COMO AS MÍDIAS SOCIAIS AJUDAM AS PEQUENAS EMPRESAS

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Finanças

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As redes sociais proporcionam às empresas uma nova forma de divulgar com rapidez e precisão as suas marcas e serviços, tornando-se um meio de comunicação, principalmente junto do público jovem que se encontra nas melhores tecnologias. Diante dessa realidade, este artigo tem como objetivo analisar o grau de influência das redes sociais no processo de tomada de decisão de compra do consumidor. Por fim, conclui-se que as redes sociais têm a capacidade de influenciar as decisões de compra dos consumidores, divulgando seus produtos em mídias digitais, e também são utilizadas para obter informações e manter a comunicação. O marketing digital se configura cada vez mais importante para as empresas. Por meio da tecnologia os clientes são alcançados de maneira mais rápida e precisa.

Com esta era tecnológica, novas formas de comunicação surgiram entre as sociedades. Devido ao crescente número de adeptos da Internet, nunca se falou tanto em redes sociais como hoje, pois é uma ferramenta que permite a pessoas de todo o mundo comunicarem de forma mais ampla, de forma simples e rápida. Os requisitos dos utilizadores destas plataformas são cada vez maiores e passam a utilizar as redes sociais. Além de serem uma forma de entretenimento, também utilizam as redes sociais para analisar empresas e as marcas e serviços que prestam para estabelecer uma relação entre fornecedores e consumidores. O relacionamento direto afeta o direito de tomar uma decisão de compra, pois os consumidores sempre buscam informações sobre produtos ou serviços antes de realizar uma compra.

Segundo AMA (2008): “Marketing é uma atividade, um conjunto de instituições e processos de criação, comunicação, oferta e troca de ofertas que tenham valor para consumidores, clientes, parceiros e para a sociedade como um todo. AMA, 2008). Segundo Kotler, Kartajaya, Setiawan (2010), quando uma marca é bem-sucedida, ela deixa de ser propriedade da empresa, ou seja, os consumidores passam a ser os verdadeiros donos da marca. Por isso, a marca deve seguir a missão da empresa para não obscurecer o motivo que tornou os consumidores fiéis a ela. Segundo Waterschoot (1992), o marketing deve ser tratado como um conceito complexo, ou seja, que abrange diversas aplicações e significados. Marketing digital vai muito além da internet, ele é popular e muito acessível. Marta (2010, p. “Ações contínuas de relacionamento, que também são estratégias de marketing, mais especificamente marketing de relacionamento, tem como objetivo a conquista e a conversão do público em relação a marca empresa em todas as fases do relacionamento- conscientização, consideração, conversão e pós-venda.

Com buscas pelas redes sociais, internet, e-commerce o cliente busca informações dos produtos, qualidade, prazos de entrega. Tem a opção de comprar pelo site ou app e retirar na loja da sua cidade, sem pagar frete. Com certeza, o marketing digital pode ser visto por muitas pessoas, um compartilhamento e segue, quando ele foi visualizado por muitos usuários. Criar conteúdo no Youtube, Facebook e Instagram como forma de chamar a atenção dos clientes. As marcas precisam fazer com que o consumidor se identifique com a marca, criando conteúdos relevantes para encantar o consumidor. Segundo Kotler (2017, p. “Na era digital, em que os consumidores estão cercados de interações de base tecnológica, as marcas que são humanizadas tornam-se mais atraentes os consumidores cada vez mais estão buscando marcas centradas no ser humano- marcas cujas personalidades se assemelham às das pessoas que são capazes de interagir com os clientes como amigos iguais “.

Com essa pesquisa buscou entender os tipos de conteúdo que atraem os clientes, conteúdos que encantem e que enchem seus olhos. Foi realizado um método, com base na revisão de literatura nacional e internacional, utilizando os bancos de dados MEDLINE e SCIELO, abordando os descritores relacionados ao tema. Através das informações obtidas, busca compreender. Como as mídias sociais ajudam as pequenas Empresas. A pesquisa exploratória é orientada para a descoberta e é utilizada por pesquisadores quando estes possuem poucas informações, bem como para esclarecer um problema específico de pesquisa (GIL, 2002). Como as amostras são geralmente grandes e consideradas representativas da população, os resultados são tomados como se fossem uma imagem real de toda a população pesquisada. A pesquisa quantitativa se concentra na objetividade.

FONSECA, 2002, p. Um estudo de caso pode ser caracterizado como o estudo de uma entidade bem definida, como um programa, instituição, sistema educacional, pessoa ou unidade social. Ele tenta conhecer em profundidade como e por que uma dada situação deve ser única em muitos aspectos, tentando descobrir o que há de mais importante e característico nela. Segundo os autores, essa modalidade tem como escopo o universo de significados, motivos, aspirações, valores, entre outros, o que compreende um aspecto não tangível da pesquisa. Algumas das características dessa modalidade de pesquisa consistem na objetivação do fenômeno, hierarquização das ações de descrever, compreender, explicar, precisão das relações entre o global e o local em determinado fenômeno, observância das diferenças entre o mundo social e o mundo natural, entre outros métodos.

A pesquisa será qualitativa, bibliográfica e Fonseca aduz (2002) que, a pesquisa é realizada por meio de uma busca de estudos teóricos que já foram analisados e publicados, seja por meios eletrônicos ou escritos, tais como: artigos científicos, livros, entre outros. RESULTADOS E DISCUSSÃO Evidencia-se que o uso das redes sociais é o maior aliado das empresas que praticam o marketing digital. Retomando o conceito de Labadessa (2012), com o uso das redes sociais pode-se tirar proveito dessas relações ou gerar constrangimento à organização (ou ao agente econômico) e, dessa forma as redes servem de termômetro para a tomada de decisões, exaltando assim a sua importância perante o consumidor. American Marketing Association. Definition of Brand. Disponível em: Acesso em 20 de outubro de 2021. CINTRA, André.

O que são os 8 PS do Marketing Digital. Disponível em: http://. Acesso em: 01 outubro. FONSECA, J. J. S. Org. Métodos de Pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. Fundamentos de metodologia científica. ed. reimp. São Paulo: Atlas, 2007. MASO, Luciano. KOTLER, Philip. Administração de Marketing. ª Edição, 7ª reimpressão. Tradução Bazán Tecnologia e Lingüística; revisão técnica Arão Sapiro. São Paulo: Prentice Hall, 2000. REIS, F. L. dos. Como elaborar uma dissertação de mestrado. Lisboa: Pactor, 2010.

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