Possibilidade de prevenção em Psicologia escolar. A ética do sujeito no campo educativo

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Gestão de crédito

Documento 1

INTRODUÇÃO As expectativas quanto ao papel do psicólogo é dar continuidade aos desafios de avaliar, diagnosticar e atender os alunos frente as suas dificuldades, uma vez que nem sempre esse trabalho consegue ser contínuo, pois esses alunos muitas vezes deixam a escola, ou são transferidos, ou enfrentam tantos problemas em casa que acabam abandonando a escola. O trabalho do psicólogo escolar, está voltado para uma maior compreensão da origem das dificuldades escolares, elemento esse para delinear estratégias educativas e de acompanhamento, em parceria com professores e com outros profissionais, esse é o caminho de superação dos problemas detectados. O profissional também realiza um trabalho de orientação a alunos e pais em relação às dificuldades escolares e a outros assuntos de interesse para o desenvolvimento do estudante, que é diferente da psicoterapia, implica ações de aconselhamento em função das necessidades específicas do desenvolvimento do educando.

O psicólogo também atua na orientação profissional e sexual dos educandos, bem como no diagnóstico, análise e intervenção em nível institucional, especialmente no que diz respeito à subjetividade social da escola, visando delinear estratégias de trabalho favorecedoras das mudanças necessárias para a otimização do processo educativo. TRAJETÓRIA DA PSICOLOGIA ESCOLAR ATÉ A CONTEMPORANEIDADE A psicologia escolar, surgiu de legítimas necessidades educacionais e escolares, principalmente em ocorrência de problemas de aprendizagens e comportamentos apresentados por alunos. Diante desta realidade a Constituição da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (1988) e a realização do 1º Congresso Nacional de Psicologia Escolar em 1991, foram iniciativas que marcaram o início do desenvolvimento da Psicologia Escolar no Brasil como área de conhecimento científico e de atuação profissional.

Os novos paradigmas na educação e na interdisciplinaridade e na compreensão dialética dos fenômenos históricos – culturais, exigem a análise, sob novos prismas, da história: relação entre Psicologia e Educação, desde um ponto de vista das contribuições teóricas e das práticas psicológicas inseridas no contexto cultural. Assim, deve-se buscar discutir e selecionar os elementos que constituem o processo da relação ensinar – aprender e as formas pelas quais os psicólogos, no contexto escolar, podem contribuir com a promoção do desenvolvimento individual, coletivo e institucional dos sujeitos em relação, procurando resgatar a especificidade da profissão. IDENTIDADE DO PSICÓLOGO ESCOLAR- PAPEL E FUNÇÕES Algumas das atuações que o psicólogo pode desenvolver junto aos educadores: • Ajudar o educador a refletir sobre sua infância, para assim compreender melhor a infância de seus alunos; • Ajudar o educador a refletir sobre sua família para compreender melhor a dinâmica familiar dos alunos; • Auxiliar o educador no convívio das relações grupais, nas relações de equipe e no trabalho de constituição de grupos; • Auxiliar o educador a conhecer e refletir sobre o processo de desenvolvimento humano e os processos de ensino-aprendizagem e as teorias a respeito; • Refletir sobre as questões éticas e políticas relacionadas à educação e ao cenário escolar; • Conduzir intervenções no cenário escolar, com respeito à figura do educador, dialogando com ele, colaborando em suas necessidades de reflexão e de construção do conhecimento, sem imposições, direcionamentos ou controle.

Outras tarefas concernentes ao psicólogo no âmbito escolar são ainda apontadas como complementando a rede de atuação do psicólogo, como apresentamos a seguir: •  Desenvolver trabalhos de Orientação Profissional e Vocacional com os alunos; • Desenvolver ações preventivas ao uso de drogas; • Desenvolver ações sobre temas como sexualidade, ética, agressividade junto com o corpo docente; • Desenvolver ações sobre desenvolvimento humano, prevenção ao uso de drogas, sexualidade, agressividade, ética junto com o corpo docente direcionadas ao esclarecimento da comunidade; • Dialogar junto com o corpo docente, com os pais sobre o desenvolvimento acadêmico dos alunos, metodologia e objetivos da escola bem como sobre dificuldades dos alunos; • Participar, junto com toda a equipe da escola, da construção do seu projeto político-pedagógico; • Desenvolver trabalho de relações grupais para que a equipe da escola possa melhorar cada vez mais suas relações interpessoais.

orgs. Psicologia Escolar: práticas críticas. ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003, v. p. Psicol. estud. jul. dez. vol.

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