RELATÓRIO DE ESTÁGIO II - ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Tipo de documento:Relatório

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

DIÁRIO DE OBSERVAÇÃO. TEXTO COM BASE NAS LEITURAS SOBRE A TEMÁTICA. PLANOS DE AULA. DIÁRIO DE REGÊNCIA. CONSIDERAÇÕES FINAIS. Durante a realização do estágio foram observadas as turmas de 1°, 2°, 3°, 4° e 5° anos, sendo realizada a observação em uma turma por dia. A turma escolhida para regência foi a turma do 1° ano matutino da professora Marley Mabel, onde há um total de 26 alunos. A turma do primeiro ano onde a regência foi realizada é composta por alunos vindo da educação infantil, a maioria são bem espertos, e de raciocínio rápido, porém tem algumas crianças com dificuldade até em aprender o alfabeto. Por isso a regência foi realizada voltada para essas carências observadas durante os momentos de observação.

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO A instituição possui um amplo espaço físico, ao todo são 19 salas de aulas, 01 sala da equipe pedagógica, 01 biblioteca, 01 sala de vídeo acoplada com o laboratório de informática, 01 quadra, 01 refeitório, 04 banheiros, 01 área administrativa onde se encontram a secretaria, a sala dos professores e a diretoria. Ainda segundo PILETTI, 2001, p. o Plano de Aula: É a sequência de tudo o que vai ser desenvolvido em um dia letivo. É a sistematização de todas as atividades que se desenvolvem no período de tempo em que o professor e o aluno interagem, numa dinâmica de ensino-aprendizagem. O professor precisa ter em mente ao planejar suas aulas que deve haver a construção de um processo de parceria em sala de aula com o aluno tirando o foco da ação docente e do ensino para a aprendizagem, ou seja, o protagonista passa a ser o aluno, ele é o centro de tudo.

Os professores precisam considerar o conhecimento de mundo dos seus alunos, o perfil de cada um, suas situações sócio históricas, além de considerar o projeto político pedagógico da instituição, para assim elaborarem seus planos de aula, tendo êxito no resultado, alcançando o esperado para seus alunos. VI) Referências https://novaescola. org. br/. pontos-essenciais-para-elaborar-um-plano-de-aula https://educador. brasilescola. Pedir a eles para comerem esse biscoito e depois contarem o que aconteceu. Fazer perguntas sobre o gosto, a textura, o formato, o cheiro e os sons que ouviram ao mastigar. Introduzir o conteúdo usando a metáfora sobre os superpoderes do corpo humano. Nessa hora os alunos se animarão por saberem que possuem superpoderes, então é hora de fazer algumas brincadeiras demonstrando o que os 5 sentidos são capazes de fazerem.

Esclarecer que esses superpoderes precisam de algumas partes do corpo para serem usados. org. br/. pontos-essenciais-para-elaborar-um-plano-de-aula https://educador. brasilescola. uol. Apresentação com aula dialogada, demonstrada em quadro branco, leitura simultânea, seguida do treino de sua escrita, logo após identificar animal ou objeto, cujo nome inicia-se com a vogal. Apresentar a vogal "E", seu som, grafia e classificação quanto à: maiúscula ou minúscula. Apresentação com aula dialogada, demonstrada em quadro branco, leitura simultânea, seguida do treino de sua escrita, logo após identificar animal ou objeto, cujo nome inicia-se com a vogal. Apresentar a vogal "I", seu som, grafia e classificação quanto à: maiúscula ou minúscula. Apresentação com aula dialogada, demonstrada em quadro branco, leitura simultânea, seguida do treino de sua escrita, logo após identificar animal ou objeto, cujo nome inicia-se com a vogal.

pontos-essenciais-para-elaborar-um-plano-de-aula https://educador. brasilescola. uol. com. br/orientacoes/plano-de-aula. Montar um círculo com os alunos e ensinar a canção – Seu Lobato, iremos pedir dica aos alunos de animais, para fazer a substituição na música, com o som devido. Trabalharemos a coordenação áudio-motora com os alunos, levaremos sons de animais em formato mp3 (com o auxílio de um som, celular, dvd), e pediremos aos alunos que relacione que animal pertence o som que eles estão ouvindo. Confeccionar máscaras de diversos animais e as utilizar para cantar a música novamente, deixando por conta de cada aluno o som responsável pelo animal que está fantasiado. Ensinar a cantiga de roda – Alecrim Dourado, para as crianças. Fazer uma competição de rimas: escolher algumas palavras, dividir a sala em dois ou mais grupos.

brasilescola. uol. com. br/orientacoes/plano-de-aula. htm https://www. Quem seria o 1º colega a jogar? E se o jogo começasse pelo aluno maior, quem seria o primeiro jogador? 3) Entregar logo em seguida uma atividade impressa onde os alunos terão que relacionar números com a quantidade de figuras referentes, colorindo – as depois. Escrever no quadro os números de 1 a 10 e logo abaixo algumas perguntas como: Que número vem antes do 10? Que número vem depois do 10? E pedir que eles façam os registros nos cadernos, assim como utilizamos o número 10 poderemos usar outros números para aprofundar e consolidar tema – antecessor e sucessor. Agora pediremos que os alunos façam um desenho de seus brinquedos favoritos, bem coloridos e logo depois registrem a quantidade de brinquedos abaixo do desenho e entreguem a professor, que irá anexar no portfólio individual dos alunos.

IV) Recursos Quadro negro, giz, atividades impressas, amarelinha e folhas para desenho. V) Avaliação e/ou fixação Serão avaliados a participação dos alunos e a capacidade para resolver as atividades e os problemas criados e propostos no decorrer da aula. org › Artigos para professores http://portaldoprofessor. mec. gov. br/pdf/dicas_producao_aulas. pdf PLANO DE AULA 06 I) Dados da Identificação Nome da Escola: Escola Municipal Doutora Odete Alves Diretor (a) Rosangela Fernandes Viana Alves Estagiário (a): Fernanda Silva Sousa Professor Regente (Supervisor de Campo): Marley Mabel Costa Chaves Ano: 1° Ano do Ensino Fundamental Período: 2º Número de alunos: 26 Data: 26/09/2018 Tema da aula: Aprendendo adição com jogos. Depois de feitas algumas somas os alunos deverão registrar o jogo no caderno de Matemática.

Depois do jogo, eles poderão trocar de folhas e corrigir as adições efetuadas pelo colega. A correção também será realizada pela estagiaria, para que haja uma explicação mais detalhada de como se realiza uma adição. Ensinaremos para os alunos agora como se soma com material dourado, esse jogo é parecido com o primeiro, mas difere, pois consiste em utilizar o material dourado para fazer a soma, utilizando dessa maneira material concreto, o que facilita a aprendizagem da adição. O primeiro jogador arremessa o dado, lembrando que será jogado em dupla novamente podendo ser alterado os componentes da dupla, e separa utilizando o Material Dourado a quantidade que saiu no dado. Decidir quem será o primeiro a jogar, em seguida, o primeiro jogador arremessa a bola anota a pontuação obtida na tabela.

  O segundo jogador arremessa a bola e anota na tabela a sua pontuação. Eles devem repetir as jogadas sucessivamente até terminar o jogo. O jogo termina quando todas as garrafas forem derrubadas. Eles devem fazer a soma dos pontos e verificar quem foi o vencedor. com. br/orientacoes/plano-de-aula. htm https://www. lendo. org › Artigos para professores http://portaldoprofessor. Foi de um enriquecimento muito grande esses momentos que passei na sala de aula, e com certeza eles terão contribuído de forma positiva na minha formação acadêmica. A realização desse estágio possibilitou uma nova descoberta no campo da educação, pois vivenciei de perto como se dá as relações em um ambiente de ensino e aprendizagem. REFERÊNCIAS Dicas para Elaboração de Aulas. Disponível em: <http://portaldoprofessor.

mec. Organização e gestão escolar: teoria e prática. Goiânia: Alternativa, 1993 MACEDO, Lino. Ensaios pedagógicos: como construir uma escola para todos? Porto Alegre: Artmed, 2005. p. a 87). Disponível em: <https://novaescola. org. br/. pontos-essenciais-para-elaborar-um-plano-de-aula>.

160 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download