Geografia parque da ciência

Tipo de documento:Projeto de Pesquisa

Área de estudo:Geografia

Documento 1

Seria um passeio realizado no dia 8 de outubro com as crianças. Avaliação será individual, com os temas escolhidos: Energia Elétrica e Universo. O Parque da Ciência Newton Freire Maia, em Pinhais, na província metropolitana, é um meio interativo de divulgação científica e tecnológica que dá uma aula de ciência ao visitante. E melhor, de graça. O parque, localizado imediato à Santa Mônica Clube de Campo, foi implantado nas dependências de um antigo parque de exposições agropecuárias, imediato à Área de Proteção Ambiental do Rio Iraí, do qual reservatório é autor pelo abastecimento de água potável a aproximadamente 25% da população de Curitiba e região metropolitana. – Constituir um levantamento do que foi trabalhado na última aula, através da fala dos alunos, registrar no quadro em forma de tabela.

Fazer um breve resumo sobre a “Tempestade De Ideias” que os alunos trouxeram da última aula Após o levantamento – Questioná- las: – O que tem na caixa? Deixe as crianças responderem, dar palpites e opiniões. Após as opiniões, mostrar aos poucos, tirando de dentro da caixa misteriosa as imagens, celular, fios de energia, água, pisca-pisca, lâmpada, anexo 1. – Após o desenrolar do contexto é previsível que os educandos percebam que se trata da energia elétrica. Anexo 1: transformações da energia Fonte:https://novaescola. Disponível em: https://www. todamateria. com. br/energia-eletrica/   E como reconhecer energia elétrica em cada um destes utensílios? - A idéia é que eles comecem a se questionar acerca das transformações de energia, que reparem que em todos estes exemplos a energia elétrica é a fonte geradora, mas que cada equipamento converte esta energia de entrada em alguma outra de saída, conforme o seu objetivo de uso.

Computador Luminosa Sonora Química Celular Luminosa Sonora Química Luzes da cidade Luminosa Caixa de Som Sonora Aspirador de pó Mecânica Liquidificador Mecânica – Também citar alguns outros exemplos como o microondas que converte a energia elétrica em energia térmica. Mas foi a partir do âmbar que surgiu o nome eletricidade. – No desenvolvimento da aula, apresentarei uma foto de uma hidrelétrica, anexo 2 desenvolvendo a questão do curso de mudança da energia elétrica na usina, bem como fatos históricos sobre as usinas no Brasil. Anexo 2 – Energia Hidráulica Disponível em: http://www2. aneel. gov. Porém, com queimam combustíveis fósseis para funcionar, possuem a desvantagem de poluir mais o ar do que os outros sistemas de geração de energia.

– Ao tratarmos da energia eólica ressaltando sua característica renovável e limpa, bem como a forma porque se transforma as forças dos ventos em energia elétrica. Além de destacar o caráter proveitoso que o Ceará tem na produção de energia por meio das fontes eólicas. As usinas eólicas não provocam desapropriações de áreas e remanejamento de pessoas. Além disso, há compatibilidade entre a produção de eletricidade a partir do vento e o uso da terra para pecuária e agricultura. Sistematização/atividade:  1. De conformidade com os conteúdos apresentados em sala e do vídeo “De onde vem a energia elétrica, responda: a) Quais são as fontes de “energia elétrica”? b) Como e por quem foi descoberta a energia elétrica? 2.

Comente conforme ocorre a mudança da energia elétrica em uma usina hidrelétrica. Conforme é transformada a energia elétrica em uma usina termoelétrica? 4. De concordância com o que foi oferecido comente sobre as fontes de energia elétrica que são renováveis como a energia solar e a energia eólica. br/plano-de-aula/2164/usinas-hidreletricas Tempo sugerido: 30 minutos Orientações: Explique a atividade lendo as informações ou projete o slide. Os alunos irão simular uma turbina por meio de experimentação, relacionando o movimento da água no estado líquido e a sua capacidade de gerar energia elétrica nas usinas hidrelétricas. Antes de realizar a atividade, solicite aos alunos que tragam rolhas para o experimento. Em seguida, organize grupos de até 3 alunos e distribua os materiais para cada grupo: EVA ou papelão grosso, rolha, cola quente e arame.

Providencie um cronômetro para a marcação do tempo, o estilete e a cola quente devem ficar aos seus cuidados para realizar cortes e manuseio, garantindo a segurança dos alunos. Orientações:  A usina hidrelétrica é uma obra de engenharia civil, elétrica e mecânica, que usa a força das águas para gerar energia elétrica aproveitando o potencial hidráulico existente em um rio. As usinas hidrelétricas funcionam através da energia potencial gravitacional que se converte em energia cinética, obtida pelo represamento da água. Esse represamento provoca pressão convertendo a energia hidráulica - que é o aproveitamento energia cinética contida nos fluxos de água - em movimentos das pás da turbina hidráulica, e o gerador transforma a energia cinética em energia elétrica.

Através de fios e cabos a energia é distribuída, e antes de chegar nas casas e comércios é transformada em baixa tensão. Textos complementares (de revistas, jornais, vídeos, programas e séries de TV) podem ampliar a discussão, motivar e envolver os alunos, sobretudo com exemplos e situações da própria cidade. como elemento chave para provocar o desenvolvimento do novo conteúdo É fundamental a energia elétrica l em nosso dia-a-dia. Seja no trabalho, em casa ou no lazer, ela está presente 24 horas, proporcionando conforto, bem-estar e segurança. Mesmo quando estamos dormindo, a geladeira continua funcionando, os elevadores dos prédios estão disponíveis e as ruas continuam iluminadas. PESQUISA DE CONTEÚDO (utilizar fontes como livros didáticos, artigos científicos). CONCLUSÃO Concluímos que a energia é única, o que diferencia uma da outra é os fenômenos das quais são geradas.

br/>Acesso em 10 out. brasilescola. uol. com. br/exercicios-fisica/exercicios-sobre-energia-eletrica. br>Acesso em 11 out. com/historia-da-eletricidade/ >Acesso em 6 out. com. br/fontes-de-energia-alternativa-energia-eolica/ >Acesso em 11 out. slideshare. º ano - geografia). ORIGEM DO UNIVERSO E DA TERRA SISTEMA SOLAR FONTE : http://www. ruadireita. com/energias-renovaveis/info/a-agua-e-a-terra/ Para esta aula será realizado a leitura do livro “Estrelas e Planetas” de Pierre Winters. Vou incluir o resumo do livro depois. Origem da Terra - pronunciar previamente o assunto. Sistema Solar – Despertar curiosidade sobre o tema. Objetivo: Instrumentos de avaliação: • entender as teorias sobre • A cópia do assunto é uma A origem do Universo e da Terra. Atividade somatória do caderno • compreender as características do com pontuação predeterminada. Nosso Sistema Solar. Os continentes, os oceanos e até a composição do ar mudaram para a Terra Ser o que é hoje.

O sistema solar é constituído pelo astro rei, o sol, por planetas e seus satélites, estrelas, cometas, asteroides. O nosso sistema solar, se localiza na Via Láctea e é constituído por Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Data: ___/___/___ 3 EXPLICAÇÃO DO CONTEÚDO ORIGEM DO UNIVERSO E DA TERRA E O SISTEMA SOLAR Aula em PPT ou em livro didático. Metodologia da aula: Conteúdos abordados: - Aula expositiva e dialogada; - Origem do Universo - compreensão de texto e imagens. ruadireita. com/energias-renovaveis/info/a-agua-e-a-terra/> Acesso em 11 out.

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