Relatório de estágio - Anos Finais do Ensino Fundamental

Tipo de documento:Portfólio

Área de estudo:Serviço Social

Documento 1

ATIVIDADE C. ATIVIDADE D. ATIVIDADE E. ATIVIDADE F. CONSIDERAÇÕES FINAIS. Já com relação aos saberes escolares, os autores destacaram que são aqueles adquiridos no ambiente acadêmico, e que são colocados em prática, articulados aos conhecimentos adquiridos na vivência do estágio curricular. Os saberes escolares foram relatados pelos acadêmicos a partir da organização dos conteúdos ministrados, e de suas práticas no campo de estágio curricular em Educação Física. Percebe-se em seus relatos, que os estagiários conseguiram colocar em prática os conhecimentos científicos oriundos da academia, por meio de práticas com sentido e significado, utilizando-se de brincadeiras e jogos com intencionalidade pedagógica, partindo do simples para o complexo, e levando também em consideração as características das turmas, promovendo uma aprendizagem significativa, como descreve Ausubel (1982).

Por fim, na categoria não saberes, os autores destacaram a vivência dos estagiários e as situações do cotidiano escolar onde os mesmos não encontraram respostas, onde existiu a preocupação com o ato de educar, a partir de inquietações, conflitos, preocupações e situações da prática educativa que não puderam ser sanadas com os saberes da experiência e muito menos com os saberes escolares advindos da formação inicial dos futuros professores. Essas inquietações, demonstram a preocupação dos acadêmicos com o ato de educar, e com a construção de sua identidade docente, pois os conflitos e situações da prática profissional são adversas, e cabe ao professor problematiza-las e buscar soluções para contornar as demandas da prática profissional da melhor forma, conforme destacam os autores no decorrer do artigo.

Dessa forma, considerando que o PPP de cada escola é construído a partir dos princípios dos documentos norteadores que regem a educação nacional, como a BNCC, ressalta-se que essa inter-relação está presente em todo o documento norteador da instituição escolar, pois trata-se especialmente, das habilidades e competências que devem ser proporcionadas aos estudantes, visando uma educação integral e de qualidade a todos. A avaliação da aprendizagem é um elemento crucial no processo de ensino e de aprendizagem, visto que oportuniza indícios dos avanços escolares e dos pontos que precisam ser aperfeiçoados. Com base na leitura que você realizou do PPP, de que modo a escola apresenta o processo de avaliação? De acordo com o PPP disponibilizado, a avaliação dos escolares da Educação Infantil ao 1º ano do Ensino Fundamental, é realizada de forma processual, onde os professores realizam uma avaliação contínua dos estudantes em diferentes situações de seu processo de aprendizagem.

E do 2º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, essa avaliação é realizada da mesma forma, de modo contínuo e realizado por meio de diferentes estratégias, pois na escola existem diferentes tipos de aprendizagem, e o professor deve preocupar-se em realizar avaliações coerentes com a diversidade presente no ambiente escolar, e com as especificidades de seus estudantes. ATIVIDADE C – Conhecer a atuação do professor e sua inter-relação com a equipe pedagógica e administrativa, assim como a atuação da equipe pedagógica no acompanhamento do desenvolvimento da disciplina 1) A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) começou a ser implementada na Educação Básica recentemente. A escola também é um espaço de contradições e conflitos, por ser um espaço dinâmico, onde atuam profissionais de diversas áreas, e nesse contexto, a equipe pedagógica deve contribuir para o bom clima organizacional da escola, promovendo o trabalho colaborativo entre os profissionais, o relacionamento interpessoal, a integração de diversas formas, pois todas as relações são fundamentais para o sucesso do ambiente escolar.

Também é função da equipe pedagógica ter domínio de teorias, estratégias metodológicas, critérios de avaliação, objetivos de aprendizagem e desenvolvimento, pois caso os professores sintam dificuldades em algum aspecto, é função da equipe pedagógica organizar e promover cursos de capacitação dentro do espaço escolar. No que se refere às atribuições da equipe administrativa, descreva a importância da relação da direção com a equipe pedagógica para a qualidade dos processos educativos no contexto escolar. A equipe administrativa deve trabalhar colaborativamente com todos os agentes escolares para o sucesso da escola, trabalhando em rede para o melhor atendimento aos estudantes. Nesse sentido, segundo o material disponibilizado, a equipe administrativa tem a função de elaborar um plano de ação com metas e objetivos para a escola, e colocar essas ações em prática por meio de uma gestão democrática, promovendo um trabalho coletivo dos órgãos colegiados, e de qualidade.

Os quatro pilares apresentados são: 1) Problematização da realidade e das situações de aprendizagem; 2) Superação da concepção fragmentada do conhecimento para uma visão sistêmica; 3) Integração das habilidades e competências curriculares à resolução de problemas; 4) Promoção de um processo educativo continuado e do conhecimento como uma construção coletiva. Essa proposta promove uma perspectiva integradora e colaborativa para a melhoria do trabalho docente, e a consequente abordagem dos TCTs de forma transdisciplinar. Essa metodologia contribui para a extinção do processo de fragmentação do conhecimento, partindo da problematização de situações da realidade concreta dos estudantes, promovendo uma aprendizagem significativa. ATIVIDADE E – Conhecer metodologias ativas com uso de tecnologias digitais, conforme respectivo estágio Considerando a situação-problema apresentada, destacam-se alguns aspectos da realidade do campo de estágio nos Anos Finais do Ensino Fundamental: evasão escolar, baixo rendimento dos estudantes, poucos recursos financeiros e tecnológicos e uso excessivo dos aparelhos celulares em sala de aula.

Nesse sentido, considerando as especificidades do componente curricular de Educação Física, onde devem ser trabalhadas as três dimensões dos conteúdos, conceitual, procedimental e atitudinal, algumas metodologias ativas serão consideradas no planejamento, com o intuito de tornar o processo de ensino-aprendizagem mais atrativo e dinâmico para os estudantes. Como volta a calma, a professora estagiária solicitará aos estudantes que peguem seus aparelhos celulares, e colaborativamente criem um grupo da turma em rede social para compartilhamento de material do componente de Educação Física. Depois de criado o grupo da turma, a professora disponibilizará no grupo o link da plataforma Padlet, e estimulará que os estudantes criem um post na plataforma, inserindo uma foto de si mesmos e o que mais gostam de fazer na EF.

Após isso, como tarefa para casa, a professora estagiária solicitará que os estudantes postem materiais sobre a modalidade esportiva Voleibol no grupo da turma. Recursos Perguntas impressas em papel; Cones; Cordas; Cadeiras; Aparelhos celulares dos estudantes. Avaliação A avaliação das atividades será realizada considerando a participação dos estudantes nas dinâmicas propostas, na interação com seus colegas, assim como a autonomia dos estudantes para participar das atividades propostas utilizando-se de seus aparelhos celulares. Divididos em grupos, a turma construirá colaborativamente um mapa conceitual sobre os conceitos discutidos na roda de conversa. Cada grupo apresentará os conceitos inseridos no mapa conceitual, de forma dinâmica e interativa. Os estudantes serão estimulados a fazer o registro das atividades através de fotos e vídeos, utilizando os próprios aparelhos celulares.

O material registrado será compartilhado no grupo da turma. Recursos Giz; Aparelhos celulares dos estudantes. Do mesmo modo, salienta-se que as leituras e reflexões realizadas, assim como o material disponibilizado para a construção deste relato, tornaram a experiência do Estágio Curricular Supervisionado nos Anos Finais do Ensino Fundamental muito significativa, apesar das adversidades do momento de Pandemia, que não possibilitaram a vivência prática no contexto escolar. REFERÊNCIAS AUSUBEL, D. P. A aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 1982. planalto. gov. br/ccivil_03/leis/l9394. htm>. Acesso em: 26 de outubro de 2020. GOMES-DA-SILVA, P. N. “O QUE EU TRANSFORMARIA? MUITA COISA!”: OS SABERES E OS NÃO SABERES DOCENTES PRESENTES NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA. R. da Educação Física/UEM.

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