTI 1982, p. Além disso, vale lembrar as palavras de SENGE (1998, p. A mentalidade de solução de problemas pode ser adequada para problemas técnicos. Mas pode revelar-se lamentavelmente ineficaz no caso de sistemas humanos complexos, em que os problemas muitas vezes surgem de pressupostos não questionados e modos de agir profundamente arraigados. Dessa maneira, entendemos a necessidade de uma gestão clara e eficaz para que os indivíduos se desprendam de experiências, concepções e atitudes anteriores e passem a se utilizar de novas maneiras de desenvolvimento para se atingir êxito em suas atividades realizadas em equipe. A importância do trabalho em equipe na área da saúde. O capital humano está à frente de qualquer situação e pode mudar a perspectiva para melhor, quando os colaboradores são motivados nesse caminho.

Elencamos dois exemplos de organizações que fazem uma boa gestão de equipes: DELL Pesquisa realizada através do site (DELL, 2021) é conhecida em todo mundo por desenvolver soluções tecnológicas como servidores, computadores e softwares. Mas, nessa empresa, a inovação vai além dos dispositivos digitais. A organização se destaca pelas iniciativas que difundem respeito ao colaborador – como seu programa de apoio à diversidade e inclusão. Nele, a multinacional mantém grupos formados por profissionais que têm o objetivo de conscientizar e influenciar colegas e diretores sobre tolerância, respeito à orientação sexual, inclusão de pessoas com deficiência, apoio ao desenvolvimento de mulheres e desafios dos profissionais da Geração Y, fazendo com que tenha uma maior interação da Equipe e sucesso nos trabalhos realizados.

Isso porque ao olvidar os princípios básicos do trabalho coletivo, perde-se o alicerce que conduzirá ao aprimoramento dos feitores. Nesse sentido, vale relembrar as ideias discutidas no trabalho diz respeito ao desenvolvimento dos membros da equipe: consciência dos modelos mentais que regem os indivíduos e os ambientes de trabalho e pensamento sistêmico são alguns dos passos analisados por Senge para melhorar o aprendizado do grupo como um todo. Vimos também sesse trabalho, exemplos de empresas que desenvolveram soluções eficaz para a gestão do trabalho em equipe, demonstrando por meio de resultados, que os esforços em administrar e assessorar cada membro da equipe como peça fundamental do processo valem a pena. Conclui-se, desse modo, que ao difundir boas práticas dentro da companhia, a empresa vivenciará mudanças positivas que a levará a altos patamares.

Com o objetivo de aumentar efetividade da produção laboral, torna-se preciso que o corpo organizacional saiba identificar as principais necessidades de cada órgão correspondente do processo, fazendo assim, com que a qualidade de vida da empresa e dos funcionários alavanque de forma próspera e mútua. br/dspace/bitstream/handle/10438/5799/1200301050. pdf CASTRO, NASCIMENTO e NEVES. Análise da influência do líder na formação das equipes de trabalho em uma empresa familiar. São Paulo, 2021. aedb. São Paulo, 2012. scielo. br/j/ram/a/LMJDCMQ9BFWwvpwDvYz5jvk/?format=pdf&lang=pt.

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