Habilidades sociais na educação infantil
Tipo de documento:Revisão Textual
Área de estudo:Gestão de crédito
Palavras-chave: Habilidades sociais. Educação infantil. Vida em sociedade. DESENVOLVIMENTO: Pinto e Branco (2009) destacam que a criança pequena apresenta, desde o nascimento, potencialidades que são desenvolvidas em contextos de interação social que propiciam a aprendizagem. À medida que as atividades da criança se tornam mais complexas, suas demandas passam a ser significadas pelo outro, e ressignificadas pela própria criança, tanto no contexto das interações com os adultos, quanto nas interações com seus pares. Seus estudos mostram que as crianças com distúrbios ou dificuldades de aprendizagem apresentam características interpessoais que incluem, em determinados casos, posturas agressivas, que, entre outros aspectos, culminam em apresentarem interações mais negativas, a terem mais problemas de personalidade, menos comportamentos orientados para tarefa e a apresentarem um repertório menos elaborado de comportamentos interpessoais apropriados e desejáveis socialmente.
Essa questão chama a atenção para a relevância da realização de estudos sobre HS no que tange a suas técnicas e procedimentos de apoio ao fazer pedagógico dos professores da educação infantil, principalmente aos que lidam com crianças que apresentam dificuldades ou distúrbios de aprendizagem, julgando que é nesta fase que os processos de aprendizagem, tanto cognitivos quanto sociais, são mais efetivos. Consideramos, assim, ter apresentado um breve panorama sobre o tema Habilidades Sociais, com destaque para seu desenvolvimento no contexto da educação infantil e sua relevância na aquisição de um repertório positivo de interações sociais na complexidade da dinâmica social vigente. REFERÊNCIAS DEL PRETTE, Z. A. Psicologia das habilidades sociais na infância: Teoria e Prática.
Petrópolis: Editora Vozes, 2005. MOLINA, R. C. M. BRANCO, A. U. Práticas de socialização e desenvolvimento na educação infantil: contribuições da psicologia sociocultural. Temas em Psicologia - 2009, Vol. nº 2, p. jul. dez.
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