FRUTICULTURA
Tipo de documento:Relatório
Área de estudo:Engenharias
Este setor, como o próprio termo sugere, trata-se do cultivo de frutas, sendo válido explanar sua importância para a humanidade, uma vez que a fruticultura faz parte do âmbito econômico, haja vista que o principal objetivo desta prática é comercializar as frutas, do âmbito social e, ainda, mostra-se relevante no que diz respeito à saúde, pois é uma grande fornecedora de nutrientes. Com a criação da Sociedade Brasileira de Frutas - SBF, em 1970, no que diz respeito à produção brasileira, o setor teve um disparo em sua expansão. Tal desenvolvimento se explica pelo fato de muitas pesquisas terem auxiliado o setor, contribuindo de maneira significativa na elevação da produtividade. Como consequência dessa expansão, o Brasil, neste período, ganhou credibilidade e destaque internacional, se tornando o maior exportador mundial de banana.
Ainda na década de 70, o Brasil também recebeu o título de maior exportador de suco de laranja do mundo, sendo um título ainda preservado atualmente. FRUTICULTURA INTERNACIONAL, NO BRASIL, EM ESCALA REGIONAL E NO ESTADO DO AMAPÁ Cerca de 45,9% da produção mundial advém dos três maiores produtores, isto é, China, Índia e Brasil. Os 7 maiores produtores subsequentes, juntos, representam uma produção de 16,6 % do total. Neste viés, somente os 10 maiores produtores mundiais somam uma produção de 62,4%. DERAL,2020). Mas vale deixar claro que ser um dos maiores produtores nem sempre quer dizer que o país está entre os maiores exportadores. A região centro-oeste é a que menos produz mercadorias frutíferas em larga escala, uma vez que seu clima é mais propício para a produção agrícola de grãos.
No que diz respeito ao Amapá, segundo pesquisas da Embrapa, o estado têm grande destaque bem definido na produção de três frutas: açaí, banana e cupuaçu. Em 2019, medidas para controlar uma praga denominada “mosca da carambola” tiveram de serem propostas, ao passo que esta praga assola o setor agrícola do estado do Amapá. O controle da praga deve ser observado no intuito de impedir a expansão para outros estados, como também evitar prejuízos maiores no setor de fruticultura nacional (ABRAFRUTAS, 2019). CULTURA DA LARANJA *HISTÓRICO De acordo com a ficha de dados da Embrapa, a Laranja surgiu em território asiático, provavelmente ao sul da China. No tocando à produção interna, os grandes produtores de laranja se concentram nas regiões sul e sudeste do país.
As três maiores de 2018 vieram dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná, respectivamente, totalizando juntos uma produção de 14,67 milhões de toneladas. Isso se explica, principalmente, pelas condições climáticas favoráveis. EMBRAPA, 2018) A região norte do Brasil, ainda de acordo com a Embrapa, possui baixo potencial produtivo de laranja, uma vez que em 2018 deteve apenas 1,5% da produção nacional. O estado do Amapá, em especial, produziu cerca de 251 mil toneladas de laranja neste período, sendo consequência das variações climáticas em âmbito nacional, favorecendo a produção de dadas espécies frutíferas e desfavorecendo outras. Dados da Organização das nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) apontaram que no ano de 2016 a fruta foi responsável por uma movimentação de 7,06 milhões de toneladas na comercialização mundial, correspondendo a 4,7 bilhões de dólares.
Ainda no que se refere ao ano de 2016, os maiores importadores de abacaxi neste período foram os Estados Unidos, Países Baixos e Alemanha. FAO, 2016) * CULTURA DO ABACAXI NO BRASIL, EM ESCALA REGIONAL E NO ESTADO DO AMAPÁ O Brasil é o segundo maior produtor de abacaxi do mundo, sendo superado apenas pela Costa Rica. Contudo, a produção nacional da fruta é quase totalmente direcionada ao mercado interno. À título de exemplo, em 2017 foi estipulado que cerca de 99% da produção de abacaxi é consumida pelos próprios brasileiros, contando com uma exportação mínima de 1% ( CEASA Paraná, 2017). Além de vitaminas, a bromelina é encontrada em algumas partes do abacaxi, tal sustância já foi explorada e trouxe evidências de contribuição nos processos digestivos, logo, foi amplamente incorporada tanto na indústria alimentícia quanto farmacêutica também.
CULTURA DO AÇAÍ *HISTÓRICO O açaí é uma fruta típica da região norte do Brasil, sendo esta de origem amazônica. Vários estudos, inclusive do Ministério da Agricultura, Pecuária e abastecimento (2002), mostraram que o consumo do açaí já faz parte da alimentação de povos amazônicos desde a era pré-colombiana. Tomando por base a circular técnica do Ministério da Agricultura de 2002, o cultivo racional do açaí ainda é recente em comparação a outras frutas. O documento aponta que esse cultivo, de caráter racional, foi iniciado em meados da década de 90. Dados do IBGE de 2018 revelaram uma produção de 2,8 toneladas do fruto em território amapaense, correspondendo a uma movimentação econômica de cerca de 5,3 milhões de reais.
PROCESSAMENTO O consumo de açaí de maneira natural ou simplesmente batido para consumo imediato, geralmente se apresenta comum nas regiões de produção. Entretanto, a comercialização nacional é mais direcionada aos processos industriais. O açaí possui uma gama de possibilidades de processamento, mas, no geral, os produtos mais explorados são as poupas e os corantes naturais. No mercado de varejo, o açaí se popularizou pela mistura da poupa da fruta com xarope de guaraná, gerando um produto semelhante ao sorvete, sendo complementado com outros produtos como banana e mistura de granola. scielo. br/scielo. php?script=sci_arttext&pid=S0100-29452011000500005>. Acesso em: 10 jun. Pomartec. Acesso em: 09 jun. Departamento de Economia Rural (DERAL). FRUTICULTURA, Análise da Conjuntura. Disponível em: <http://www. agricultura. Acesso em: 08 jun.
Yara Brasil. Produção mundial de citros. Disponível em: <https://www. yarabrasil. Acesso em: 09 jun. Embrapa. Abacaxi (dados). Disponível em: <https://www. embrapa. O cultivo e o mercado do abacaxi. Disponível em: <https://www. sebrae. com. br/sites/PortalSebrae/artigos/o-cultivo-e-o-mercado-do-abacaxi,71b3438af1c92410VgnVCM100000b272010aRCRD>. pr. gov. br/arquivos/File/BOLETIM/Informe_Tecnico_Abacaxi. pdf>. Acesso em: 09. SEBRAE. A importância do açaí no norte do Brasil e o viés sustentável de sua produção. Disponível em: <https://respostas. sebrae. com.
258 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto
Apenas no StudyBank
Modelo original
Para download
Documentos semelhantes