A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO EM EQUIPE NAS ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS
Tipo de documento:Projeto de Pesquisa
Área de estudo:Gestão pública
A gestão de pessoas é uma ferramenta que contribui significativamente na proposta de extrair habilidades individuais de cada membro da equipe, contribuindo para o sucesso do coletivo. A pesquisa será realizada com base na revisão bibliográfica, na forma descritiva narrativa, em consulta a artigos publicados em livros e revistas científicas na área de administração de empresas e gestão de pessoas. É possível concluir que, embora seja um elemento fundamental para construção de organizações de sucesso, o trabalho em equipe tem sido negligenciado no âmbito público. O impacto acaba sendo negativo, uma vez que que a falta de investimentos no capital humano reflete na prestação de serviços com má qualidade. Palavras-Chave: Gestão Pública. JUSTIFICATIVA A justificativa para a pesquisa se embasa no fato de a administração dentro das organizações públicas exigir um gerenciamento de processos de modo inovador, especialmente pelo fato de ter que apresentar resultados positivos continuamente, do ponto de vista dos cidadãos e não de um empresário.
O trabalho em equipe, apesar de ser fundamental para o sucesso nesta perspectiva, pode culminar em resultados negativos quando não há consenso. Portanto, todo e qualquer estudo que ofereça maiores conhecimentos neste viés, pontuando ações que tornem o trabalho coletivo engrenado e harmonioso para a conquista de um objetivo comum, é justificável. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 6. CONTEXTUALIZAÇÃO DO TRABALHO EM EQUIPE E AS CONSTRIBUIÇÕES DA GESTÃO DE PESSOAS Trabalhar em equipe é algo pertinente à humanidade durante toda a sua história. Numa equipe, as pessoas unem suas competências e habilidades às competências e habilidades de outras pessoas com o intuito de atingir um objetivo comum. Os resultados são positivos, uma vez que a soma da produção de todas a equipe é superior que a soma daquilo que o indivíduo consegue produzir isoladamente.
O trabalho em equipe realizado de forma harmonioso e embasado em práticas que se encaminham para a conquista de um objetivo único é bem complexo. Isso acontece devido ao fato de estarem envolvidas uma gama de personalidades, conceitos e opiniões divergentes. Neste momento, é crucial o desempenho da gestão de pessoas. CHIAVENATO, 2014, p. Afinal, os processos inovadores tiveram suas raízes nas ações de pessoas inovadoras. A gestão de pessoas tem como foco trabalhar o que há de melhor em cada uma delas, agregando essas habilidades às de outras pessoas com o objetivo de alcançar uma meta comum. Seria como agregar os interesses individuais para o bem do coletivo. Esse cenário é possível, a partir da aplicação de gestão de pessoas, que em suma passa a abordar as pessoas como seres humanos e não simplesmente como recursos produtivos.
O trabalho em equipe relacionado ao ambiente organizacional constitui um dos principais elementos para o sucesso, tanto da organização, quanto pessoal. KALLEDER, 2012). O trabalho em equipe é muito valorizado pelos administradores organizacionais e uma prova desta afirmativa é que quando são feitas entrevistas na fase de recrutamento de pessoal, uma das primeiras e principais perguntas é se o candidato está familiarizado e consegue trabalhar em equipe. Pode-se afirmar que “trabalhar em equipe é, atualmente, requisito fundamental para a empregabilidade, posto que ninguém mais trabalhe sozinho; em outras palavras, o ambiente corporativo tornou-se essencialmente cooperativo”. KALLEDER, 2012, p. CASTRO E OSÓRIO DE CASTRO, 2014). Portanto, na gestão privada o objetivo são os lucros, ao passo que na gestão pública o objetivo é mais subjacente: visa administrar adequadamente o dinheiro público disponibilizado através do recolhimento de impostos, oferecendo serviços de qualidade para os cidadãos.
O modelo de gestão na administração pública adotado significativamente na atualidade tem sido o denominado New Public Management (NPM), também chamada de nova gestão pública ou administração gerencial. Esse modelo foi enfatizado a partir da década de 1970. O objetivo principal na adoção deste modelo visava “substituir a administração burocrática e implementar, nas instituições públicas, o modelo das organizações do setor privado – ou seja, aplicar princípios gerenciais sobre o modelo burocrático tradicional em busca de transparência. Portanto, é comum a presença de colaboradores que estão trabalhando durante toda uma vida no mesmo ambiente. Pode ocorrer que muitos desses colaboradores estejam atrelados a conceitos ultrapassados sobre a importância do trabalho em equipe. Mesmo em ambientes organizacionais onde as pessoas já estão familiarizadas com o trabalho em equipe e sua importância, realizando adequadamente suas funções de acordo com esta proposta, existe a necessidade de constantes atualizações ou reciclagem de processos.
Tais atualizações e reciclagens geralmente são ministradas por meio de cursos e treinamentos. Para formar uma boa equipe, que consequentemente realizará um bom trabalho, são necessários alguns passos. A solução prevista para resolver essa trava na modernização, é o investimento no capital humano do setor público. O treinamento é essencial na promoção de benefícios como: “aperfeiçoamento do desempenho funcional, aumento da produtividade e aprimoramento das relações interpessoais, garantindo que as atividades-fim da Administração Pública sejam executadas adequadamente”. FILIPPIM E TURECK, 2008, p. As organizações públicas precisam oferecer programas de treinamento e desenvolvimento que estejam diretamente associados aos propósitos organizacionais. Esses treinamentos devem focar na melhoria dos processos de trabalho e no desenvolvimento das competências de cada colaborador de forma contínua.
No ambiente corporativo, incluindo as organizações públicas, as competências e habilidades das pessoas é fundamental para a identificação e sucesso na aplicação de estratégias inovadoras, que promovam o desenvolvimento organizacional e contribuam para o alcance de metas. Este recurso – o humano – é tão relevante que até mesmo a área que cuida dos interesses das pessoas dentro de uma empresa, o departamento de recursos humanos (RH) tem mudado sua conceituação. Muitas empresas têm adotado a definição administração de recursos humanos (ARH) ou gestão de pessoas. Os colaborados, sob a ótica do novo modelo em gestão de pessoas, deixam de ser vistos apenas como recursos produtivos, passando a ser vistos como seres humanos, provedores de competências. O trabalho em equipe, que se resume no ato de se unir diversos indivíduos, agregando seus esforços de modo coordenado, para a execução de uma determinada tarefa que tem como objetivo atingir uma meta comum.
Curitiba: InterSaberes, 2014, 376p. CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. ª Edição. Barueri: Manole, 2014, 512p. Disponível em: <http://fabeemrevista. com. br/3/02. pdf> Acesso: 17/05/2020. LOURENÇO, Nivaldo Vieira.
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