As novas tecnologias aplicadas a educação

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços). “Deixar este texto no trabalho conforme se apresenta, fonte e cor vermelha”. RESUMO- O acelerado avanço tecnológico tem impactado profundamente a sociedade, atualmente vivencia-se a era do conhecimento. Tais transformações têm gerado questionamentos em várias áreas do conhecimento, inclusive na educação básica. Uma vez que, a educação objetiva formar cidadãos críticos, preparados e conscientes para exercer o seu papel social. No entanto, com o passar dos séculos e com a evolução da humanidade foram surgindo outras necessidades, levando ao homem a desenvolver e aperfeiçoar novas ferramentas de comunicação, chegando a ultrapassar fronteiras com rapidez e praticidade. Sendo assim, em conformidade com suas necessidades, o ser humano explorando sua capacidade racional para desenvolver novas tecnologias e mecanismo para a comunicação, que surgiu então as Tecnologias da Informação e Comunicação, também conhecidas por meio das siglas TIC/TICs, que correspondem a todas as tecnologias que estão relacionadas aos processos informativos e comunicativos dos seres humanos.

Tais como computadores, retroprojetores, televisão, softwares. Recursos que possibilitam a ampliação das estratégias de desenvolvimento, negócios econômicos, relações sociais, bem como a educação. Atualmente, é inconcebível que a educação negligencie a tecnologia. Feito isso, iniciou-se a busca de bibliografias que trouxessem respostas aos questionamentos levantados. A UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO E SEUS DESAFIOS A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) impulsiona a utilização das tecnologias nos diferentes níveis do ensino, de modo que o “educando apresente domínio dos princípios científicos e tecnológicos que presidem a produção moderna” (art. da LDB n. No entanto, a inserção das novas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem é um grande desafio para os professores, diante disso, as medidas a serem tomadas devem ser objeto de pesquisa e discussão nos cursos de formação de professores.

Segundo Castells, (2002) Vive-se num mundo pequeno e vasto ao mesmo tempo, unido pelas redes de computadores. A utilização pedagógica dos recursos tecnológicos é um desafio que as escolas juntamente com os professores estarão enfrentando neste século. Metodologias ativas na educação Nos dias atuais, com o avanço das tecnologias e o fácil acesso, estamos vivenciando a sociedade do conhecimento, e assim a percepção do mundo como uma grande rede de informação e comunicação dinâmica e que passa por constantes transformações. A educação é impactada diretamente por tais mudanças, desta forma, os processos educacionais exigem novos métodos. Observa-se que, no processo de ensino tradicional baseada na transmissão de conteúdos, o discente apresenta uma postura passiva diante do processo educacional, não havendo espaço para que este se posicione diante do seu desenvolvimento da aprendizagem.

  Infelizmente as mudanças observadas no campo da comunicação não têm a mesma magnitude e impacto com relação à educação. ALEIXO, 2017, p. Neste sentido, adotar as tecnologias para a educação, consiste em trazer elementos para sala de aula que já pertence ao cotidiano do aluno com o uso do celular. Ao tratar do termo tecnologia educacional Tajra (2014, p. apresenta uma definição do que a autora considera tecnologia educacional, para a autora, “a tecnologia educacional está relacionada à pratica do ensino baseado nas teorias da comunicação e nos novos aprimoramentos tecnológicos (informática, TV, rádio, vídeo, áudio, impressos)”. Ainda segundo a autora: A tecnologia educacional pressupõe uma sistematização do processo de aprendizagem que utiliza os recursos humanos e diferentes materiais para atingir seus objetivos de uma forma mais efetiva.

Para o autor: “na relação pedagógica a autonomia está associada a reconhecer no outro a capacidade de participar, ter o que oferecer e poder decidir aliado ao potencial do sujeito em tomar para si sua própria formação”. A autonomia do aluno no processo de aprendizagem é consequência da abordagem ativa, Para Belloni (1999) “no processo de aprendizagem autônoma, o estudante não é objeto ou produto, mas sujeito ativo que realiza sua própria aprendizagem e abstrai o conhecimento aplicando-o em situações novas”. Desta forma, o autor traz à tona a responsabilidade dada ao aluno em seu autodesenvolvimento, uma vez que, o professor irá mostrar o caminho que o aluno deve trilhar neste percurso e se posicionará como mediador e orientador e assim o aluno faz uso da liberdade de escolha, tornando-se o responsável na tomada de decisões.

Ao saírem das escolas, os jovens encontram desafios maiores a cada dia e, se eles não tiverem contato com competências que os tornem mais preparados, a inserção na vida e nos desafios que ela representa será mais difícil. Para que isso aconteça, os educadores devem entender não somente os aspectos pedagógicos da infância e da adolescência, mas também fazer um esforço de compreender os assuntos que são relevantes para os estudantes no século XXI. É singular em sua morfologia, em sua anatomia, em sua filosofia, em seu temperamento, em seu comportamento e em sua inteligência. Todos esses aspectos são dimensões de uma individualidade viva, de um sistema aberto e que existe no mundo fenomênico.

É um ser de qualidade, um ser de existência, que busca sua autonomia de ser e existir. GUERRA, 2001, p. Desta forma, para que o processo de ensino seja significativo para o aluno, não vale somente transferir os conteúdos propostos para o suporte digital e sim esse processo de transformações exige uma análise complexa do perfil do aluno, do nível de desenvolvimento, a realidade sociocultural e assim tornar o aluno o protagonista de seu desenvolvimento da aprendizagem. a gamificação não é um jogo (ou processo para se transformar algo em jogo), mas sim a utilização de abstrações e metáforas originárias da cultura e estudos de videogames em áreas não relacionadas a videogames. Essa ideia é importante para a compreensão do uso da gamificação na educação e sua diferenciação do uso de videogames na educação (educational games, game-based learning).

ALVES, MARCIEL, 2014).   Sendo assim, os elementos de design dos games como motivação, feedback, interação, entre outros podem ser usadas na aplicação dos conteúdos.  Pode-se citar, também, como metodologia ativa o ensino híbrido, que fundamenta-se na combinação desses dois ambiente de aprendizagem, o ambiente presencial e o ambiente virtual.   Os professores, muitas vezes, repetem essa prática de aula expositiva, formando assim, professores que usam constantemente as TICs como entretenimento e atendem alunos que também as utilizam, mas não conseguem preparar uma aula com o uso de tais ferramentas. Não se trata de simplesmente substituir o quadro negro por alguns transparentes, por vezes, tecnicamente mal elaboradas ou até maravilhosamente construídas no Power Point, ou começar a usar um Data Show.

As técnicas precisam ser escolhidas de acordo com o que se pretende que os alunos aprendam. Além do mais, as técnica precisarão precisam estar coerentes com os novos papéis, tanto do aluno, como do professor: estratégias que fortaleçam o papel do sujeito de aprendizagem do aluno e o papel de mediador, incentivador e orientador nos diversos ambientes de aprendizagem. MASETTO, 2012)           Neste sentido, quando o docente se propõe a trabalhar com as metodologias ativas como ferramenta de ensino e aprendizagem, precisam planejar suas aulas tendo como foco principal o estudante e ter como elemento norteador a preparação deste profissional para as mais atuais demandas sociais. Neste cenário torna-se evidente a necessidade do aprimoramento dos novos recursos tecnológicos. O aluno de hoje é um nativo digital, parece nascer com habilidades inatas para lidar com a tecnologia, mas nem todos os alunos possuem o mesmo nível de conhecimento, devido a isso, seria interessante, também, antes de iniciar as atividades, verificar o nível de conhecimento dos alunos, para posteriormente propor atividades como a produção de vídeo, por exemplo.

O uso da tecnologia no processo de ensino e aprendizagem exige planejamento, acompanhamento e avaliação da tecnologia selecionada. Uma vez que, a tecnologia educacional objetiva auxiliar o aluno no seu processo de aprendizagem, e não dificultar. Ademais, deve proporcionar melhores condições de trabalho ao professor e não intimidá-lo. tips/files/25768/257687132. pdf Acesso em: 25 fev. BELLONI, M. L. Educação a distância. Acesso em: 20 de fev. BRITO. Glaucia da Silva; PURIFICAÇÃO, Ivonélia da. Educação e Novas Tecnologias: um repensar. São Paulo: Pearson, 2012. A era da informação: economia, sociedade e cultura. V. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002. DELISLE, R. MASETTO, M. T. Mediação pedagógica e o uso da tecnologia. In: MORAN, J. M. n. p. Julho/2009. MELO, Kátia e VICÁRIA, Luciana e.

Os Filhos da era digital: Como o uso do computador está transformando a cabeça das crianças – e como protege-las das ameaças da internet. Editora Moderna, p. Disponível em: <http://www2. eca. usp. br/moran/wp-content/uploads/2013/12/modelos_aula. Pedagogia de projetos: fundamentos e implicações. Integração das Tecnologias na Educação/ Secretaria de Educação a Distância. Brasília: Ministério da Educação, Seed, 2005. Disponível em: http://portal. mec. C. Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL): uma implementação na educação em engenharia na voz dos autores. f. Tese (Doutorado em Educação) Curso de Pós- Graduação em Educação, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2005.   TAJRA, Sanmyra. In: GUEVARA et al. orgs). Educação para a era da sustentabilidade.

São Paulo: Saint Paul, 2011.

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