TELETRABALHO NA GESTÃO PÚBLICA

Tipo de documento:Revisão bibliografica

Área de estudo:Administração

Documento 1

Empregadores e funcionários, principalmente envolvem fatores subjetivos, como a satisfação, o bem-estar e a liberdade do funcionário, bem como o sistema hierárquico e as conquistas decorrentes da inovação tecnológica no ambiente de trabalho. O surgimento e o desenvolvimento contínuo das tecnologias de informação e comunicação, bem como o surgimento de novos modelos organizacionais e de gestão, têm levado a mudanças na relação entre as pessoas e o trabalho, até agora inimagináveis. Esta situação em constante mudança força as organizações a encontrarem novas formas de se adaptarem a este novo ciclo econômico e está intimamente relacionada com o progresso tecnológico, à medida que empresas e trabalhadores encontram novas formas de realizar tarefas, prestar serviços e estabelecer relações de trabalho.

Em decorrência de todo o processo, a relação de trabalho será diretamente afetada, a partir daí buscar-se-á a flexibilidade individual e o ambiente de trabalho, a participação dos trabalhadores, melhorar a qualidade do serviço, reduzir custos e utilizar tecnologias que proporcionem novas formas de trabalhar. Conforme abordado por PARDINI (2013), realizar um ambiente acerca do teletrabalho não é uma tarefa fácil, pois a possibilidade do trabalho remoto ou virtual depende e da integração de três fatores diferentes, mas interdependentes, sendo estes o processo organizacional, a tecnologia da informação e as relações socioprofissionais. Do lado negativo, deixa a impressão de que o trabalho é uma atitude insultuosa e que a cidadania e a dignidade só podem ser obtidas quando os outros trabalham para si próprios.

Os avanços da tecnologia e da globalização têm levado a grandes mudanças na natureza do trabalho, possibilitando a flexibilidade e a expansão, o que era previamente determinado e praticado em pequenos escritórios, hoje pode ocorrer em qualquer local, independentemente da distância; é perceptível que ocorre uma transição da indústria para a sociedade da informação e tal mudança demonstra-se cada vez mais acentuada. A sociedade atual em que vivemos adotou diferentes estilos e valores de trabalho, nas organizações, o foco nos últimos anos parece ter sido a busca constante pela eficácia dos serviços prestados, avaliando seus colaboradores e procurando atender a todas as expectativas de seus clientes e, assim, alcançar melhores serviços. Segundo FREITAS (2008), as empresas que não conseguirem se adaptar rapidamente às mais diversas situações devido às constantes mudanças políticas, econômicas e tecnológicas perderão sua posição no mercado.

Os colaboradores devem ter alto grau de flexibilidade e capacidade de decisão, e se desejam se destacar em um mercado cada vez mais competitivo e garantir seu status, também precisam possuir essas qualidades e buscar constantemente novas competências e habilidades. A implantação foi realizada inicialmente como projeto piloto entre 2005 e 2006, o que resultou em aumento de 10,5% na produtividade e redução de 47,1% na logística. Outras organizações também aderiram ao programa de teletrabalho, além das avaliações regulares de desempenho, o teletrabalho é uma disposição para definir metas de produtividade mais altas para os funcionários que optam por trabalhar remotamente. O autor ainda ressalva que tendo em vista a necessidade de aumentar a produtividade e possivelmente reduzir os custos operacionais, a implementação do plano visa atingir objetivos comuns em diferentes áreas.

No Brasil, seja no setor público ou privado, o teletrabalho já se tornou uma realidade, todavia, só pode ser implementado em atividades que requeiram maior esforço individual e não requeiram interação coletiva. Tendo em vista a necessidade de proporcionar maior produtividade e a possibilidade de redução de custos operacionais na formação de trabalhos técnicos e criativos, a implementação deste método tem como premissa objetivos comuns na maioria das áreas. No caso do serviço público, garantir um ambiente atrativo para profissionais competentes valor induz a oportunidades importantes para o crescimento econômico, o bem-estar social e a atração de investimento, impactando positivamente em maiores entregas de serviço à sociedade. O teletrabalho é uma atividade de trabalho que ocorre em local diferente de onde se encontra o empregador ou prestador de serviços, e utiliza informações técnicas e ferramentas de comunicação para gerar, armazenar e intercambiar resultados.

Em vista do que foi exposto, é possível que nas próximas duas décadas, o processo de atendimento da área administrativa com uma base sólida passará por profundas mudanças, podendo o porte da estrutura física e funcional ser reduzido; visto que as formas flexíveis de trabalho têm uma tendência de rápido desenvolvimento, assim como as organizações privadas. REFERÊNCIAS ESTRADA, M. M. Mello, Á. Teletrabalho (telework):o trabalho em qualquer lugar e a qualquer hora. Rio de Janeiro, 1999. NILLES, J. M. T. Os significados da virtualização do trabalho: manifestações discursivas das percepções tecnológicas, processuais e pessoais nas relações intraorganizacionais. Rio de Janeiro, 2013. PEREIRA, E. F.

400 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download