A IMPORTÂNCIA DA LIDERANÇA NA GESTÃO DAS AGÊNCIAS BANCÁRIAS

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Finanças

Documento 1

Concluiu-se também que a questão de que liderança é diferente do gerenciamento. o gerenciamento está relacionado a lidar com a complexidade e estrutura organizacional, mecanismos de controle, eficiência, técnicas empresarial, mensuração de resultados, entre outras características. enquanto a liderança é mais abrangente, está relacionada a lidar com desafios, com ênfase nas pessoas, na autonomia, no comprometimento dos colaboradores, nos propósitos e princípios, na eficácia, etc. PALAVRAS-CHAVE: Líder, agências bancárias, comportamento. ABSTRACT: This paper aimed to highlight the importance of leadership in the management of bank branches. A liderança assume papel extremamente importante, pois cabe a ela transmitir os princípios e valores que regem a organização, facilitar a adaptação dos novos funcionários, orientando-os, além disso, pode conceber e articular as metas que colocam as pessoas acima de suas preocupações individuais, elevando-as acima de conflitos que desintegram uma organização e as unem na luta Por objetivos que recompensem seus esforços.

estilo de liderança praticado pelo líder é capaz de estimular, facilitar e agilizar o andamento e a consecução das atividades, criando um ambiente propício ao comprometimento e desenvolvimento individual dos membros da organização. Disso possivelmente decorre um desenvolvimento da mesma. Ou inversamente, a postura do líder pode promover a competição negativa até o desmembramento do grupo, como também a desmotivação e a falta de comprometimento e de envolvimento nas atribuições individuais, prejudicando, em algum nível, a performance da empresa. Diante deste contexto a presente pesquisa busca evidenciar a importância da liderança na gestão das agências bancárias. Liderança é ‘o comportamento de um indivíduo quando está dirigindo as atividades de um grupo em direção a um objetivo comum’ (Hemphill & Coons, 1957,p.

Liderança é ‘um tipo especial de relacionamento de poder caracterizado pela percepção dos membros do grupo no sentido de que outro membro do grupo tem o direto de prescrever padrões de comportamento na posição daquele que dirige, no que diz respeito à sua atividade na qualidade de membro do grupo’(Janda, 1960, p. Liderança é ‘uma influência pessoal, exercida em uma situação e dirigida através do processo de comunicação, no sentido do atingimento de um objetivo específico ou objetivos’ (Tannenbaum, Weschler & Massarik, 1961, p. Liderança é ‘uma interação entre pessoas na qual uma apresenta informação de um tipo e de tal maneira que os outros se tornam convencidos de que seus resultados serão melhorados caso se comporte da maneira sugerida ou desejada’ (Jacobs, 1970, p.

Liderança é o início e a manutenção da estrutura em termos de expectativa e interação’ (Stogdill, 1974).  Disposição de se destacar no meio da multidão.  Abrir a mente e o coração.  Capacidade de subjugar o ego em benefício daquilo que é melhor.  Evocar em que nos ouve a capacidade de sonhar.  Inspirar outras pessoas com uma visão clara da contribuição que elas podem oferecer. Líder é aquele que conquista, cativa, doutrina, desenvolve a auto-motivação, influencia as ideias e através delas, move os atos, provocando mudanças. No mundo dinâmico de hoje, as organizações precisam de liderança e administração fortes para atingir o nível ótimo de eficácia. Precisam de lideres que desafiem o status quo, criem visões de futuro e sejam capazes de inspirar os membros da organização a querer realizar essas visões (ROBBINS et al.

p. A contribuição do líder é essencial para a expansão dos valores das organizações e isso faz com que os colaboradores entendam a melhor forma de desenvolver suas atividades e apresentar resultados. Quociente de conhecimento – respeitada qualificação e comprovado bom-senso em áreas relevantes para as metas do grupo. Quociente de pessoas-habilidade – indica que você tem consideração pelos colegas e que as metas deles têm tanto valor quanto as suas; assim eles são levados a trabalhar de forma voluntária com você para alcançar o objetivo. Quociente de iniciativa – indica que você desempenhará as atividades que ajudam o grupo a alcançar, de fato, a meta. O líder deve gerar uma visão de futuro e motivar seus liderados para que percebam a realidade.

Maxwell (2008, p. Para Gil (2001, p. há um ingrediente básico de liderança que É a paixão pela visão, combinada com a paixão pela profissão. O líder deve gostar do que faz. Só assim, transmitirá esperança, inspiração e confiança às outras pessoas. A liderança é uma transação entre líderes e seguidores, não existindo uns sem outros e incentivando aquilo que há de melhor em cada uma das partes. Lideres são agentes de mudança e devem ser capazes de inspirar coragem a seus seguidores (LACOMBE, 2005, p. Um líder é, por definição, um inovador. Faz coisas que outras pessoas não fizeram ou fazem. Faz coisas antes dos demais. Faz coisas novas. Os líderes aprendem liderando. E aprendem melhor quando têm de liderar em meio a obstáculos; os problemas moldam os líderes.

Executivos bem sucedidos aprendem mais com todas as experiências que vivem, e aprendem desde o início de suas carreiras a viver confortavelmente com a ambiguidade. Os líderes transformam suas experiências em sabedoria e, por sua vez, transformam a cultura de suas organizações. Deste modo, a sociedade, como um todo, é transformada (CAVALCANTI, 2011). No entanto,nestas agências, é comum confundir os termos líder e gerente. Para alguns autores, como Senge (1990) as pessoas confundem a definição de liderança com a de gerência. Senge (1990) afirma que as pessoas veem um líder como um gerente de alto escalão e quando elas falam em desenvolver lideres, querem dizer desenvolver futuros executivos. Dai resultam dois problemas: aqueles que não fazem parte da alta administração não são vistos corno lideres e só o serão quando atingirem uma posição com autoridade gerencial em nível sênior; e surge um impedimento de uma definição real e independente do que seja liderança ,sendo apenas uma posição na hierarquia.

Para Chiavenatto (1999), liderança não é sinônimo de administração. Portanto, líder e gerente seriam pessoas distintas. O líder daria o direcionamento estratégico da organização, cabendo ao gerente o desenvolvimento tático e o controle de sua operacionalização. Serge (1990) afirma que os lideres não são feitos sob encomenda eles vão se construindo , o que distingue lideres é a capacidade de ter clareza e capacidade de persuasão de suas ideias: ter profundidade em seu compromisso: ter abertura para aprender sempre mais: não ter resposta certa: inspirar confiança nos que estão ao seu redor, ou seja, "juntos podemos aprender o que for necessário para alcançar os resultados que realmente desejamos": esforçar-separe desenvolver habilidades conceituais e de comunicação: refletir valores: e aprender a ouvir e apreciar outras pessoas e sues ideias.

Para o gerente, a rotina diária é uma batalha constante a ser vencida; enquanto, para o líder, ela é o reinicio de novas oportunidades. Para o gerente, as crises são problemas desgastantes e aborrecidos. O último estimula a criatividade e entende que sempre que possível , se deve inovar, pois isto faz parte da administração. A cultura do gerente é especifica de uma tarefa ou função. a do líder é ampla. visando entender e criar alternativas futuras. Aquele delega o que fazer; este delega, também, o coma fazer. Para o gerente, os subordinados estão ali para obedecer e cumprir as regras. Para o líder, eles estão ali para se desenvolverem e se realizarem. O trabalho para o gerente é uma simples troca econômica; para o líder, alem da troca econômica, é um processo de enriquecimento cultural (ACIOLY, 2007).

CONSIDERAÇÕES FINAIS Este artigo buscou evidenciar a importância da liderança na gestão das agências bancárias. Ao final foi possível concluir que o papel da liderança é essencial, buscando conduzir o comportamento de seus subordinados em consonância com os interesses da organização e da sociedade. W. Motivação nas organizações. ª ed. São Paulo: Atlas, 1997. LACOMBE, F. br/docpdf/monografias_publicadas/k217888. pdf. Acesso em 09/12/2017. CHIAVENATO, I. Administração nos novos tempos. HEMPHILL, J. K. COONS, A. E. Development of the leader behavior description questionnaire, in R. Human Relations, 1960. JACOBS, T. O. Leadership and exchange in formal organizations, Alexandria, VA: Human Resources Organization, 1970. KELLEY, Robert Earl. P. JUDGE, T. A. SOBRAL, F. Comportamento Organizacional: teoria e prática no contexto brasileiro. Stogdill, R.

M. Handbook of leadership, N. Y. MacMillan/ Free Press, 1974. lume. ufrgs. br/bitstream/handle/10183/13934/000649699. pdf?. acesso em 08/12/2017.

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