ESTÁGIO SUPERVISIONADO: DIFERENTES CONTEXTOS
Identificação da Escola/ Instituição Estagiada 02 3. Núcleo de Dança Fundação Lia Maria Aguiar 03 4. Caracterização Estrutural 05 5. Caracterização dos Profissionais Atuantes no Grupo 07 6. Caracterização do Público Atendido pelo Grupo 08 7. A leitura e a escrita também são instrumentos importantes nesse contexto, bem como a criação de um ser crítico. Neste relatório abordarei temas como o objetivo da escola, como está organizada, o que ensina, qual o público atendido, como os professores se caracterizam, e como foi aplicar o meu projeto de intervenção para os alunos. Foi gratificante e encantador observar que nesse contexto o trabalho do pedagogo se aplica tão bem. Os alunos possuem um nível de disciplina invejável em seu dia a dia, muito diferente do que acreditei que eu encontraria e isso facilitou muito o meu estágio, podendo interagir com todos e aproveitando a melhor experiência que eu poderia ter.
IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA / INSTITUIÇÃO ESTAGIADA O Estágio Supervisionado: Diferentes Contextos foi realizado na Escola Núcleo de Dança Fundação Lia Maria Aguiar, situada à Rua Felício Raimundo, número 338, no bairro Vila Jaguaribe, CEP12460-000, localizada na cidade de Campos do Jordão, no estado São Paulo. Criado em Março de 2009, o Núcleo de Dança possui foco na inclusão socioeconômica, educacional e cultural dos jovens de Campos do Jordão, o projeto oferece disciplinas de qualidade para crianças e jovens de 6 a 21 anos. Com aulas gratuitas de ballet clássico, jazz, dança contemporânea, teoria da dança, técnica de ponta, dança criativa, condicionamento físico, técnica masculina e pas de deux, o grupo colhe resultados em diversos festivais do Brasil.
Um projeto moderno, que além do conteúdo teórico e prático, oferece conhecimentos ligados à expressão corporal, disciplina, responsabilidade e solidariedade. Os alunos são distribuídos em módulos de acordo com a idade e conhecimento. Nesses módulos todas as aulas são obrigatórias variando de 3 a 20 horas semanais de acordo com o módulo. Durante o ano existem diversos eventos, como: • Festa Junina • Festa dia das mães • Circuito de palestras com ginecologistas, nutricionistas e dentistas. • Festa de dia dos pais • Passeio para o dia das crianças • Projeto Criatividade • Festa de encerramento do ano • Formatura A coordenadora informou a filosofia se dá através da disciplina rígida, mas também do amor e do respeito ao próximo. Os responsáveis sempre comentam sobre como os alunos melhoram sua atenção e sua disciplina na escola regular e suas tarefas em casa.
Existe uma diferença muito grande do aluno quando candidato, para o aluno após um ano de estudo, mudança de postura, de interesse e até na forma de falar e andar. Os alunos são sempre vistos na cidade de Campos do Jordão como pessoas extremamente educadas e confiáveis. Infelizmente, não há acesso para cadeirantes. Existe um banheiro adaptado dentro de uma das salas de aula com acesso para a rua, porém o deficiente só conseguiria ficar naquele ambiente, não podendo transitar para outros locais. Não há elevadores. A escola existe desde 2009, sendo que em 2017 a escola mudou de endereço para o prédio que aparece nas fotos. A escola não é uma instituição sem fins lucrativos. Todos os alunos são tratados de forma igual.
Dentro da escola a coordenadora idealizou um projeto de sustentabilidade com a separação do lixo pelos alunos. A secretaria fica acessível através da agenda dos alunos, email, telefone e whatssap. Figura 4 – Arquivo do Núcleo de Dança Fundação Lia Maria Aguiar Fonte: Tomas Kolisch Jr (2016) 6. CARACTERIZAÇÃO DO PÚBLICO ATENDIDO PELO NÚCLEO O público atendido pela Fundação precisa estar apto a frequentar as aulas de acordo com um enorme processo seletivo que se inicia com a inscrição do candidato, e ali o responsável já deve colocar a renda de todos os moradores da casa, que não pode passar de R$ 1. Além de serem lembrados frequentemente sobre suas faltas. A coordenadora realiza de 2 a 3 reuniões por ano, mas conta que existe muita dificuldade de compreensão dos responsáveis para com as regras, é algo que precisa ser escrito e reescrito várias vezes.
Observou- se que é muito mais eficiente mandar um vídeo da coordenadora falando do que uma circular que ninguém lê. A comunicação entre pais e a escola é feita através da agenda e/ou do Whatssap, de forma objetivo e até incisiva para que haja a compreensão de todos e que se lembrem dos bilhetes. “É comum encontrar alunos chegando para a aula em um dia em que as aulas foram canceladas por conta de dedetização, por exemplo”, conta a coordenadora (2018). Essa experiência traz enormes benefícios, pois o aluno aprende brincando, surge um mundo de experiências dentro da sala de aula, e isso promove engrandecimento do ser humano, também aprendendo a lidar com o outro, a respeitar o espaço do outro. Objetivo: Promover a criatividade, autonomia, cooperatividade e respeito entre os alunos envolvidos no trabalho.
Público-Alvo: Alunos de 8 e 9 anos da turma de infantil do Núcleo de Dança Fundação Lia Maria Aguiar, como público direto, e seus familiares como público indireto. Metodologia: Pré- realização: 1. Apresentar a proposta para a coordenação e professores 2. Cronograma: • 15, 16 e 17 de outubro: Elaboração do projeto e confecção de materiais: Máscaras de EVA de animais selvagens e trilha sonora. • 19 de outubro: Atividade em sala de aula com a turma Infantil A, período tarde. Aula de 1 hora e meia de duração. • 22 de outubro: Atividade em sala de aula com a turma Infantil B, período tarde. Aula de 1 hora e meia de duração. Para mim foi uma experiência muito diferente, não imaginava que um projeto social pudesse funcionar de forma tão organizada em uma cidade como Campos do Jordão, considerada por muitos, uma cidade rica.
Na verdade, é uma cidade bem pobre, com pessoas em situações de pobreza extrema. O povo em si, sofre com a falta de investimento em educação e saúde. Muitos veem na Fundação, a possibilidade de um novo caminho, de novas oportunidades, e através da arte, o que no Brasil é bastante não reconhecida. Os pais dos alunos dão extremo valor ao trabalho que a Fundação tem com seus filhos, reconhecem que são vencedores por terem uma oportunidade maravilhosa em suas vidas. Núcleo de Dança. Disponível em: http://www. flma. org. br/danca/. SOUZA, Roger de. Lições de Criatividade na Dança. Disponível em: http://www. mundodadanca. art.
185 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto
Apenas no StudyBank
Modelo original
Para download
Documentos semelhantes