A realização de Rounds clínicos e a enfermagem

Tipo de documento:Redação

Área de estudo:Enfermagem

Documento 1

Mariele Cunha Ribeiro é Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), especialista em Nefrologia pela Associação Brasileira de Enfermagem em Nefrologia (SOBEN) e em Docência na Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre em Enfermagem também pela UFRGS, Doutoranda em Medicina e Ciências da Saúde pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Docente e coordenadora do Curso de Enfermagem da Faculdade Integrada de Taquara (FACCAT). Claudia Capellari é Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Pelotas, especialista em Gerenciamento dos Serviços de Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestre em Medicina e Ciências da Saúde pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Docente em Enfermagem pela Faculdade Integrada de Taquara.

Os rounds clínicos são métodos que permitem aos profissionais na área da saúde discutir e se aprofundar nos casos clínicos existentes no âmbito de trabalho. A Sistematização da Assistência de Enfermagem na Resolução 358 de 2009, afirma que a Enfermagem preza pelo conhecimento e aprofundamento do encaminhamento e cuidados a serem prestados no atendimento clínico e que há um preza pelo planejamento da assistência de forma sistematizada com vista ao desenvolvimento do pensamento crítico. Algo similar é destacado também por Alfaro Léfevre na obra Diagnóstico In: Aplicação do processo de enfermagem: um guia passo a passo, de 2002. Assim, este relato de experiência é útil para demonstrar como o Round Clínico é importante não apenas para aqueles que já atuam na área mas, sobretudo com os estudantes de Enfermagem, auxiliando na evolução do processo ensino-aprendizagem.

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