O DESENVOLVIMENTO DA CRIATIVIDADE NA ADOLESCÊNCIA ATRAVÉS DO ESPORTE

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Gestão de crédito

Documento 1

Há um rompimento com velhas rotinas, o abandono de maneiras de fazer e pensar que a tradição cristaliza". Rubem Alves). OBJETIVO Este trabalho tem por objetivo identificar como o adolescente se expressa de maneira criativa através do esporte, bem como a importância que este tem para o desenvolvimento motor e cognitivo desses jovens. Adolescência: período de transformações e descobertas Sabe-se que a adolescência é um período muito significativo e que compreende um gama de mudanças, descobertas e transformações. e que estas causam estranhezas, medos, inseguranças, mas que também pode ser um trampolim para passos muito concretos na fase que virá depois, a vida adulta. Na adolescência isso é muito potencializador, porque é um período de ebulição de pensamentos, ideias, de forças e vibrações internas, que necessitam serem canalizadas para alguma(as) atividade específica, ou tudo isso poderá ser embotado.

O poder criativo pelo esporte O esporte é um bem em vários sentidos, isso é óbvio, porém, além das descobertas do próprio corpo, espaço e tempo, o jovem vai adquirindo domínio próprio com a prática esportiva, necessário para enfrentar desafios da vida adulta, eles também necessitam de uma profusão de oportunidades, para desenvolver suas capacidades e colocar suas ideias. Muitos enterram por assim dizer o poder criativo do jovem , por considerarem inúteis e fantasiosos demais. Segundo Vygotsky, o poder imaginativo que nesta fase se possui, não pode ser considerado um "divertimento caprichoso do cérebro", mas sim uma atribuição vital necessária, que junto as experiências que cada um vai adquirindo ao longo da vida, formam seu desenvolvimento psíquico.

A prática esportiva como instrumento do desenvolvimento cognitivo, leva o adolescente a encarar seus anseios, desejos, expectativas e necessidades, assim como defrontar-se com os anseios e expectativas dos outros, e assim desenvolver capacidades essenciais para sociabilizar-se com o mundo que o cerca. São Paulo:Ars Poética;1995. Chauí M. Convite à filosofia. São Paulo:Ática;2000. Piaget J. A formação social da mente. ª ed. São Paulo:Martins Fontes;1996.

400 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download