Sequência Didática - Aulas de Literatura

Tipo de documento:Redação

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

Os problemas de escrita do grupo podem ser classificados, conforme Oliveira (2005, p. como “violações das regras invariantes que controlam a representação de alguns sons”. Mas entende-se que tais “desvios” cometidos pelos estudantes é normal, pois a primeira hipótese que os aprendizes fazem é a de que se escreve como se fala. E, ainda que saibam falar adequadamente, tem muitos aspectos do sistema de representação escrita que eles não entendem. Assim, foi idealizada uma Sequência didática com objetivo de ajudar os alunos a compreenderem as regras para a representação gráfica de alguns sons. os dígrafos “são os fonemas que se representam na escrita por mais de um grafema, ou seja grupo de letras que representam um único som”. Conforme a autora, estes podem ser construídos “por consoantes duplas, consoantes repetidas ou combinação de consoante e vogal”.

Blá blá 3 JUSTIFICATIVA Por acreditar que o ensino da linguagem escrita deve partir de textos significativos, e não das partes para o todo ou do simples para o complexo (letras → sílabas → frases → pseudotextos), escolheu-se trabalhar com o gênero textual Poesia. Pois conforme Vygotsky, Não se pode ensinar às crianças através de explicações artificiais, por memorização compulsiva e repetição apenas. O que uma criança necessita é de adquirir novos conceitos e palavras para atribuir sentido ao que aprende. RECURSOS: lousa, piloto para lousa, lista de palavras com “CH, LH e NH”, papel e lápis para os discentes AULA 02 – Leitura didática do poema “A língua do nhem” TEMPO: aproximadamente 1h OBJETIVOS ESPECÍFICOS: familiarizar os discentes com a escrita das palavras que contenham os dígrafos “CH, LH e NH”.

ATIVIDADES: leitura do poema em cartaz: “A língua do nhem” de Cecília Meireles, a leitura deve ser feita pelo professor apontando a palavra enquanto lê; depois da leitura, com auxilio do professor, as crianças irão separar palavras do poema que fazem parte do contexto delas. Essas palavras serão escritas em papeis separados e colocadas num copo para a execução do jogo. EIXO(S) TRABALHADO(S): Oralidade e linguagem Escrita AVALIAÇÃO: A participação e interação dos discentes será observada e servirão como avaliação para registro do professor. RECURSOS: Cartaz com o poema de Cecília Meireles, lousa, piloto para lousa, copo descartável, papel e caneta. RECURSOS: lousa, piloto para lousa, lista de palavras com “CH, LH e NH”, papel e lápis para os discentes e o cartaz com o poema “ A língua do nhem” de Cecília Meireles.

AULA 04 – Trabalho com o dicionário TEMPO: aproximadamente 2h OBJETIVOS ESPECÍFICOS: sondar a aprendizagem sobre dígrafos e ortografia de palavras com os dígrafos “CH, LH e NH”. ATIVIDADES: A partir dos dígrafos aprendidos, usar o dicionário para conhecer mais algumas palavras com a mesma sílaba e registrar no caderno, em seguida contextualizar as palavras numa frase. O EIXO(S) TRABALHADO(S): linguagem escrita AVALIAÇÃO: o registro de palavras com o dígrafo no caderno RECURSOS: lousa, piloto para lousa, lista de palavras com “CH, LH e NH”, papel e lápis para os discentes e o cartaz com o poema “ A língua do nhem” de Cecília Meireles. AULA 05 – Produção individual do poema maluco TEMPO: aproximadamente 2h OBJETIVOS ESPECÍFICOS: sondar a aprendizagem sobre dígrafos e ortografia de palavras com os dígrafos “CH, LH e NH”.

Promovendo a alegria em experiências adequadas ao nível de desenvolvimento em matemática e ciências. In: Fundamentos da Educação Infantil: ensinando crianças em uma sociedade diversificada. ed. Porto Alegre: AMGH, 2015. p.

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