10 QUESTÕES DE SEMIOLOGIA
Tipo de documento:Crítica Literária
Área de estudo:Sociologia
Podemos afirmar que os objetivos da semiologia se conjugam: I - criar uma sequência dentro de um método pedagógico para evitar omissões. II - conjugar na relação profissional/paciente todas as informações recolhidas da anamnese. III - relacionar-se adequadamente com o paciente, tendo uma visão do mesmo com um todo. IV - coletar os dados da anamnese; organizar os dados coletados e registrá-los de maneira adequada, dentro dos padrões estabelecidos para o ambulatório as Clínicas V - Iniciar o raciocínio clínico, estabelecendo qual(is) o(s) sistema(s) fisiológico(s) envolvido(s). A). Item II - São fundamentos da prática humanista do atendimento. Na avaliação clínico/paciente deve coletar todas as informações necessárias para fornecer um diagnóstico preciso, começando pela análise da anamnese extraída do paciente.
Os sintomas principais devem ser descritos em termos de: (1) localização, (2) qualidade, (3) quantidade ou intensidade, (4) Sequência cronológica (ou seja, início, duração e frequência), (5) as circunstâncias nas quais ocorrem, (6) fatores que agravam ou aliviam os sintomas e (7) manifestações associadas. Item III – A relação médico-paciente possui características além da situação clínica do paciente, envolve: Focar no paciente, estabelecer uma conexão de empatia e confiança, avaliar a resposta do paciente à doença e ao que está sentindo fisicamente, comunicar-se para promover a cura, usar o poder do toque para de forma a avaliar as condições físicas e tentar manter o sempre o paciente mais a vontade. Item IV - Após a análise inicial, deve-se realizar o detalhamento e o registro do(s) principal(is) sintoma(s).
Empathy in pacient car: antecedents, development, measurement and outcomes[S. l. Springe; 2007. Part1: Empathy and Human Relationship. medicina. Durante a análise facial podemos observar os principais tipos A) Dólico facial, mesofacial, braquifacial. B) Dolicocéfalo, mesofálo, braquicéfalo. C) Ortofacial, mesofacial, distofacial D) Todas as alternativas estão corretas E) Nenhuma das alternativas está correta. Justifique sua resposta e diferencie os termos: Dólicofacial, Mesofacial e Braquifacial’ Alternativa A Dólicofacial são indivíduos que apresentam face alongada no sentido superior para o posterior. Tal alongamento pode ser normal ou patológico, quando desencadeado por um quadro patológico pode ou não manifestar dor. et alii (2011). Determinação do padrão esquelético vertical da face. Rev. Bras. Cir. A turgescência da veia jugular pode se relacionar com Hipertensão Pulmonar; Estenose tricúspide; Hipertrofia de VD.
B) pulso jugular ausente ou diminuído pode ser consequência de um enchimento ventricular reduzido. C) o aumento da turgência jugular, ou das pulsações venosas durante a inspiração. D) As alternativas acima estão corretas; E) as alternativas acima estão incorretas. Alternativa A Justifique sua resposta. As causas são: Hipertensão arterial pulmonar, Insuficiência cardíaca esquerda, Disfunção pulmonar ou níveis baixos de oxigênio, Doenças crônicas que causam coágulos e outros mecanismos. A relação com a Odontologia origina-se quando é realizada uma boa anamnese e outros exames completares que podem identificar a Hipertensão, e onde o paciente pode ser direcionado para um atendimento mais específico. Um exemplo é o equipamento que todo dentista deveria ter no consultório, o monitor de pressão arterial.
Um aparelho facilmente encontrado e de uso rápido, ali mesmo na cadeira odontológica, antes das consultas. Por mais que muita gente diga que os monitores portáteis não são tão precisos quanto um esfigmomanômetro de coluna de mercúrio, eles servem bem para o controle do paciente hipertenso no consultório odontológico. No entanto, o ventrículo direito diminui, pois, a quantidade de sangue que entra do átrio direito torna-se reduzida. Quase todas as ocorrências são causadas por febre reumática, que se tornou rara na América do Norte e Europa Ocidental. Raramente, a causa é um tumor no átrio direito, uma doença do tecido conjuntivo ou, ainda mais raramente, um defeito de nascimento da válvula tricúspide. Os sintomas geralmente são leves.
Eles incluem palpitações (consciência dos batimentos cardíacos), desconforto vibratório no pescoço, pele fria e fadiga. Lessa I, Fonseca ACTG, Santos AG. Raça e hipertrofia do ventrículo esquerdo na ausência de hipertensão e de doenças cardiopulmonares. Arq Bras Cardiol. Hipertrofia de VD - A hipertrofia ventricular direita (HVD) é o aumento da espessura das paredes do ventrículo direito causados por uma sobrecarga crônica de pressão. A HVD pode ser causada por diferentes patologias que aumentam a pré-carga do ventrículo direito e se associam com uma morbilidade e mortalidade significativa. O ventrículo direito e a hipertensão arterial: aspectos ecocardiográficos. Arq Bras Cardiol. Whitman I, Patel VV et al. Validity of the Surface Electrocardiogram Criteria for Right Ventricular Hypertrophy: The MESA - Right Ventricle Study.
J Am Coll Cardiol. Lesões específicas como na tuberculose, histoplasmose, sarcoidose, mononucleose infecciosa, linfomas estão aumentados e sintomáticos. D). Nódulos metastáticos são indolores, irregular, endurecidos e apresentam mobilidade. E). Todas as alternativas estão corretas. O sistema ajuda a proteger contra infecções. Item B. Se o histórico e o exame físico não mostrarem uma causa provável, mais testes serão feitos conforme os linfonodos envolvidos e outros sintomas presentes. Pessoas com sinais de alerta e com inchaços generalizados dos linfonodos devem fazer um hemograma completo e uma radiografia torácica. Os médicos também podem realizar testes de tuberculose, infecção por HIV e mononucleose. Os sintomas variam, mas os mais comuns são cansaço extremo, febre, dor de garganta e aumento dos linfonodos.
Podem ser feitos exames de sangue para confirmar o diagnóstico. Acetaminofeno e medicamentos anti-inflamatórios não esteroides podem ajudar a aliviar a febre e a dor. Item D. A Metástase é a implantação de um foco tumoral à distância do tumor original, decorrente da disseminação do câncer para outros órgãos. br/articles/0031/7328/7_Semiologia_do_Sistema_Respirat%c3%b3rio. pdf. Acesso em 10/04/2020 Um paciente apresenta um abcesso agudo no elemento 16. Nesse caso qual o linfonodo que deverá estar edemaciado? Explique. Um abscesso periapical (um acúmulo de pus ao redor da raiz do dente) pode ocorrer quando a infecção resulta em morte da polpa e surge uma inflamação ao redor da raiz do dente. Subsequentemente, inflamação periapical (periodontite apical) ou abcesso periapical se desenvolve.
A pericoronite é a inflamação e infecção da gengiva ao redor da coroa do dente, normalmente um dente que está apenas rompendo a gengiva (erupção) ou não pode romper (impactado). Normalmente ocorre ao redor de uma erupção na raiz do dente do siso (quase sempre um dente de baixo), mas pode envolver qualquer dente. A maioria das dores de dente envolvem cáries ou complicações resultantes (como a pulpite ou um abscesso). São dados antibióticos se a pessoa tiver um abscesso, um dente com a polpa morta (e houver sinais de infecção como febre, vermelhidão ou inchaço) ou quadros clínicos mais graves. A microcefalia é rara. A microcefalia pode ser causada por muitos problemas que ocorrem no útero, incluindo infecções, falta de oxigênio, falta de nutrição adequada e deficiências congênitas do cérebro.
Os médicos podem descobrir que o bebê tem microcefalia antes do nascimento quando eles fazem uma ultrassonografia de rotina do feto. Não existe cura para a microcefalia, mas a terapia pode ajudar bebês a maximizar suas capacidades. O hipotireoidismo é uma hipoatividade da tireoide que resulta na produção inadequada dos hormônios tireoidianos e na redução das funções vitais do corpo. com. br/detalhes/359/microcefalia%20semiologia%20e%20abordagem%20diagnostica. Acesso em 10/04/2020. Quais as complicações relacionadas aos dentes e face em um paciente que apresenta o hipotireoidismo infantil? Existem dois tipos de hipotireoidismo em bebês e crianças: Hipotireoidismo congênito: Presente no nascimento Hipotireoidismo adquirido: Desenvolve-se depois do nascimento. O hipotireoidismo em crianças normalmente ocorre quando há um problema estrutural com a glândula tireoide ou se a glândula tireoide estiver inflamada.
com/materias/saude/doencas-da-infancia/hipotireoidismo-em-criancas-causas-e-sintomas/ Acesso em 10/04/2020 6. Sobre as alterações nos olhos não podemos afirmar. A) São alterações comuns a exoftalmia, a enoftalmia e estrabismo, porém não há relações com patologias. B) Acuidade visual: redução ou perda da visão pode relacionar-se com doenças degenerativas, manifestações tumorais do olho e doenças metabólicas. C) A dor ocular e cefaléia, sensações de corpo estranho, queimação ou ardência, lacrimejamento, sensação de olho seco, hiperemia, secreções, edema palpebral, blefarite, podem se relacionar com irritantes, processos inflamatórios ou infecciosos. Na área da Fisiologia, acuidade é a capacidade acentuada de sentir e distinguir estímulos sensoriais. Ex. acuidade visual, acuidade auditiva, acuidade da dor, etc. Cefaléia: Dor excessiva na cabeça; dor de intensidade variável e que se espalha por várias direções ou por diferentes partes da cabeça.
Hiperemia: Medicina Superabundância de sangue em qualquer parte do corpo. Os colírios usados para intencionalmente causar miose são chamados de mióticos Anisiocoria: A anisocoria é caracterizada pelo tamanho(diâmetro) desigual das pupilas. Normalmente é causada por traumas sofridos em um dos hemisférios do cérebro. Diplopia: É a visão dupla de uma mesma imagem. Fotofobia: Sensação de medo, sensibilidade ou aversão a qualquer tipo de luz. Pode ser causada por: Astigmatismo, uso excessivo de lentes de contato ou lentes de contato mal adaptadas;Doença, lesão ou infecção ocular; Queimaduras no(s) olho(s); Cefaléia hemicrânia comum; Meningite; Irite aguda; Abrasão córnea; Ulceração córnea; Uveíte; Drogas como anfetaminas, atropina, cocaína, ciclopentolato, idoxuridina, fenilefrina, escopolamina, trifluridina, tropicamida, vidarabina, inalantes(solventes).
Todas as alternativas estão corretas. E). Todas as alternativas estão incorretas. Justifique sua resposta. Item A. org/scielo. php?pid=S167738882016000100003&script=sci_arttext. Acessado em 10/04/2020. O paciente foi atendido no período vespertino. Nesse caso, esse foi o melhor momento para o atendimento de um paciente diabético? Justifique. Na presença de alguma dessas manifestações, o cirurgião-dentista deve suspender o procedimento e oferecer ao paciente um alimento rico em carboidratos, tal como suco de frutas ou mel. Em seguida, deve monitorar a glicemia capilar a cada 15 minutos, até que haja a sua normalização. Caso não haja recuperação, deve-se acionar o socorro médico, prosseguindo com o monitoramento dos sinais vitais. Diante de quadros de hipoglicemia em que o paciente esteja inconsciente, não se deve utilizar medicações por via oral, sendo recomendável administrar 50 mililitros de solução aquosa de glicose a 50%, por via endovenosa, durante 2 a 3 minutos.
Qual sua conduta diante deste quadro? Quando o paciente voltar do desmaio, deve-se alimentar este paciente com algum alimento rico em carboidrato, estar verificando o nível de glicemia, e encaminhar para atendimento médico.
396 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto
Apenas no StudyBank
Modelo original
Para download
Documentos semelhantes