Linguagem Corporal Para Influenciar Pessoas

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Gestão de crédito

Documento 1

O nosso subconsciente capta toda a informação que é passada tanto verbal e não verbal e associa-as. No entanto, apenas a linguagem verbal e não verbal não é suficiente para persuadir alguém em alguns casos. Fato que pode ser explicado pelo efeito Halo. Este efeito estudado pelo psicólogo Edward Lee Thorndike no século XIX comprova que o ser humano tende a ter uma pré-avaliação do indivíduo antes mesmo de conversar com ele. De modo que posteriormente as demais informações formadas apenas auxiliaram a comprovar ou não as preposições feitas na primeira impressão. Uma vez destacada a importância da primeira impressão em uma entrevista de emprego partimos para o período prévio do primeiro contato o qual geralmente é precedido de um aperto de mão e o entrevistador pedindo para sentar-se no local destino e começar a entrevista.

Neste momento começaremos a utilizar técnicas de dominação e manipulação estudadas na psicologia de modo a serem captadas pelo subconsciente do indivíduo as mensagens não verbais realizadas, mas com extremo cuidado de não atingir o excesso, uma vez que o entrevistador é a figura dominante no espaço e o entrevistado não almeja ser a figura dominante, mas sim a com grande afinidade. Ao apertar a mão do entrevistador deve-se ser realizada na posição horizontal, de modo a demonstrar igualdade, no entanto ao longo do aperto deve-se tentar virar a mão levemente para ficar em posição superior à do entrevistador de modo a demonstrar dominância. Deve-se atentar-se ao aperto de mão do entrevistador de modo a imitar seu aperto do mão(caso aperte forte, deverá apertar forte; se fraco, aperte fraco) dessa forma inicia-se um processo, desde o primeiro contato, de rapport.

Além disso, para colocar a pessoa em processo de rapport a técnica de espelhamento é fundamental para verificar a reciprocidade durante a entrevista. Ao gesticular durante a fala o subconsciente entende como uma mensagem de domínio do tema além de auxiliar para transmiti melhor mensagem. Outro artificio de grande importância é o toque. Um estudo realizado por Matthew J. Hertenstein, professor associado de psicologia da DePauw University, recrutou 248 estudantes no qual cada um tocaria ou seria tocado por um parceiro antes desconhecido, para tentar comunicar uma emoção específica: raiva, medo, alegria, tristeza, repulsa, amor, gratidão ou compaixão. Os integrantes estavam vendados e não se sabia qual o gênero de quem estava tocando. Apenas dessa forma será possível influenciar e transferir as mensagens de forma natural ao subconsciente do entrevistador, devendo buscar, sempre, um rapport pelo mesmo e criando intimidade e conforto.

Dessa forma o sucesso eminente é visível, visto que foi criado um laço entre o entrevistador e entrevistado aumentando significamente as chances de ser contratado.

233 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download