O ESTUDO DA PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CONTRIBUIÇÕES NA PRÁTICA DOCENTE COM FOCO NO ENSINO-APRENDIZAGEM

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Gestão de crédito

Documento 1

Estes estudos e seu impacto no ensino-aprendizagem representam a procura pela renovação de concepções pedagógicas, pois apresentam meios para melhora dos campos pedagógico e docente, além de auxiliar no entendimento do papel de educador em sala de aula, ou até mesmo, fora dele (ambientes educativos escolares e não escolares). Palavras-Chave: Psicologia na Educação; Currículo; Ensino-aprendizagem. SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO E JUSTIFICATIVA, COM SÍNTESE DA BIBLIOGRAFIA FUNDAMENTAL. PROBLEMA DE PESQUISA. OBJETIVOS. O papel do professor é mediar a relação entre aluno e conhecimento, possibilitando o ensino-aprendizagem , e nesta área, a psicologia tenta contribuir como uma ponte, para que este processo do trabalho pedagógico obtenha êxito. Assim, a psicologia da aprendizagem possibilita uma série de estratégias que auxiliam o professor no desenvolvimento de seu trabalho pedagógico, fazendo a figura de mediador.

Uma contribuinte para a este campo de pesquisa, que se tornou referência para o ensino brasileiro e passou a ter seu nome ligado ao construtivismo, foi Emília Ferreira, que estudava ensino-aprendizagem com foco na alfabetização e letramento. A pesquisadora é abordada em várias disciplinas da formação em Pedagogia, entre elas, Literatura Infanto Juvenil e Semiótica, as quais fazem parte de minha experiência por se tratarem do meu currículo no curso de Pedagogia da Universidade do Sagrado Coração (Bauru, 2015). Previamente, realizei uma busca nos Portais CAPES1 – O Portal Brasileiro da Informação Científica e SCIELO2, por fim, o site Google Acadêmico3. O sujeito tem, portando, um papel ativo muito importante na construção do conhecimento e na construção de si próprio.

” (Bzuneck, José Aloyseo. Esta abordagem na formação de docentes pode ir além, contribuindo na formação humana e psicológica não só dos professores, mas também de seus alunos. A Psicologia pode ser um diferencial na formação cidadã dos estudantes, assunto abordado por vários pesquisadores. Quadro 1: Revisão bibliográfica – quantidade de textos localizados e selecionados Fonte Assunto (Palavras-chave) Quantidade localizada total Teses e Dissertações selecionados Portal da CAPES Banco de Teses Resumos a) Psicologia nas Práticas Pedagógicas 18 1 b) Psicologia na Formação Docente 63 2 c) Psicologia na Educação 1. Quadro 3: Perfil das pesquisas localizadas. Título do trabalho e nome do autor Tipo Objetivo central do estudo Metodologia Instrumentos de pesquisa BZUNECK, José Aloyseo. A psicologia educacional e a formação de professores: tendências contemporâneas.

Artigo. Evidenciar tendências contemporâneas em torno da Psicologia Educacional. Artigo. A importância da Psicologia na identificação de perfis de alunos, e portanto, na formação docente. Qualitativa; quantitativa. Análise de documentos; questionário; entrevista. POTTKER, Caroline Andrea; LEONARDO, Nilza Sanches Tessaro. GOMES, Claudia; SOUZA, Vera Lucia Trevisan de. Psicologia e inclusão escolar: reflexões sobre o processo de subjetivação de professores. Artigo. Compreender as relações de subjetivação de professores no processo de inclusão escolar. Pesquisa qualitativa. Análise de documentos escolares. Acontecerá no decorrer da construção dos dados. Aplicação de formulários online. Os questionários referentes à pesquisa quantitativa serão desenvolvidos na ferramenta Google Forms e terão link compartilhado com os professores da escola em questão via e-mail, meio pelo qual as participações serão solicitadas.

Observações As observações de aulas ocorrerão ao longo de 15 dias. vol. n. pp. ISSN 2175-3539. Rita de Cássia Vieira. jul. set. POTTKER, Caroline Andrea; LEONARDO, Nilza Sanches Tessaro. Professor-psicopedagogo: o que este profissional faz na escola.  Psicol.   Santa Maria ,  v.  n.  p.   ago.    GOMES, Claudia; SOUZA, Vera Lucia Trevisan de. estud.   Maringá ,  v.  n.  p.   June  2002.

195 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download