Diagnóstico organizacional: uma análise do Marketing praticado na pequena empresa
Tipo de documento:Monografia
Área de estudo:Administração
SÃO PAULO 2020 RESUMO Este trabalho teve por objetivo analisar a gestão do Marketing da empresa BK Imobiliária e propor sugestões de melhorias neste setor, auxiliando a empresa a superar os desafios do mercado competitivo. A empresa atua na cidade de São Paulo, SP, estando inserida no mercado imobiliário como intermediadora de compra e venda de imóveis. O planejamento do Marketing tem fundamental importância na estratégia de negócios das empresas, de maneira em geral, provendo as organizações de importantes informações a respeito do mercado no qual atua, bem como apresentando as tendências possíveis para o mercado, oportunizando as empresas a anteciparem a solução para os possíveis problemas e às mudanças necessárias para uma atuação competitiva.
Através da análise organizacional foi possível verificar a atuação da empresa com relação as suas estratégias em Marketing. Diante da análise, foi proposto um plano de melhorias para a organização, visando implantar algumas estratégias de Marketing e reforçar o seu Marketing de Relacionamento com seu público-alvo. Objetivo Geral 7 2. DADOS DA EMPRESA 8 3. MISSÃO, VISÃO E VALORES DA EMPRESA 9 3. A Missão, Visão e Valores da BK Imobiliária 9 4. ORGANOGRAMA ORGANIZACIONAL 11 5. Ferramenta PDCA 22 8. W1H 23 9. CONCLUSÃO 24 REFERÊNCIAS 26 1. INTRODUÇÃO Existe muita dificuldade para as pequenas empresas se destacarem no mercado competitivo e até mesmo permanecer nele por muito tempo (SEBRAE, 2018). Por isso, investir corretamente em Marketing auxilia a empresa em muitos aspectos necessários para sua longevidade e lucratividade.
Diante disso, o objetivo do trabalho é analisar e propor novos planejamentos e estratégias de marketing com o propósito de destacar no mercado em que atua e obter resultados satisfatórios. Objetivos do trabalho Os objetivos do trabalho foram delimitados em Objetivo Geral e Objetivos Específicos, sendo: 1. Objetivo Geral Analisar a gestão do Marketing da empresa BK Imobiliária e propor sugestões de melhorias neste setor, auxiliando a empresa a superar os desafios do mercado competitivo. Objetivos Específicos a) Apresentar a gestão do negócio, de maneira que sejam levantadas informações sobre as atividades de Marketing desenvolvidas pela empresa deste estudo; b) Realizar a Análise SWOT para a empresa BK Imobiliária; e c) Propor melhorias para o Planejamento Estratégico de Marketing da empresa deste estudo.
DADOS DA EMPRESA Na sequência são apresentados os dados a respeito da empresa deste estudo. A missão reflete a razão de ser da empresa, que objetiva fazer com que a experiência do cliente em usar os serviços, seja única, garantindo-lhe a satisfação em contratar os seus serviços e produtos. Kotler (2005) cita que a missão da empresa dá direcionamento para os colaboradores, gerentes e até mesmo aos clientes, sobre o senso compartilhado de propósitos que a empresa deve trabalhar para atingir as metas organizacionais. Assim, mediante o entendimento de que os serviços prestados são feitos com qualidade, e os objetivos organizacionais levam em conta a manutenção da excelência nos serviços prestados, há grandes chances de as metas estratégicas serem atingidas.
A Missão, Visão e Valores da BK Imobiliária Através de uma entrevista oral com o sócio administrativo da empresa, foi levantado a Missão, Visão e Valores da empresa deste estudo, sendo apresentado no Quadro 1. A visão representa um cenário ou horizonte desejado pela empresa para atuação no mercado (OLIVEIRA, 2005). O Organograma da empresa é apresentado na Figura 1. Figura 1 - Organograma da BK Imobiliária Fonte: elaborado pela autora Conforme Daft (2006 apud HOWES, 2011) o organograma reflete a estrutura organizacional, podendo ser visualizada e compreendida como funciona a hierarquia na organização, como os departamentos se submetem aos seus superiores e quais são as inter relações entre eles. O autor explica que em grandes organizações, nas quais prevalece um grande número de departamentos, cargos e funções, o organograma ajuda nas questões relacionadas à hierarquia, às cadeias de comando e nas relações entre os gestores e subordinados.
O organograma também estabelece o alcance das diferentes gerências, ajudando uma gerência a não interferir na área da outra, o que causaria problemas, tendo determinado quais subordinados se reportam a quem. DEPARTAMENTOS DA EMPRESAS E SUAS FUNÇÕES A departamentalização é um agrupamento de funções que se inter-relacionam dentro das organizações, buscando atender aos objetivos comuns das empresas. Fonte: elaborado pela autora Conforme o Quadro 2, a BK Imobiliária mantém os departamentos identificados por funções e como a empresa é de porte pequeno, as funções de Assistente Geral e de Assistente de Marketing se reportam ao Diretor, que é ao mesmo tempo o proprietário da empresa. Cada função tem autonomia para realizar suas atividades, mas respondendo às estratégias implementadas pelo proprietário do negócio.
ANÁLISE SWOT A empresa BK Imobiliária atua no mercado de corretagem de imóveis, que tem entre as funções, intermediar os compradores e vendedores de imóveis, criando oportunidades de negócios. Dentro do ambiente de Marketing estão inseridos os ambientes interno e o ambiente externo (KOTLER, 2005). A análise ambiental é extremamente importante para que a empresa fique atenta às mudanças, tendências e características desses ambientes, de maneira a não ser prejudicada com aos impactos causados nestes ambientes. O setor imobiliário também é beneficiado com uma economia estabilizada, pois as cidades recebem maior número de visitantes. A melhora na infraestrutura das cidades é um atrativo importante para que as pessoas se sintam confortáveis em adquirir e investir nas mesmas, fazendo com que haja maior crescimento econômico em diversos setores.
O atual cenário econômico brasileiro é de recuperação. Dados mais recentes, apontam que o PIB no Brasil, que em 2016 - 3,3%, fechou 2018 com um leve crescimento, num índice de 1,1% (SEBRAE, 2018). A Figura 1 apresenta um gráfico com a evolução do PIB no Brasil nos últimos anos, apresentando uma melhora com relação aos últimos anos que foram cenário de crise econômica e financeira. E os consumidores finais conseguem manter uma renda favorável para gastar em outros itens que não somente os básicos para sua sobrevivência, que é o que ocorre em economias muito inflacionadas. c) Cenário Tecnológico A tecnologia é de grande importância para as empresas, de maneira geral. Para a empresa em questão, é fundamental contar com um bom sistema de tecnologia, pois se trata de um benefício essencial para o sucesso dos negócios.
Sua utilização se dá no uso de ferramentas de Marketing para melhor atender os clientes, bem como para a demonstração computadorizada de ambientes dos negócios que comercializa. Pode ser útil também como ferramenta de vendas, de relacionamento com os clientes, fornecedores, parceiros comerciais, além de alimentar o sistema de Marketing e Publicidade, tornando-os mais assertivos, e que fazem parte da estratégia da empresa. Idade: 35 a 65 anos; masculino e feminino; Poder de compra: presume-se uma renda mensal de no mínimo R$ 5. para considerar o interesse em contratar os serviços; Classes Sociais: B e C; Estilo de vida: profissionais nas mais diversas formações, cultas, que gostem de morar bem, preocupadas com o desenvolvimento de sua região e com a questão ambiental, que gostem de investir em imóveis e procuram morar bem.
b) Principais concorrentes Concorrentes diretos: são representados por construtores autônomos e prestadores de corretagem que atuam no mercado, intermediando a compra e venda de bens imóveis. Concorrentes indiretos: representados por construtoras que realizam a construção do imóvel e colocam a venda, realizando a intermediação financeira do negócio diretamente com o cliente. Também, são representados por imobiliárias que atendam no mesmo modelo de negócio da empresa deste estudo. As oportunidades e ameaças As oportunidades apresentadas na matriz SWOT refletem a realidade externa à empresa, influenciando o seu ambiente interno. Na grande maioria das vezes as oportunidades trazem benefícios à organização, influenciando positivamente sobre os fatores internos, cabendo à organização verificar as condições e viabilidade da empresa para usar essas oportunidades dentro de sua estratégia competitiva.
Entre as oportunidades que se apresentam para a empresa foi levantado: a possibilidade que a empresa tem de formar parcerias visando incrementar as vendas; a tendência de recuperação da economia, considerando a nível nacional, melhorando assim, as condições dos clientes de adquirir novos imóveis, bem como as condições da empresa para novos investimentos nas suas atividades empresariais; e concomitantemente à recuperação econômica, as tendências de aquecimento para o mercado de imóveis. Quanto às ameaças observadas, estas são: pela concorrência acirrada através dos inúmeros negócios que atuam na mesma área; e o cenário econômico, que após uma crise econômica de ordem mundial ocorrido nos últimos anos, e diante de um cenário pós pandemia, tende a demorar um pouco para sua recuperação, exigindo que a empresa avalie suas condições e programe melhor seus investimentos.
Pontos de Melhoria Tendo em vista a análise ambiental e a Análise SWOT com relação à BK Imobiliária, os pontos de melhoria que podem ser trabalhados são: melhorar as estratégias de Marketing e buscar uma diferenciação de atendimento com relação ao praticado pela concorrência. Gerir canais de comunicação Diretor / Assistente de Marketing Jan – Fev/2021 Fonte: elaborado pela autora 8. INDICADORES DE QUALIDADE Os indicadores de qualidade são ferramentas que podem ser utilizadas para medir e acompanhar o plano de melhoria, apresentando o desempenho da empresa e servindo como auxílio ao gestor para que as correções sejam implantadas, quando necessário, e os resultados possam ser mais facilmente alcançados. No caso da BK Imobiliária podem ser implantados as seguintes ferramentas para atender os indicadores de qualidade da empresa: 8.
Ferramenta PDCA Segundo Werkema (2011), o ciclo PDCA é um método de gestão que visa o atingimento de metas estabelecidas com a utilização de ferramentas do controle de qualidade, melhorando assim os processos. As letras remetem a palavras da língua inglesa, (P) Plan, (D) Do, (C) Check e (A) Action que consistem em planejar, executar, verificar e agir. A quarta, o Onde? (Where?), informa o local em que a atividade será executada. O Quando? (When?) questiona quando ocorrerão os procedimentos, delimitando prazos e estabelecendo um cronograma de atividades. E a pergunta Como? (How?) informa como será executada as etapas para atingimento dos objetivos (MARIANI, 2005). CONCLUSÃO Este trabalho visou analisar a gestão de Marketing da empresa BK Imobiliária e propor sugestões de melhorias neste setor, ajudando a empresa a enfrentar os desafios do mercado.
Trata-se de uma empresa de prestação de serviços de intermediação imobiliária, situada na cidade de São Paulo, na qual as atividades consistem em aproximar vendedores e compradores de imóveis, atuando como avaliador dos imóveis e realizando a parte legal da transação imobiliária. As oportunidades percebidas dizem respeito às condições de aumentar a atuação da empresa no mercado, buscando maneiras estratégicas de melhorar seus serviços, enquanto as ameaças tratam da concorrência existente e do momento econômico vivenciado na atualidade, pedindo cautela e atenção às decisões a serem tomadas. Como terceiro e último objetivo específico, este estudo propôs um plano de melhorias para o Marketing da empresa, visando otimizar suas capacidades e torná-la mais competitiva.
Assim, a estratégia traçada foi melhorar a abordagem de Marketing da empresa, inserindo objetivos e metas estratégicos e ferramentas para incrementar as vendas e tornar mais ativo o relacionamento entre a empresa e seus clientes. Como objetivos, propôs-se: reavaliação do segmento de mercado, visando levantar oportunidades. Foi proposto o estabelecimento de canais de comunicação com os clientes, sendo que neste item, foi abordado criar um perfil nas redes sociais e gerenciá-lo constantemente, com ativação de publicidade, além de programar a participação em eventos imobiliários e outros relacionados ao setor imobiliário. ibge. gov. br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/22966-revisao-do-pib-de-2016-mostra-queda-de-3-3-em-relacao-ao-ano-anterior#:~:text=Em%20seu%20resultado%20consolidado%2C%20o,queda%20de%204%2C1%25. Acesso em: 11 nov. ARAÚJO, J. S. Administração estratégica de recursos e relacionamentos.
Porto Alegre: Bookman, 2005. HOWES, B. H. KOTLER, P. KELLER, K. L. Administração de Marketing. ed. pdf>. Acesso em: 12 nov. MAXIMIANO, A. C. A. Acesso em: 09 nov. NAKAGAWA, M. Ferramenta: 5W2H – plano de ação para empreendedores. Disponível em: <https://m. sebrae. p. SANDHUSEN, R. L. Marketing Básico. ed. Acesso em: 11 nov. SEBRAE. Relatório Especial: os negócios promissores em 2020. Disponível em: < https://www. sebrae. STONER, J. A. F. FREEMAN, R. E. São Paulo: MAKRON Books, 2000. WERKEMA, C. Lean Seis Sigma: introdução às ferramentas do Lean Manufactoring. ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
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