Gestão de Projetos no setor Público: características e desafios

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Química

Documento 1

Diante disso, as inúmeras metodologias de gerenciamento de projetos ganham iminência como ferramentas de apoio para que as ações das instituições públicas sejam mais eficazes. Este artigo pretende abordar as especificidades da gestão de projetos e identificar através de uma revisão bibliográfica quais são os principais fatores de diferenciação da gestão de projetos no setor público. Os resultados demonstram as especificidades do setor público, como a burocracia no processo de gestão dos projetos e que, por conseguinte perda na eficiência dos resultados pretendidos. Palavras-chaves: Gestão de Projetos, Setor Público, Especificidade. Abstract: In the public sector, the various institutions have the purpose of implementing activities linked to the interest of society and essentially based on laws.

Para Thiry-Cherques (2010), o projeto pode ser considerado como apenas uma organização transitória, que tem sua sequência de atividades direcionadas à produção de um serviço em um determinado tempo. O projeto é considerado algo progressivo, pois, na medida em que vai sendo desenvolvido e elaborado, molda-se as realidades e nuances que ela traz. Afinal de contas, embora um projeto denote algo planejado, também deve “caber” uma reanalise, uma verificação, um acompanhamento dos objetivos a serem atingidos. A respeito da temporalidade, embora o projeto normalmente tenha um tempo específico, nem sempre o seu resultado é temporário. Assim, um projeto desenvolve-se em um espaço limitado de tempo e suas ações delimitadas em fases ou etapas com características e necessidades próprias. Problematização: A gestão de projetos, cujos benefícios eram poucos reconhecidos até alguns anos atrás, passa a ser considerado gradualmente como um importante instrumento de auxílio para o atingimento dos objetivos organizacionais de maneira eficaz.

Estudos mundiais apontam que 69% das organizações possuem sempre ou na maior parte das vezes, problemas com a realização dos projetos no prazo, 50% apresentam problemas com custos e 31% têm apresentado problemas de qualidade em seus projetos. Já na administração pública o cenário é bastante similar, as organizações públicas têm apresentado resultados negativos em seus mais variados tipos de projetos. Assim, tem se notado que atualmente muitos projetos do setor privado se apresentam como alternativa para a busca de um maior sucesso administrativo do setor público. Clemente et al. Além disso, tem aumentado às exigências de controle, avaliação e transparência dos gastos públicos o que por consequência tem provocado uma elevação da necessidade da gestão de projetos no setor público.

O setor público busca na atualidade utilizar as práticas da gestão de projetos utilizadas no setor privado como uma ferramenta facilitadora para um maior êxito na implementação de políticas públicas. Tais ferramentas auxiliam no processo de eficácia e efetividade das ações como bem apresenta Carneiro (2010). Deste modo, faz-se necessário compreender que tais ferramentas precisam ser adaptadas à realidade a Administração Pública e faz com que seja fundamental a implantação de práticas para a gestão de projetos. Assim, cabe o seguinte questionamento: Quais as principais características e desafios na Gestão de Projetos no setor Público? 1. Lakatos e Marconi (2010) destaca a indispensabilidade de uma delimitação do problema em qualquer projeto de pesquisa e que para tal a revisão bibliográfica torna-se indispensável: Desta forma, a revisão bibliográfica é indispensável para a delimitação do problema em um projeto de pesquisa e para obter uma ideia precisa sobre o estado atual dos conhecimentos sobre um tema, sobre suas lacunas e sobre a contribuição da investigação para o desenvolvimento do conhecimento (LAKATOS e MARCONI, 2010, p 12).

Notemos também a ênfase dada por Medeiros e Tomasi (2008) que destacam que a revisão bibliográfica contribui nas construções teóricas, comparações e validação de resultados: Além de auxiliar na definição dos objetivos da pesquisa científica, a revisão bibliográfica também contribui nas construções teóricas, nas comparações e na validação de resultados de trabalhos de conclusão de curso e de artigos científicos (MEDEIROS e TOMASI, 2008, p. Assim, compreendemos que a revisão bibliográfica é a metodologia ideal para o desenvolvimento de uma pesquisa eficaz a respeito da gestão pública, seus desafios e características em relação inclusive ao setor privado. Justificativa: As dificuldades de adaptação das mais variadas metodologias do setor privado para o público remete a necessidade de uma discussão sobre quais os fatores críticos que mais seriam relevantes para a gestão de projetos.

Mesmo diante das dificuldades de adaptação dos projetos privados para o público. Assim, a análise da satisfação dos stakeholders deve ser bastante criteriosa, pois pode ser utilizada como um “termômetro” do sucesso da gestão de projetos nas organizações sejam elas, públicas, privadas e aquelas sem fins lucrativos. De acordo com Gomes (2013), a teoria que inclui esse envolvimento dos stakeholders no setor público, carece de aperfeiçoamento para ser considerada uma ferramenta de gestão pública e no processo de analise das mais variadas relações entre as organizações que fazem parte deste ambiente, pois para ele, embora a presença destes já é uma realidade, sua efetividade ainda é incerta. Já para Mainardes et al. o setor público apresenta uma quantidade enorme de partes interessadas, muito maior em número que uma organização empresarial.

Pois, na administração pública, há uma grande diversidade de atividades e número de grupos e organizações interessadas nas atividades realizadas. A relação entre a transparência fiscal e a prestação de contas, tem em sua maioria demonstrações incompletas. Indubitavelmente, isso é em muito um desafio para as organizações públicas, a saber, uma melhor organização das contas públicas e sua plena demonstração para a sociedade. Nas mais variadas literaturas utilizadas neste presente artigo, notou-se certa descrença quanto a adoção de modelos do setor privado na administração pública. Assim, as diferenças entre as organizações privadas e públicas têm sido postas como a principal barreira na transferência de técnicas de gestão. Boyne (2002) contrasta as organizações públicas e privadas, trazendo como principal conclusão o fato da existência de diferenças ambientais, estruturais, de valores e objetivos e tal questão é o principal impasse na exportação das técnicas eficazes do setor privado para o público.

São ainda mais complexas as questões financeiras que envolvem o setor público, tendo em vista, que são muitos os projetos que utilizam capital advindo de organismos nacionais, internacionais e multilaterais; que se não houver o devido cuidado no desenvolvimento e acompanhamento do projeto tende ou a perder estas iniciativas pela rigidez do projeto ou até mesmo, não haver transparência acaso não haja a devida organização durante a execução do projeto. Aqui, então, há uma enorme diferença entre as características do setor privado, que cobra o recebimento de seu retorno e já tem em projeto como ocorre seu crédito e débito. Ao mesmo tempo, são as instituições privadas que costumam financiar os projetos públicos e por sua vez, tendo influência direta no desenvolvimento de seus projetos, assim, por vezes, a administração pública fica indiretamente influenciada pela “vontade” do setor privado.

Ika (2015) desenvolveu uma analise com mais de 170 projetos públicos financiados pelo Banco Mundial e que demonstrou que essa relação (Público x Privado), tem influência direta no sucesso da gestão do projeto. Conclusão. É imprescindível ainda que haja uma utilização mais eficaz das técnicas de gerenciamento de projetos, que em suma, são mais bem utilizadas no setor privado, adequando-as a administração pública para uma melhor eficiência desta gestão. Ora, o gerenciamento de projetos apresenta relação direta com a eficiência no atingimento dos objetivos do projeto. Deste modo, compreende-se que a utilização mais efetiva da gestão de projetos utilizadas no setor privado na administração pública, mesmo diante das questões aqui postas, apresenta-se como uma alternativa imprescindível para a execução eficiente das ações do setor público, pois, se põe como uma ferramenta auxiliar do processo de transformação em resultados, melhorando recursos e reduzindo problemas e possibilitando maiores ganhos.

REFERÊNCIAS ARCHIBALD, Russel D. PRADO, Darci. Public and private management: what's the difference? Journal of Management Studies, v. n. p. Jan, 2002. CARVALHO, Kahan Elizabeth Monteiro; PISCOPO, Marcos Roberto. Gerenciamento de Projetos, Revisão Técnica Rabechini Junior, R. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2007. CARNEIRO, M. F. GOMES, Ricardo Corrêa "Em busca de uma teoria geral dos stakeholders para organizações públicas", em Joaquim F. Araújo, Hugo Consciência Silvestre (orgs. Coletânea em Administração Pública. Lisboa, Escolar Editora, 2013. GORDILLO, Angela Maria Benavides. Opening the black box of project management: Does World Bank project supervision influence project impact? International Journal of Project Management. Volume 33, Issue 5, July 2015, Pages 1111–1123. JÚNIOR, T. M. O. São Paulo: Saraiva, 2008. KERZNER, Harold. Gestão de Projetos: As Melhores Práticas.

ed. Porto Alegre: Bookman, 2006. Disponível em: https://slideplayer. com. br/slide/10225477/. Acesso em 09 de março de 2021. MELO, Tâmara Patrícia Filgueira. W. Strategy for public and thirdsector organizations. Journal of Public Administration Research and Theory, 3(2), 209–231, 1993. OLIVEIRA, Antonio Gonçalves. Gestão de projetos na administração pública: um instrumento para o planejamento e desenvolvimento. Modelagem de Projetos. São Paulo: Atlas, 2010. VALLE, A. B. et al. n. p 116-137, jan. abr. WINCH, G. M.

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