FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO, COMUNICAÇÃO E TÉCNICAS DA INFORMÁTICA

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Finanças

Documento 1

Tutor Prof. CIDADE / ESTADO ANO RESUMO O Grupo Empresarial Alimentação e Tecnologia Ltda. é uma empresa que possui como seu negocio principal, o fornecimento de insumos alimentícios, elaborados e processados, refrigerados e congelados bem como alimentos prontos preparados nas cozinhas localizadas nas instalações de seus clientes e na modalidade transportados, estes preparados em uma cozinha central, dentro das instalações da própria sede da empresa. A estrutura da empresa conta com pessoal especializado nas diversas áreas de administração, nutrição, controle de qualidade e logística. O grupo empresarial prima pela excelência no atendimento a seus clientes mantendo meios de controles de seus processos administrativos e da qualidade de seus produtos e serviços, utilizando sistemas computacionais atualizados com as exigências de mercado, possui programas e politicas estabelecidas de comunicação com fornecedores, prestadores de serviços, pessoal interno e clientes externos.

Fluxograma das operações. COMUNICAÇÃO E MARKETING. A área de comunicação e marketing. SISTEMAS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. Sistemas integrados de TI. Historia da organização O grupo empresarial alimentação e tecnologia ltda, iniciou suas atividades a mais de 30 anos para atender a uma empresa do ramo da construção civil, fornecendo o café da manhã aos trabalhadores de uma construção de um pequeno edifício na cidade de Cotia, interior do estado de São Paulo. O empresário e empreendedor, fundador desta pequena empresa, entendeu que esse negocio tinha potencial para crescer e resolveu então seguir buscando novas oportunidades e estas foram aparecendo o que em um curto espaço de tempo obrigou com que medidas administrativas profissionalizadas fossem necessárias para seguir com o êxito do negócio.

A historia desta empresa, nos remete aos fundamentos da administração entendendo que este senhor, um empreendedor e gestor tinha consciência que seu negocio ou seja a organização no centro das atenções e com uso racional das ferramentas de gestão, planejamento empresarial, abordagens teóricas, técnicas e de administração fizeram com que ao longo dos anos evoluísse de modo considerável a ponto de hoje ter em sua estrutura mais de 6000 funcionários em 3 países da américa do sul, com 17 unidades de negócios e 10 centros de distribuição de alimentos voltados o atendimento exclusivo aos negócios das empresas que compõem este grupo empresarial. O entendimento inicial nos fez recordar a Katz (1986), o administrador de sucesso depende de como consegue lidar com as situações negociais, a compreensão dos ambientes externos e internos da organização, da forma como lida com as pessoas em todos os níveis de atuação organizacional, assim como da sua compreensão e capacidade de lidar com o trabalho a ser realizado.

Deve desenvolver a capacidade de transformar os conhecimentos teóricos e situacionais em ações, nos níveis estratégico, tático e operacional. Interage com agências de publicidade e propaganda, relações publicas e assessoria de imprensa, em resumo, cuida da imagem organizacional. A empresa possui meios de comunicação interna com seus funcionários através de intranet, portal corporativo, comunicados dirigidos por contas de e-mails direcionadas para os determinados grupos de acordo com a hierarquia e grau de importância das informações que devem ser encaminhadas como por exemplo: lista de aniversariantes do mês é difundida com envio a todos os níveis em todas as unidades de negocio da companhia; informações de desligamentos de funcionários da administração, gerentes, chefes, supervisores, encarregados somente são comunicados com as áreas e pessoal diretamente relacionados.

A organização também tem estabelecido canais informativos com seus clientes, divulgação de campanhas preconizadas por órgão ligados a saúde, nutrição e ainda desenvolve campanhas especificas que são sugeridas pelos seus clientes e/ou quando identificadas necessidades mediante constantes avaliações de pesquisas de satisfação realizadas. Algumas ações despertaram mais a atenção, sobretudo a campanhas permanentes de educação nutricional onde as crianças e adolescentes são estimulados a ter uma alimentação saudável, orienta sobre a importância dos alimentos para que o publico alvo tenham condições de fazer suas escolhas alimentares adequadas e assim explica o gerente de comunicação que desse modo, assumem o compromisso de promover a saúde e melhoria da qualidade de vida daqueles que usufruem dos seus serviços que objetiva amparar cada vez mais os seus clientes na formação de hábitos alimentares saudáveis e na prevenção de desenvolvimento de doenças crônicas.

Certificada ISO 9001:2008, a empresa por meio da área de garantia da qualidade assegura o treinamento periódico de seus profissionais e certifica que seus produtos e serviços estejam de acordo com os padrões estabelecidos garantindo as condições dos alimentos na produção, transporte, preparo e consumo. De toda forma, para finalizar, trata-se de uma grande empresa, limpa, organizada, preocupada em zelar e preservar sua imagem e das pessoas integrantes da corporação, com algumas características próprias, sobreviveu a crises econômicas e politicas e seguiu crescendo, o sucesso vem sendo o resultado final deste grupo empresarial e seu negocio. FIGURAS E ILUSTRAÇÕES Figura 1 Adaptado Chiavenato (2006) Figura 2 Adaptado Chiavenato (2006) 6 REFERÊNCIAS Santos, Livaldo dos. Fundamentos da Administração: São Paulo: Editora Sol. p. il. p.

Guia de normalização para apresentação de trabalhos acadêmicos da Universidade Paulista: ABNT / Biblioteca Universidade Paulista, UNIP: São Paulo. p. il. color.

4003 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download