O Tratado de Versalhes

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Estatística

Documento 1

Entretanto, para entendermos de forma completa a ênfase deste documento, é necessário observarmos alguns aspectos anteriores, no desenvolvimento imperialista das grandes potências do século XIX, com as grandes tenções entre Alemanha e as nações da França, Inglaterra e Rússia.  A corrida Imperialista da nações européias. O Imperialismo (conhecido também como neocolonialismo), foi um dos principais fatores que contibuiram para o grande impasse entre as nações européias. Esta prática desenvolveu-se pela forma de uma grande expansão incentivada pelas grandes indústrias que migravam para outros continentes em busca de matéria prima, mão de obra barata e mercado consumidor para os produtos assim comercializados. A corrida para se conquistar mais territórios (colônias), levou os países imperialistas a rivalizarem um com o outro,de forma tão intensa, que o armamento bélico acabou se tornando progressivo diante da situação de inferioridade diante dos outros.

Enquanto que a Alemanha anteriormente havia formado aliança com outros países em forma de defesa (que posteriormente servirá de ataque). Esta aliança estava formada entre os países: Alemanha, ÁustriaHungria e Itália, cria-se a Tríplice Aliança. Juntamente com essas alianças, ambas nações desenvolviam-se em equipamento bélico, ou seja, os alicerces para a guerra estavam preparados.  O Desfecho da Primeira Guerra Mundial. Com as grandes tensões entre as nações, eclodiu a Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Os líderes responsáveis pelo tratado são: David Soyd Georg da Inglaterra; Gorgs Clemenceau da França; e Woad Wilson dos Estados Unidos. Após o exílio de Guilherme II, a Alemanha estava com a liderança Provisória de Friedrich Elbert, que foi quem assinou o tratado, aceitando os termos expressos no documento.

O tratado de Versalhes impôs à Alemanha a culpa da guerra e fez com que pagasse pesadas indenizações, entre elas e as mais relevantes são:  Perda de territórios e população para os novos países que se formavam após a guerra. A Alemanha fica então separada, com o que ficou conhecido como “Corredor Polonês”, que consistia em uma estreita faixa de terra pertencente a Polônia, que ganhava assim, uma saída para o Mar do Norte, através do Porto Dantzig;  Perda de todas as suas colônias na África e na Ásia, o que prejudicou a sua economia, desabastecida de matéria-prima para a continuação da produção;  Proibição de investimento e fabricação de armas, tendo a redução do exército alemão ao número máximo de 100 mil homens.

A força militar da Alemanha sofreu confisco da frota de aviões, submarinos e navios de guerra. Desta forma aliandose com o surgimento do nazismo, resultará na eclosão da Segunda Guerra Mundial.

389 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download