Analise dos Livros didáticos de historia sobre o conteúdo do antigo oriente.

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Estatística

Documento 1

A editora Scipione foi fundada pelo professor Scipione Di Piero Netto, sendo sua fundação, na década de 1980 e produzindo em 2002, o livro didático História Geral, tendo como autor Cláudio Vicentino. No texto, “o livro didático de história hoje: um panorama a partir do PNLD” de Sonia Regina e Tania Regina, apresenta a mudança de perspectiva do livro didático do ano de 1999 para o de 2005, na qual em seus gráficos 2 e 3, exibe esta mudança, como observamos, que a editora Scipione no ano 1999, teve somente uma coleção do livro didático e em 2005 obteve seis obras. Ressalta-se que, todas essas seis obras feita pela Scipione nas áreas de história, não foram aprovadas, analisamos agora algumas palavras das autoras sobre a exclusão de alguns livros didáticos: “Se é certo que todo e qualquer processo de avaliação é problemático e sempre pode ter seus critérios questionados, é também evidente que no caso em apreço há um complexo jogo que atende a interesses bem definidos e que nem sempre se pauta por preocupações de ordem exclusivamente acadêmica.

“ (p. Compreende-se disto que, os próprios livros da editora Scipione, exclusivamente o livro didático que este trabalho estuda, tem problematizações acerca dos seus conteúdos, que por meio desta pesquisa da PNLD de 2005, mostrado no gráfico 3, os livros têm problemas de cunho e ordem acadêmica. O autor chega até a explicar o porque inicia o capítulo sobre o oriente pelo Egito, “Entre as primeiras civilizações orientais pertencentes ao modo de produção asiático, baseados na servidão coletiva, a egípcia sobressaiu-se como a mais grandiosa e a mais duradora. ” (P. nesse trecho é nítido as características da historiografia metódica mesmo sendo um livro de 2002, esse é um dos fatos problematizados nas dissertações de Daniela Parker Andrade Espíndola (O uso do livro didático, em sala de ala, por professores de história,2003), Sonia Regina Miranda (o livro didático de historia hoje: um panorama a parti da PNDL,2004) e André Victor Calvavante Seal da Cunha (livros didáticos de história: uma análise das apropriações pela pratica pedagógica dos professores).

Cláudio Vicentino afirma que o Egito foi o “o primeiro Estado unificado da história” (p. sendo que houveram outras civilizações antes do Egito como a cidade de Eridu. A. C. ” (p. e “O Novo Império (1580 A. C-525 A. Analise do conteúdo dos quadros complementares O livro didático, História geral de Claúdio Vicentino, apresenta no seu conteúdo complementar (os quadros amarelos ou complementares), citações de Historiadores e Filósofos, como também o autor Claúdio da mais espaço para o historiador, Ciro Flamarion Cardoso, que tem como interesse temático, a Egiptologia como também exibe um cunho marxista. Apresentando nos quadros complementares, citações dos textos de Ciro Flamarion, “antiguidade oriental: politica e religião“ e “O Egito antigo“, expondo nessas citações, conceito sobre o modo de produção asiático, teoria político-religiosa da monarquia egípcia, transição da dinastia XI para a XII, a religião egípcia e outros acontecimentos que ocorreu no Egito.

O conteúdo exposto nos quadros complementares, se caracterizam por retratar a história dos grandes homens, como os faraós e suas dinastias. Observamos no primeiro quadro da pagina 22 do livro didático “História Geral”, que o autor cita uma frase da obra de Flamarion, em que ele caracteriza o modo de produção asiático no Egito, mais o porque o autor se apropria de citar um conceito ocidental numa civilização oriental. Temos também, no outro quadro na pagina 23, outra citação de Flamarion, na qual, fala-se somente que a monarquia egípcia e teorizada na ideia politico-religiosa, fazendo assim o autor da citação, deixa pouco explicito ou não explicar o porque a civilização se caracteriza por essa teoria. C. – 525 a. C), com os quadros complementares, em que em cada divisão desta, o autor Cláudio coloca uma citação de uma obra de um historiador, que sempre fala algo superficial das histórias dos faraós.

A de se questionar também, o porque somente se cita as histórias dos grandes “imperadores do Egito” e principalmente, os que tiveram grande ascensão territorial e feitos maiores do que os outros faraós. Cláudio Vicentino, apresenta no seu livro, principalmente no tópico da civilização egípcia, quadros complementares que discorrem com outros conteúdos a mais. “ Concluímos que, nesta citação a uma gama de coisas que deveriam ser ditas, como os significados dos animais para os egípcios, o significado da morte como e apresentado no texto, “O escaravelho-coração nas práticas e rituais funerários do antigo Egito” de Marina Buffa César, que a morte tinha um grande ritual como era apresentado pela religião egípcia. No entanto, compreendemos que nesta citação falta mais conteúdo, que deveria por meio do autor, fazer uma sugestão ou apresentar textos, livros e filmes sobre essa religião egípcia para que o leitor deste livro didático, tenta-se buscar por meio da pesquisa essas sugestões.

Analise da Comparação entre Egípcios, Nazistas e os Soviéticos Josef Stalin Ex-Primeiro-ministro da União Soviética Josef Vissariónovitch Stalin foi um revolucionário e político soviético de origem georgiana. Governando a União Soviética de meados da década de 1920 até sua morte em 1953. Nascimento: 18 de dezembro de 1878, Gori, Geórgia e falecimento: 5 de março de 1953, Datcha de Kuntsevo. ” (P. Analise das Iconografias A primeira imagem usada pelo autor seria para demonstra a extensão do rio Nilo afim de justificar a sua importância na região. Contudo ao invés de demonstrar um mapa preciso do norte da África com descrição das cidades ou países localizados próximos, ele vai demonstra justamente o quão próximo aquela região é dos continentes europeu e asiático.

Com forme a pratica de orientalista de Said de que apesar do oriente diferente e exótico ele estar localizado relativamente próximo ao Ocidente. Apesar de utilizar um artefato e a expedição napoleônica o autor não discorre como ocorreu essa expedição quais as metodologias utilizadas ou qualquer outra característica que segundo Said seria a de uma pilhagem organizada. Luca, Tania Regina. O Livro didático de história hoje: um panorama a partir do PNLD – Juiz de Fora: Unesp-Assis, 2004. Vercoutter, Jean. O Egito Antigo – Paris, 1982. wikipedia.

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