BLOGS Manifestação de uma prática característica na pós modernidade
Tipo de documento:Revisão Textual
Área de estudo:Engenharia mecatrônica
Esse novo formato tecnológico permite que o responsável pela plataforma possa compartilhar suas informações pessoais e cotidianas publicamente, diferente do antigo diário que era trancado a sete chaves. Com o avanço da tecnologia ocorreu um aumento significativo na produção de conteúdos no meio virtual. Com isso a Web 2. permitiu uma maior comunicação e interaç entre os indivíduos, que produzem determinados conteúdos e em seguida são publicados e comentados por outros sujeitos. Conforme Bruno (2004): A relação entre subjetividade e visibilidade ganha novos contornos com as tecnologias comunicacionais contemporâneas. Para Leite (2013): Os blogs pessoais são os mais comuns, nele o autor utiliza o espaço para mostrar eventos da vida diária e expressar opiniões. Com a popularização, mais pessoas começaram a usar a ferramenta.
O blog adquiriu outros fins e, passou então, a ser utilizado para transmitir mais do que relatos da vida diária e se tornou um meio para, também, propagar informações. Ao mesmo tempo, do outro lado, outras pessoas passaram a buscar estas informações, transformando essa plataforma em um meio de comunicação com um alcance cada vez maior. LEITE, 2013. Além disso, por ter o formato de hipertexto eletrônico, é permitido a utilização de links, recursos audiovisuais, além da atualização de qualquer lugar e em tempo real. Para os blogueiros, as publicações de um blog são uma forma de sociabilização e de expressão individual. A linguagem textual é um diálogo direto com os leitores virtuais, há uma relação com o público leitor, este é atraído por afinidades com o gênero publicado, e também pelos conteúdos audiovisuais.
Acontece uma troca de experiência, na qual o blogueiro publica fatos e experiências cotidianas, e de acordo com o interesse do leitor existe uma interação entre o emissor e o receptor, por meio dos comentários textuais que podem ser deixados pelo leitor do blog ao responsável do conteúdo, e também para os leitores do mesmo, dessa forma é possível essa interação entre pessoas. O estilo do texto é claro e direto, onde os responsáveis pelos blogs dialogam diretamente com seus leitores virtuais. Os diários virtuais são uma espécie de interação pessoal e coletiva, onde fatos semelhantes são compartilhados, existindo uma interação entre o receptor e o público. É gerada uma troca de experiências, que trazem benefícios para os leitores e para aqueles que produzem o conteúdo dos blogs.
Visibilidade Nesta seção do artigo vamos dar continuidade ao assunto dos blogs como um diário pessoal e a troca de experiências, entre o emissor e o receptor, mas com uma atenção mais especial para a questão da visibilidade. BRUNO,2004) Os indivíduos constituem a si mesmos e modulam identidade a partir do olhar do outro. É preciso discernir o olhar que espia, para assim dominar a vigilância e aprender seus deslizes, em outras palavras é preciso estar atento para o seu público alvo, sabendo seus gostos e desejos e dessa forma ser mais direcionado nas publicações dos receptores. PARENTE, 2007. p. Somos uma rede de multiciplidade, remetida a outras redes de naturezas diversas. As redes nos proporcionam essa ligação e interação com outras pessoas.
Cibercultura A cibercultura é a interação por meio de redes de computadores, com fenômenos relacionados a internet, os blogs, por exemplo, fazem parte da cibercultura, pois ligam os indivíduos por meio de redes de computadores que dependem da internet. Análise do blog de Isabela Freitas Isabela Freitas nasceu no dia 8 de dezembro de 1990 em Juiz de Fora, Minas Gerais. Atualmente tem 26 anos. O primeiro blog criado por Isabela Freitas foi o Garota em Preto e Branco. A página foi criada de maneira anônima para que ela pudesse compartilhar suas experiências pessoais virtualmente. Com o passar do tempo, algumas garotas começaram a acessar ao blog e interagir por meios dos comentários com Isabela, deixando suas opiniões a respeito das experiências compartilhadas pela escritora.
O último acesso na página foi no dia 02 de abril de 2017 às 00:43. Com a internet as pessoas estão se espondo cada vez mais, criando um espetaculo e uma exposição de si próprio, o que antes era privado agora é visivel para todos. Nesta imagem da página de Isabela Freitas, por exemplo, podemos ver videos, imagens, conteudos que surgiram na internet por volta dos anos 80 junto com a cultura das mídias, em que também encontramos um aparecimento intenso de câmeras, gravadores e Tv à cabo. A cibercultura se faz presente, nesse processo de interação, por meio de redes de computadores e os fenomenos relacionados a internet. Os blogs ligam os individuos através da rede de computadores que depende da internet. Os conteúdos do blog são transpassados especialmente pelo conceito de visibilidade, onde a blogueira está sempre exibindo fotos suas, frases, seus gostos, produtos que comprou ou ganhou com o intuito de se expor e ganhar a fidelidade do leitor que espia por meio do acesso em sua página na internet.
Para Bruno (2004): Os dispositivos contemporâneos vêm contribuir para a constituição de uma subjetividade exteriorizada onde vigoram a projeção e a antecipação. Exteriorizada porque encontra na exposição ‘pública’, ao alcance do ‘olhar’, escrutínio ou conhecimento do outro. BRUNO, 2004, p. Pessoas comuns buscam exposição na internet nos blogs, através de textos, vídeos ou imagens, a fim de serem atraídas pelo olhar do outro. Com isso a página incentiva a interação dos internautas criando novas redes de comunicação no meio virtual. Grande parte dos blogs são baseados na escrita e fatos cotidianos. Mas isso não se aplica a outros blogs, que possuem estilo diferentes e outros objetivos. Os diários antigos visavam o intrapessoal, já os blogs vêem o interpessoal e o grupal.
A página de Isabela Freitas ganha visibilidade e destaca-se não apenas pelo conteúdo escrito, mas também pelo fato de ter um lado literário focado em relacionamentos, maquiagem e ao mesmo tempo fala todas as coisas do mundo feminino. Diários pessoais e webcams na internet Disponível em: http://200. mdl_ichs-cua/file. php/877/A_arte_da_vida_-_diarios_pessoais_e_webcams_na_internet. pdf MCLUHAN, Marshall. Visão, som e fúria. jun, 2007 Disponível em: http://www. academia. edu/7985413/PARENTE_Andr%C3%A9. Rede RECUERO, Raquel. Redes Sociais na Internet. php/revistafamecos/article/view/3229/2493.
901 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto
Apenas no StudyBank
Modelo original
Para download
Documentos semelhantes