Dificuldades dos alunos do Ensino Fundamental Anos Finais com as operações fundamentais

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Matemática

Documento 1

Concluindo que os alunos sofrem por inúmeras dificuldades internas e externas, que podem comprometer, se não tratadas com antecedência, a vida escolar e futuramente, consequentemente, a vida profissional da criança. PALAVRAS-CHAVE: Ensino fundamental. Operações básicas. Matemática ABSTRACT: The present work will deal with the difficulties of elementary school students with the discipline of Mathematics, whose problem is summarized by the frequency of low quality children. Of the final years to perform even the basic operations, having as general objective to point out the difficulties experienced by students of the final years of elementary school in relation to basic operations, soon after understanding the learning process of mathematics in elementary school; analyze the importance of mathematics in daily life; discuss the main difficulties that the student suffers in the teaching of mathematics.

Segundo Rocha (2012), o século XX ficou sendo o causador do conjunto de reformas e variações em todas as sociedades, proveniente das interações de produção e reprodução social. Nessa circunstância, a educação serviu como impulsora do aperfeiçoamento técnico e substancialmente relevante ao desenvolvimento econômico, por intermédio da formação de recursos humanos e consumidores dentro dos padrões de exigência do modelo industrial adotado e de suas constantes transformações. O que se percebe é que as crianças apresentam inúmeras dificuldades, em diversas disciplinas, nos anos finais da educação fundamental, que varia entre uma leitura irregular, escrita incorreta, dificuldades ou até mesmo a ausência de conhecimentos matemáticos fundamentais, como operações básicas de somar, subtrair, multiplicar e dividir.

Com isso, o presente projeto tem como principal objetivo apontar as dificuldades vivenciadas pelos alunos dos anos finais do ensino fundamental em relação as operações básicas. Para isso, precisamos compreender o processo de aprendizagem da Matemática no ensino fundamental; analisar a importância da Matemática no cotidiano; discorrer sobre as principais dificuldades que o aluno sofre no ensino da matemática. LIBÂNEO, 1994, p. Segundo Libâneo (1994, p. “a relação entre ensino e aprendizagem não é mecânica, não é uma simples transmissão do professor que ensina para um aluno que aprende. ” Ele mesmo concluiu que é algo bem diferente disso “é uma relação recíproca na qual se destacam o papel 2 dirigente do professor e a atividade dos alunos. ” Dessa forma podemos perceber que “O ensino visa estimular, dirigir, incentivar, impulsionar o processo de aprendizagem dos alunos.

Atualmente, essa ciência se faz presente em várias áreas da sociedade como, por exemplo, arquitetura, informática, medicina, física, química, entre outras inúmeras áreas. Em tempo antigos, a matemática mostra sua importância por meio da representação aritmética, contagem, pela formação de formulas com inúmeras finalidades e até mesmo várias tecnologias com o objetivo de realizar as operações básicas (IFRAH, 2005 p, 99) Segundo Ferreira (2013, p. esta ciência contribui diretamente no processo de formação cidadã, onde o mesmo afirmava que: “A matemática fornece os meios que todo indivíduo necessita para testar, comprovar, exemplificar, enfrentar desafios e elaborar as melhores estratégias para resolvê-los”. Em outras palavras, esta ciência consente com o desenvolvimento e aperfeiçoamento de habilidades primordiais que auxiliarão no exercício da cidadania em vários setores.

Reforçado pela Lei de Diretrizes e Bases, onde afirma que: “A Matemática é componente importante na construção da cidadania, na medida em que a sociedade se utiliza, cada vez mais, de conhecimentos científicos e recursos tecnológicos, dos quais os cidadãos devem se apropriar” (BRASIL, 1998, p. Vivemos fazendo cálculos. Quantas medidas de café preciso colocar? Quanto tempo levo para chegar a escola? Quantas pessoas vêm a festa? De quantos salgadinhos vou precisar? Quanto vou gastar? Quanto mede o terreno? Qual a temperatura? Quem é maior? (GERMANO 1999, p. Essa necessidade do homem de relacionar as atividades naturais do seu cotidiano foi imprescindível para o desenvolvimento do estudo da matemática através de seus desvendo e teoremas defendidos por diversos estudiosos com o decorrer do tempo.

Esta ciência é indispensável na formação profissional do aluno, pois seu conteúdo engrandecido desenvolve o poder de raciocínio, dando-lhe uma visão determinante das situações que os mesmos lidam diariamente. Com o decorrer do tempo, com o avanço científico e tecnológico em destaque, a matemática tornou-se essencial na sociedade devido a sua necessidade diária, pois está ligada a vários ramos, como a economia, finanças, saúde, engenharia, entre outras. Um dos principais motivos para a não compreensão do ensino da matemática é que a mesma é aplicada de forma complexa, onde o professor usufrui dos meios tradicionais, com ausência da didática para transmitir seus conteúdos, apenas solucionando os problemas que ali foram demonstrados. O que geralmente se percebe na maioria dos professores é o conteúdo de forma teórica e listas de exercícios.

Para D’Ambrosio (1989, p. algumas consequências dessa prática educacional tem sido que os alunos passam a acreditar que a aprendizagem da matemática se dá através de um acúmulo de fórmulas e algoritmos ou memorização. Tendo em vista que acreditam que essas formulas foram criadas por gênios e não se necessita compreender como ou porque funciona. Com isso, a disciplina pode estar mais ligada a questões do cotidiano para que possa fazer sentido ao aluno e este se sinta mais familiarizado e motivado em aprender a lidar com problemas enfrentados habitualmente. Santos, França e Santos (2007) ressaltam a importância de se conhecer diversas possibilidades de trabalho em sala de aula para que o professor construa a sua prática. Destacando a importância de se trabalhar com a história da matemática, as tecnologias da comunicação e os jogos como instrumentos metodológicos capazes de fornecer os contextos dos problemas e assim, construir estratégias para solução de tais problemas.

No entanto, algumas dificuldades na infraestrutura escolar pode interferir no aprendizado do aluno, o espaço físico é um dos problemas influentes encontrado, onde na maior parte das vezes prejudica. Exemplos de dificuldade por conta do espaço são: fala do professor afetada por conta do número elevado de alunos; Ausência de ferramentas disponíveis que possam auxiliar o trabalho do professor, ausência de campanhas ou olimpíadas matemática, entre outros inúmero problemas. Para que o aluno das séries iniciais tenha a possibilidade de concluir com sucesso a primeira parte de ensino, ele deve adquirir e desenvolver quatro competências básicas: números e operações, grandezas e medidas, espaço e forma e, tratamento de informações. É nas séries iniciais que os alunos devem construir o significado de número e, a partir dele possibilitar a resolução de situações-problema e procedimentos de cálculos envolvendo as quatro operações, desenvolverem assim, noções de orientação espacial, vivenciar situações cotidianas coletando e interpretando dados que tratem de informações diárias da sociedade em que vivem.

Conforme Pereira (2016) percebe-se que as dificuldades nessas duas operações são bastante apresentadas, tanto em relação à resolução, quanto ao processo da interpretação da questão. Os alunos, em sua maioria, não conseguem saber qual operação utilizar e quais métodos devem fazer uso em sua resolução Almeida (2006) Apresenta que muitos alunos apresentam baixo nível de aprendizagem em relação à disciplina de Matemática. Em contrapartida “as causas das dificuldades podem ser buscadas no aluno ou em fatores externos, em particular no modo de ensinar a matemática”. Atrasos cognitivos generalizados ou específicos. Problemas linguísticos que se manifestam na Matemática; dificuldades atencionais e motivacionais, dificuldades na memória, etc. Dificuldade originada no ensino inadequado ou insuficiente seja porque a organização do mesmo não está bem seqüenciada, ou não se proporcionam elementos de motivação suficientes; seja porque os conteúdos não se ajustam as necessidades e ao nível de desenvolvimento do aluno, ou não estão adequados ao nível de abstração, ou não se treinam as habilidades prévias; seja porque a metodologia é muito pouco motivadora e muito pouco eficaz.

A partir disso, entende­se que o autor mapeia alguns pontos que buscam explicar as bases do problema de aprendizagem em Matemática, entretanto procurase nesse trabalho deslocar a atenção para fatores que envolvem a percepção do professor, enquanto profissional da área, na tentativa de minimizar essa problemática. ” (SMITH; STRICK, 2001, p 10). Alguns autores, como por exemplo Santos (2010), citaram que há metodologia que podem auxiliar nesse processo de ensino-aprendizado da matemática para os alunos, como jogos pedagógicos voltados a matemática, Destarte, a importância da matemática básica advém justamente de todos esses fatores citados e suas consequências para a vida escolar e social do aluno. Sendo assim, torna-se essencial o acompanhamento de perto dos alunos, trabalhando essa dificuldade que possuem quanto aos conceitos matemáticos e com isso proporcionando motivação para o estudo da matemática, dando sentido àquilo que se aprende durante os anos escolares.

REFERÊNCIAS ALBUQUERQUE. C: Processo de ensino-aprendizagem: Caracteristicas do professor eficaz. Vise – Portugal. Brasilia: UnB, 2015 BISOGNIN. B. V. M: Um olhar dos Professores sobre as dificuldades de aprendizagem em matemática nos ensinos dos anos finais do ensino fundamental. Santa Maria – Rio Grande do Sul. Ribeirão Claro – Paraná. COLETE. S. A; BERGAMIN. M; DAL MOLIN, D. CUNHA. C. P. A Importância da Matemática no Cotidiano. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. FERREIRA. C. V: Um estudo sobre as dificuldades dos alunos de 7º ano para compreender as quatro operações. Medianeira – São Paulo. FREITAS. ed. São Paulo: Atlas, 2008. LIBÂNEO, J. C. Didática. Nova Andradina – MS. MOREIRA. D. L. S; et al.  SANTOS, A. A. A.  Leitura e desempenho escolar em português e matemática no ensino fundamental.

 Paidéia – Ribeirão Preto. Proposta Curricular de Santa Catarina: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio (Disciplinas Curriculares). Florianópolis: Cogen, 1998. SANTOS, H. S. A importância da utilização da história da matemática na metodologia de ensino: estudo de caso em uma Escola Municipal da Bahia. SILVA. G: O ensino fundamental é até que série?: Entenda como é formada a etapa mais longa da educação básica. Educa Mais Brasil. SMITH, C. STRICK, L.

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