Artigo acadêmico - Gestão ambiental - 13 trabalhos feitos para baixar

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GERENCIAMENTO DE MANUTENÇÃO ATRAVÉS DA TPM TOTAL PRODUCTIVE MAINTENANCE: o caso de uma Indústria de processamento de grãos

A aplicação de um questionário aos funcionários da empresa levantou a satisfação…

Palavras: 4675Páginas: 17

ACESSO AO SANEAMENTO BÁSICO E DISPARIDADES REGIONAIS: O CASO DO NORDESTE BRASILEIRO

Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços)…

Palavras: 4400Páginas: 16

EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Procuraremos no seguinte trabalho aprender com o passado, para que possamos no presente, buscar e resolver a problemática da exclusão dos deficientes em nosso país. Notaremos que, convivemos ainda com o problema da alfabetização, que possui grandes números em todo território nacional…

Palavras: 3850Páginas: 14

Artigo: AS DIFICULDADES DO ALUNO SURDO NO ENSINO FUNDAMENTAL 

Tendo em vista que a educação pode transformar os sujeitos e que existem alguns problemas que atrapalham a educação inclusiva, pesquisa-se sobre as dificuldades do aluno surdo no Ensino Fundamental, a fim de identificar as principais dificuldades do aluno surdo. Para tanto, é necessário abordar o ensino fundamental, a inclusão escolar, identificar aspectos das dificuldades da inclusão dos surdos e por fim deve analisar algumas dificuldades em prol de uma inclusão efetiva. Realiza-se, então, uma pesquisa qualitativa, bibliográfica. Diante disso, verifica-se que tem vários problemas na prática dependendo da sua localidade seja com relação a infraestrutura ou com estudantes com habilidades sociais baixas, a inclusão avançou bastante, porém tem muito ainda no que melhorar, existe a dificuldade da inclusão do surdo por falta de profissionais qualificados e entre outras problemáticas além do fato de que o sistema educacional brasileiro precisa ser reformado, o que impõe a constatação de que será a longos passos a verdadeira garantia uma educação igualitária para todos. …

Palavras: 2750Páginas: 10

A GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA BASEADA NA OBRA DE PAULO FREIRE

O presente trabalho utilizou como método a pesquisa e o embasamento teórico a respeito do tema, “A Gestão Escolar Democrática baseada na obra de Paulo Freire” traz o enfoque conceitual sobre a formação da gestão democrática na educação brasileira sob a luz da análise de Paulo Freire e suas contribuições sobre a matéria supracitada. Em segundo plano, o conceito teórico da gestão escolar democrática é apresentado, desde a atmosfera legislativa – partindo do princípio de que a Constituição brasileira de 1988 elege-a como um de seus fundamentos básicos para a educação nacional – a prática – que é a união da procura popular pela democracia com a busca educacional de junção dos meios sociais aos quais a escola e seus integrantes estão inseridos. Os resultados práticos relativos ao tema mostram uma educação brasileira que engatinha nos calcanhares da democracia e que ainda em seu desenvolvimento apresenta falhas, embora a pesquisa e a disseminação de seus métodos e implicações positivas quanto aos gestores e suas escolas estejam em alto nível de crescimento, atraindo cada vez mais adeptos para sua prática…

Palavras: 3300Páginas: 12

PSICOPEDAGOGIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: TEORIA E A PRÁTICA

Este trabalho pretende expor conceitualmente a estrutura da educação para jovens e adultos no Brasil e a forma com que a psicopedagogia é aplicada no desenvolvimento de mecanismos capazes de atingir as metas previstas teórica e legislativamente quanto ao tópico supracitado. Em segundo plano, apresenta conceitos teóricos quanto a origem da educação para jovens e adultos e a psicopedagogia como elo necessário para o exercício correto da transmissão de conhecimento, partindo da análise legislativa que regula esta forma de ensino no país a prática – que é onde aparecem dissonâncias quanto as previsões teóricas e legais a realidade educacional existente para esta faixa etária. Por fim, as conclusões práticas relativas ao tema exibem uma educação brasileira que engatinha deficientemente em busca de amenizar a evasão escolar nas séries iniciais com a previsão de idade imposta pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n.º 9.394/96). Consequentemente, apresentará ainda, em seu desenvolvimento, inúmeras falhas e lacunas, por não conseguir adequar-se as indicações de plano teórico ao cotidiano das salas de aula de jovens e adultos, tanto por parte do Estado, pela falta de interesse de seus gestores para com os educadores, bem como pelos próprios educandos que não demonstram identificação com a cultura escolar e acadêmica por déficits de políticas públicas voltadas a área…

Palavras: 3300Páginas: 12

A APLICAÇÃO DA ÉTICA AMBIENTAL NO AMBIENTE ESCOLAR

O presente trabalho de conclusão de curso apresenta brevemente os fundamentos da ética argumentativa, aplicada atualmente à educação, em conformidade com a Lei da Política Nacional de Educação Ambiental. Através da pesquisa bibliográfica e método dedutivo, demonstra também as normas fundamentais da ética: liberdade individual, consenso, caráter ecológico, a importância de informar a situação dos ecossistemas e os meios para preservá-los de forma consciente e sustentável. Contudo, levar ao ambiente escolar à ética e sua aplicação ao que diz respeito à educação ambiental, são novos olhares, que agregam a um desafio de suma importância, capaz de tornar possível a capacitação de uma geração preocupada com o meio ambiente e sua preservação. Atualmente nas escolas, a Educação Ambiental deverá estar presente em todos os níveis de ensino, como tema transversal, sem constituir disciplina específica, como uma prática educativa integrada, envolvendo todos os professores, que deverão ser treinados para incluir o tema nos diversos assuntos tratados em sala de aula. Outrossim, os resultados práticos relativos ao tema mostram uma educação brasileira que engatinha nos calcanhares da educação ambiental, e seu desenvolvimento apresenta falhas, embora a pesquisa e a disseminação de seus métodos e implicações positivas quanto a influência positiva na sociedade e na formação dos educandos estejam em alto nível de crescimento, atraindo cada vez mais adeptos para sua prática…

Palavras: 3025Páginas: 11

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

ARTIGO ACADÊMICO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZADO NA EDUCAÇÃO BÁSICA…

Palavras: 4950Páginas: 18

O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM TDHA: ALTERNATIVAS DE INTERVENÇÃO DOCENTE PARA A INCLUSÃO NO ENSINO REGULAR

O presente estudo visa analisar a importância da formação e prática docente com foco na alfabetização de alunos com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDHA) no ensino regular, observando-se a função social da escola como espaço de inclusão, bem como as alternativas de intervenção docente para a inclusão de alunos, tema este que está em grande evidência na atualidade. …

Palavras: 4125Páginas: 15

DOCÊNCIA NA PANDEMIA NOS ANOS INICIAIS

copyspider 1,75%Este artigo descreve o trabalho docente e as práticas docentes adotadas por uma professora dos anos iniciais do ensino fundamental diante do ensino remoto emergencial no contexto da pandemia de Covid-19. Os objetivos foram: analisar e descrever como as aulas e o ensino estão sendo conduzidos durante essa situação de pandemia; identificar as possibilidades e desafios enfrentados pelos professores entrevistados; e como abordar os alunos e familiares. Também é possível descrever como as crianças realizaram essas atividades e como abordaram esse ensino. Para tanto, utilizam-se métodos de pesquisa qualitativa para construir os dados da pesquisa e por meio dos quais se pode concluir que há dificuldades na sociedade, todos conquistando direitos e gerando conhecimento, pois as crianças da escola pública geralmente não têm acesso às mesmas ferramentas. Infelizmente, como dizem os professores, as crianças não têm os recursos e equipamentos para desenvolver suas habilidades como podem com o ensino presencial…

Palavras: 4950Páginas: 18

Educação Inclusiva: Autistas na Sociedade

O presente trabalho objetivou identificar os benefícios da interação com autistas, descrever a necessidade de inclusão de pessoas autistas, verificar as dificuldades enfrentadas pela comunidade para contribuir com o desenvolvimento dos autistas e descrever as características do autismo. Foi apresentada uma abordagem qualitativa, de caráter descritivo, visando fundamentar teoricamente o tema. Houve considerável evolução histórica do Transtorno do Espectro Autista, foram ressaltados marcos históricos importantes que cooperaram para tal evolução. Foi possível analisar que a escola tem papel primordial na construção do sujeito, tendo como responsabilidade inserir todos em seu espaço, o que facilita a inserção em outros espaços da comunidade. Os aspectos ressaltados no trabalho levam os cidadãos a repensarem sobre os reais significados da inclusão e da necessidade urgente que as políticas públicas assumam a responsabilidade sobre a formação da comunidade, como instrumento principal em favor dos autistas. …

Palavras: 4125Páginas: 15

A TECNOLOGIA EDUCACIONAL COMO INSTRUMENTO FACILITADOR NA DOCÊNCIA SUPERIOR

TRABALHO DE MESTRADO DISCIPLINA: DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR…

Palavras: 3850Páginas: 14

O USO DA LITERATURA NO PROCESSO DA ALFABETIZAÇÃO

É notório o fato de a literatura infantil estar presente, ainda que com um número restrito de exemplares, nas escolas públicas brasileiras a partir do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE). A partir disso, o projeto de pesquisa “O uso da Literatura no Processo de Alfabetização” tendo o intuito de refletir sobre articulações entre educação, cultura, linguagem e práticas leitoras, com base na analise de algumas obras literárias pertencentes a acervos do referido Programa, com o objetivo de contribuir para a adoção de ações mediadoras qualificadas para a leitura de tal acervo, especialmente nos anos iniciais da aprendizagem da leitura e da escrita. …

Palavras: 4675Páginas: 17