Análise das Ferramentas de Gestão

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Finanças

Documento 1

As ferramentas permitem à empresa a conhecer suas vantagens, pontos fortes e fracos e quais os obstáculos que enfrentará no cenário econômico. A pesquisa científica das ferramentas de gestão permitiu encontrar as melhores soluções para as empresas. Palavras-chave: Ferramentas de Gestão, Crescimento, Resultados, Soluções. INTRODUÇÃO O planejamento estratégico e a gestão empresarial são as bases para o sucesso das organizações. Na tomada de decisões e na programação de investimentos, as ferramentas de gestão auxiliam os administradores e empresários a encontrar a melhor forma de transformar os investimentos em lucro, com análises do mercado, oportunidades, demanda dos clientes, qualidade dos produtos e serviços e controle e correção de falhas nos processos, a fim de obter o melhor resultado nas ações da empresa.

Sem um plano de negócios e ferramentas de gestão adequadas, a empresa pode encontrar dificuldades sem saber lidar com os obstáculos. A seguir as principais ferramentas de gestão e suas características na implantação nas empresas. Matriz e Análise SWOT A análise SWOT aplicada à empresa identifica os fatores internos e externos que influenciam a empresa. Em tradução livre, SWOT é a sigla das inciais de Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). Os gráficos de SWOT, sua matriz, identifica em uma tabela quais são os pontos fortes e fracos da empresa e seus processos internos, e externamente, quais as oportunidades e ameaças que a empresa encontra no mercado econômico. Por ser uma ferramenta nova, compreende os processos atualizados da era digital, visando manter a empresa posicionada no mercado.

Os 4 P’s desta ferramenta são de Paradigma, Processo, Produto e Posição. Figura 2 - OS 4PS DA INOVAÇÃO FONTE: TIDD e BESSANT (2009) O objetivo é aumentar a influência e abrangência da empresa, dando maior alcance e proporcionando o posicionamento no mercado, com competitividade e boa visualização pelo público. PMBOK Apesar de ser considerado como um guia de melhorias em práticas gerenciais, e não uma metodologia, o PMBOK se encaixa nas ferramentas de gestão pelo seu resultado no gerenciamento de projetos. O PMBOK, sigla de Project Management Body of Knowledge, ou Gerenciamento de projetos e conhecimento, em tradução livre, consiste, em uma busca po padronização que identifica processos, áreas de conhecimento, ferramentas administrativas e técnicas da gestão de projetos.

Filion e Dolabela (2000) apresentam um modelo de Plano de Negócios de simples execução, com quatro partes: 1. Sumário executivo. A empresa. Plano de marketing. Plano financeiro A empresa, ao definir todas as etapas, objetivos e metas, dentro de cada setor ou necessidade, segue os passos do planejamento, norteando seus processos para alcançar os objetivos com resultados positivos. Para GREENBERG (2001), o CRM requer uma filosofia e cultura empresariais centradas no cliente para dar suporte aos processos eficazes de marketing, vendas e serviços. MATERIAIS E MÉTODOS A elaboração deste paper deu-se através de pesquisa exploratória e qualitativa, identificando autores reconhecidos no campo da administração, visando o levantamento de informações e citações dos autores, para apresentar ao leitor o compilado de ideias e conhecimento providos dos estudos sobre o tema proposta, Ferramentas de Gestão.

A pesquisa realizada em livros, artigos científicos e periódicos publicados na Internet, resultou em informações que se corroboram entre os autores, ditando o objetivo do paper, de organizar citações e complementos a partir do estudo das ideias propostas pelos autores. A busca por informação através da pesquisa permite aprofundar o tema e instiga à busca de fontes relacionadas ao tema. As Ferramentas de Gestão que auxiliam as empresas em sua administração, foram analisadas, encontradas através de pesquisas, a fim de haver compreensão na transcrição das informações. Para concluir, estas informações não apenas auxiliam no curso, mas também para a futura carreira profissional. O conhecimento é importante para a preparação do acadêmico como profissional. REFERÊNCIAS BOGUI, Cláudio; SHITSUKA, Ricardo.

Sistemas de informação: um enfoque dinâmico. São Paulo: Érica, 2002. CRM, Customer Relationship Management na velocidade da luz: conquista e lealdade de clientes em tempo real na Internet. Rio de Janeiro: Campus, 2001. p. PMI. Project Management Institute.

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