ORIENTADOR COMO MEDIADOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

O orientador tornou-se um mediador entre o aluno e o meio social, participando da discussão de problemas que fazem parte do contexto escolar. Palavras-chave: Orientador. Mediador. Educação. INTRODUÇÃO No âmbito escolar, o orientador educacional é um dos profissionais que merece destaque. A valorização legal recebida possibilitou a expansão quantitativa e qualitativa dos Orientadores Educacionais. Com a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei n º 4. reafirmou-se a necessidade da Orientação Educacional e estabeleceram-se normas para a formação do Orientador Educacional do ensino primário e médio. O papel do Orientador Educacional ficou definido como um orientador de estudos e um conselheiro vocacional. Em 1968, através da Lei nº 5. – regulamenta a Lei 5. que prevê sobre o exercício da profissão da Orientação Educacional; Em 1996 – L D B – Lei nº 9.

Art. – Menciona o Orientador Educacional quando diz que: “A formação de profissionais de educação para administração, planejamento, inspeção, supervisão e Orientação Educacional para a educação básica, será feita em curso de graduação em Pedagogia ou em nível de pós-graduação, a critério da instituição de ensino, garanta, nesta forma a base comum nacional”. De 20 de dezembro de 1. Além do aspecto da formação, também enfrentamos a variação de modelos. A presença do orientador educacional na escola (mesmo que isso seja obrigatório por lei) significa, portanto que houve a escolha de determinado tipo de atuação e, por consequência, de um modelo. No panorama de enfrentamento, quando ele está presente, há que perguntar qual é o modelo de orientação educacional que a escola quer, pois, sem essa informação, poderemos estar diante da evidência de um equívoco permanente e de mais um problema num campo que, por excelência é o da resolução de problemas (CONCEIÇÃO, 2010, p.

A Orientação Educacional tem certas funções (ações) clássicas a serem desempenhadas no contexto pedagógico em que estejam inseridas, funções essas cujo sentido não é estático, mas sim, transforma-se continuamente, em razão da interação múltipla de variados fatores, que ocorre no processo dinâmico da prática social pedagógica 2. O ORIENTADOR EDUCACIONAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL A Orientação Educacional na Educação infantil é muito importante no contexto escolar pelo papel que exerce junto à comunidade escolar. Junto aos professores o orientador educacional pode trabalhar em parceria com o professor para que o mesmo possa observar o comportamento dos alunos. Analisar e compreender as causas da deficiência do aluno. Contribuir e participar do processo de elaboração e de execução da Proposta Pedagógica.

Junto as famílias cabe ao orientador educacional incentivar os pais a dar e receber informações e dados sobre os seus filhos/alunos; Mostrar aos pais as características psicológicas do seu filho no âmbito escolar, bem como seu desempenho e averiguar se algo externo está influenciando no comportamento do aluno; Procurar orientar os pais em pequenas reuniões ou até mesmo particulares para que assim possa tirar mais proveito dos dados oferecidos por eles, para uma melhor compreensão do estado do aluno. Organizar palestras que façam os pais compreender que sua participação na educação dos filhos é essencial para sua formação; Dispor o máximo de informações possíveis sobre a vida do aluno âmbito escolar e informá-los de toda e qualquer dificuldades que vem a ser percebida neste aluno; Por fim, junto aos alunos o orientador educacional deve fazer sempre que possível a verificação individual e o atendimento para solucionar problemas relacionados com a classe, recreio, bem como seu desempenho escolar e sua relação com os colegas, professores e demais funcionários.

Atualmente este profissional, juntamente com os demais profissionais da escola contribui muito para a organização e a dinamização do processo de ensino-aprendizagem. Ele participa do planejamento e da caracterização da escola bem como da comunidade, contribuindo, significativamente, para decisões referentes ao processo educativo como um todo. Pode-se concluir ainda, que este profissional tornou-se um mediador entre o aluno e o meio social, participando da discussão de problemas que fazem parte do contexto escolar. Diante disso, por acreditar na importância do orientador educacional no contexto escolar, especialmente na educação infantil, desenvolvemos a presente pesquisa. Espera-se que as discussões viabilizadas pelo desenvolvimento desta pesquisa possam trazer contribuições para alunos, profissionais da educação e para a comunidade como um todo, bem como possam servir de base para trabalhos futuros que venham a refletir sobre esta temática.

Porto Alegre: Mediação, 2010. GIACAGLIA Lia Renata Angelini, PENTEADO, Wilma Millan Alves. Orientação educacional na prática: princípios, técnicas, instrumentos. São Paulo, SP: PioneiraEducação, 2000. SOUSA, Andreia Teixeira de.

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