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O referido trabalho busca salientar a importância da inclusão digital, na atual conjuntura, nos depararmos com uma sociedade cada vez mais informatizada, devemos considerar hoje que alfabetizar vai além de ensinar o individuo a dominar o ato da leitura e escrita, incluir o cidadão na era digital torna-se cada dia mais essencial para que o mesmo sinta-se realmente parte dessa sociedade. Incluir digitalmente significa democratizar a tecnologia, existem barreiras a serem ultrapassadas para sanar a dificuldade em se trabalhar a inclusão digital no Brasil. Trabalhar a inclusão digital vai além do “alfabetizar” o indivíduo embasado nos conhecimentos da informática, a metodologia aplicada precisa auxiliar o mesmo na utilização desse mecanismo em benefício da melhora do seu quadro social, ou seja,
Mostrar todos a tecnologia deve ter o papel de simplificar a rotina do cidadão, potencializando assim os benefícios da era digital, colocando que a inclusão só é plena quando existem melhorias nas condições de vida, tanto no âmbito profissional quanto no socialOcultar
No mundo atual é imprescindível dominar os recursos tecnológicos, a necessidade de se obter informações em tempo real se faz necessária no cotidiano.
A inclusão digital tem por conseguinte a inclusão social, a acessibilidade à informação resulta em autonomia para o indivíduo, podemos assim observar quão necessária se faz deter este tipo de conhecimento.
Aborda-se de forma específica a inclusão digital dentro do âmbito escolar e sua importância.
Observa-se a necessidade de apropriação dos docentes quanto à metodologia tecnológica, tendo em vista que ora por falta de interesse, ora por falta de estrutura, a inclusão digital ainda “engatinha” no processo educacional brasileiro.
Sabe-se que as novas tecnologias que chegaram na atualidade tem uma grande importância para a sociedade
Mostrar todos, tem-se a necessidade de se adaptar a elas e estar incluso a essas novas formas de aprendizado. Percebe-se que na atual realidade social do Brasil a inclusão digital está inserida na inclusão social, pois em todos os setores ou praticamente todos tem a utilização da ferramenta, essencial para a praticidade dos trabalhos, que é o computador, essa máquina que antigamente só os mais abastados tinham acesso/ poder de aquisição, agora é mais acessível para praticamente toda a população, mas deve-se destacar aqui que ter acesso a máquina/computador não significa estar incluso, pois..Ocultar
A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO DIGITAL NO ÂMBITO ESCOLAR.
Para que o indivíduo aprenda, a aprendizagem precisa – e deve – ser significativa. Freire apresenta uma proposta de educação dialógica, libertadora, tematizada e voltada para a realidade dos alunos, pois dessa forma as dúvidas e necessidades dos discentes serão “[...] carregadas de significação de sua experiência existencial e não da experiência do educador” (FREIRE, 2009,p. 20).
Vale ressaltar que o computador é um grande aliado da área educacional e deve ser apresentado aos discentes, porém há muita resistência por parte dos docentes, não só a essa tecnologia mas também com outras. O professor deve sempre estar em constante formação e ensinar até mesmo o que não sabem para melhorarem o seu exercício de prática pedagógica, deve assumir
Mostrar todos uma postura de comprometimento para com a análise de sua própria aprendizagem, melhorar seu desempenho e usar a informática para que seus alunos também a usem independentemente, como já afirma Nóvoa:
“A experiência não é nem formadora nem produtora. É a reflexão sobre a experiência que pode provocar a produção do saber e a formação. Hoje, formação não é qualquer coisa prévia à ação, mas que está e acontece na ação” (NÓVOA,1996,p. 38).
Se o professor está seguro em relação à utilização da máquina, ele transpassará essa segurança aos alunos e conseguirá orientá-los em relação ao uso dela. A orientação docente é de suprema importância para que os discentes percebam e vejam o monitor, o teclado e a CPU como aliados de suas vidas, não apenas no âmbito escolar como também no social.
Devido a constante evolução tecnológica da sociedade atual a cada dia exige se mais dos profissionais da educação os obrigando a evoluir constantemente. Hoje nos cursos de nível superior, a formação de novos docentes se depara com um grande desafio: ensinar as práticas educativas associando estas às tecnologias com intuito de enaltecer o conhecimento nas aulas. O educando deve estar ciente e entender em quais práxis deve utilizar a tecnologia e de que forma tal ferramenta pode o auxiliar no processo de ensino aprendizagem.
Analisando o novo perfil do profissional da educação e suas capacidades essenciais, Betts ressalta que:
Além de transformar-se num aprendiz vitalício e ser responsável pela própria carreira, o trabalhador, para ter sucesso na era do conhecimento, terá de desenvolver outras competências.[...]. Essas três competências – aprender a aprender, adaptabilidade e autodisciplina – são habilidades desenvolvidas nos primeiros anos de vida; portanto, o grande desafio para o Brasil é justamente investir maciçamente na qualidade da educação infantil, porque é lá que os futuros trabalhadores da era do conhecimento desenvolverão suas competências básicas para o futuro de suas vidas. (BETTS,1998, p. 28).
Os novos profissionais da área da educação devem estar dispostos a tais mudanças e devem utilizar à todo instante da criatividade para um melhor aproveitamento nas situações de aprendizagem, compartilhando assim experiências através da interdisciplinaridade, facilitando o processo de adaptação, ampliando a capacidade crítica diante das disciplinas humanistas.
Quando um indivíduo é inserido no mundo digital esse por conseguinte é incluído a sociedade da informação e comunicação, tendo direito a manifestar-se tecnologicamente
Considerar-se que o acesso democrático às TICs amplia de forma significativa as propostas de inclusão digital que se fundamentam na diminuição da desigualdade social. O uso pleno das TICs compõe os direitos humanos, a cidadania e a dinâmica de geração de “novos direitos”, faz parte das condições contemporâneas de auto- -organização, colaboração e dos processos horizontais que estruturam as bases para a constituição de uma nova organização social. Essa tarefa social requer abordagens políticas transformadoras, articuladas e focadas em suas múltiplas dimensões, a escola tem um papel importantíssimo em todo este processo.
Não se deve ignorar o uso das tecnologias da informação no ambiente educacional, ou seja, deve-se ter um olhar cortês as metodologias tecnológicas no âmbito escolar, sendo que esse recurso deve ser usado de forma a proporcionar resultados no processo de ensino aprendizagem.
Deve-se levar em consideração que os alunos nos dias de hoje tem um domínio maior das tecnologias pois esses nasceram com essa ao alcance de suas mãos.
Não se pode ignorar as TICs, pois os próprios discentes não a ignoram, um exemplo dessa transformação é o fato de que a maioria dos estudantes do ensino fundamental e médio possuem aparelho celular, ao invés de proibir o uso dessa ferramenta nas escolas, pode-se apropriar desse mecanismo à favor da aprendizagem.
POR QUE DA RESISTÊNCIA DE SE INSERIR AS NOVAS TECNOLOGIAS NO ÂMBITO ESCOLAR?
A exclusão digital acontece principalmente pela exclusão social, pois as tecnologias fazem parte do nosso cotidiano, e é uma necessidade do homem estar integrado ás TICs, porém em países em desenvolvimento não vemos essa necessidade solucionada. Tendo acesso ás TICs os indivíduos têm amplos benefícios, como as informações que geram pessoas criticas, participativas e com pensamentos inovadores. Ocultar
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