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A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE ENTRE PROFESSOR-ALUNO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, TCC, Pedagogia

Número do pedido
9742
Disciplina
Tipo
Criado
6 de abril 2021
Concluído
8 de abril 2021
Preço
R$ 150,00
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Páginas: 16
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NOTA 10
O presente artigo tem como tema a importância da afetividade na aprendizagem, tendo como objetivo analisar e discutir a importância do desenvolvimento de um bom relacionamento afetivo entre professor e aluno, e, como essa relação pode contribuir na sala de aula de maneira receptiva e encantadora, percebendo que o desenvolvimento afetivo está simultaneamente ligado ao desenvolvimento cognitivo. A pesquisa realizada teve como principal objetivo buscar informação comprovadas na área da Educação sobre a importância da afetividade no processo de aprendizagem da criança A metodologia empregada baseou-se na pesquisa bibliográfica onde procurei me apropriar em vários autores que apontam de como trabalhar as dificuldades através da afetividade. Mas para isso o professor deve estar envolvid Mostrar todos
A prática da afetividade é muito importante para a vida em sociedade. Desde os tempos remotos o afeto sempre se fez presente na vida das pessoas. O homem, desde seu nascimento, precisa se sentir querido e acolhido, pois isso auxilia diretamente no seu desenvolvimento.
A aprendizagem não acontece da mesma maneira para as crianças. Cada indivíduo é único em sua forma e jeito de ser e entender as coisas ao seu redor. Há crianças que possui mais facilidade em aprender determinados conteúdos, outras já tem mais dificuldade de compreensão, umas se destacam nas áreas mais esportivas, outras na área artística. Enfim, cada um possui habilidades que se desenvolvem e se destacam, e o dia a dia de uma sala de aula ilustra este fato.
Desde que a criança nasce o ambiente necessita atender às suas necessidades básicas de afeto, apego, desapego, comunicação, pois será a partir deste contexto que irá se estruturar na criança a aprendizagem de estabelecer vínculos, ou seja, irá desenvolver a capacidade de se relacionar, tendo-se em conta que o ser humano é um ser social (BOSSA, 2000).
Desta análise apreende-se que a afetividade está relacionada ao aspecto social e orgânico. Face ao exposto, compreende-se que a afetividade exerce papel fundamental no desenvolvimento do indivíduo, pois ela é inerente ao ser humano, e está relacionada ao ambiente social (FERREIRA; ACIOLY-RÉGNIER, 2010).
A afetividade manifesta-se desde os primeiros meses de vida e é através dela que se será estabelecida a comunicação com o meio ambiente. Ela e Mostrar todos
ALMEIDA, Ana Rita Silva. A emoção na sala de aula. 4 ed. Campinas – SP: Papirus, 2003.
CASTRO, Edileide. Afetividade e limites: uma parceria entre família e escola. 4 ª ed. Rio de Janeiro: Wak, 2012.

CUNHA, Antônio Eugênio. Afeto e aprendizagem, relação entre amorosidade e saber na prática pedagógica. Rio de Janeiro: Wak, 2008.

CURY, Augusto. Pais brilhantes, Professores Fascinantes. 14 ed. Rio de Janeiro: Sextante, 2003.

FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. Tradução de Moacir Gadotti e Lílian Lopes Martin. Rio de Janeiro: Ed. Paz e Terra, Coleção Educação e Comunicação, v.1, 1983.

__________________. Conscientização. Teoria e Pratica da Libertação. Uma introdução ao pensamento de Paulo Freire . São Paulo: Morais, 1980.

FREITAS, Maria Luisa De Lara Uzun De;; ASSIS, Orly Zucatto Man Mostrar todos
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