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Ajude! É preciso fazer até história. Tem só 1 dia Título do pedido «PORTFÓLIO A reforma urbana do Rio de Janeiro no governo de Pereira - História 7 semestre».
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O portfólio está com todo o desenvolvimento proposto do trabalho, basta realizar algumas alterações no texto, dar seu toque pessoal, para que não ocorra em duplicidade, logo serve de modelo para realizar o seu. Reforço, como é uma matriz necessita de mudanças no texto para diferenciar. Prezo pela honestidade e tenho compromisso com a qualidade do texto fornecido.
Situação-Problema
A primeira tarefa de Sônia e Virgílio é elaborar um plano de aula interdisciplinar. No plano de aula os professores irão detalhar como trabalhar o tema “A reforma urbana do Rio de Janeiro no governo de Pereira Passos”. A professora Sônia, de História, pretende abordar o contexto da reforma urbana, a reforma executada pelo governo municipal e a reforma executada pelo governo federal, a questão do apelo visual, assim como as questões que sustentavam a reforma, como a questão política e a questão sanitária.
O professor Virgílio, de Geografia, pretende analisar os impactos da reforma urbana para a população do Rio de Janeiro no início do séc. XX, além de estabelecer uma relação com questões atuais e levar os alunos a pensarem sobre como os processos de urbanização podem ser
Mostrar todos repletos de contradições.
Além do plano de aula, os professores irão elaborar um texto sobre “A reforma urbana do Rio de Janeiro no governo de Pereira Passos”, que será utilizado para estudo do tema com seus alunos.
Antecipadamente; Antes de mais nada; A princípio; De antemão; Acima de tudo; À primeira vista; Desde já; Primeiramente; Antes de tudo; Sobretudo; Primordialmente; Em primeiro lugar.
A partir da leitura da situação-problema apresentada, seu desafio é de se colocar no lugar de Sônia e Virgílio e produzir: O plano de aula interdisciplinar e o texto sobre A reforma urbana do Rio de Janeiro no governo de Pereira Passos.
Seguem orientações para o desenvolvimento dessa produção textual:
• Elabore um plano de aula interdisciplinar, com no mínimo 2 e no máximo 3 laudas, contendo
os tópicos a seguir: Ocultar
Plano de aula interdisciplinar
Público alvo: Especificar que o plano de aula interdisciplinar é destinado aos
alunos do 2º ano do Ensino Médio.
Conteúdos: Indicar os conteúdos relacionados ao tema “A reforma urbana do
Rio de Janeiro no governo de Pereira Passos”. Poderá ainda especificar quais
conteúdos serão abordados na disciplina de História e quais serão
contemplados em Geografia.
Objetivos: Indicar um objetivo geral e três objetivos específicos que podem ser
alcançados por meio do estudo do tema.
Nº de aulas: Indicar a quantidade de aulas necessárias para desenvolver o tema.
Metodologia: Descrever, em tópicos, os procedimentos que serão adotados
nas disciplinas de História e de Geografia para iniciar, desenvolver e concluir o
estudo do tema e alcançar os objetivos propostos. Nessa par
Mostrar todoste do plano de aula
interdisciplinar é necessário explicar ainda: 1º – Como pretende utilizar trechos
das cartas de Pereira Passos, que estão no artigo “Algumas considerações sobre
a reforma urbana Pereira Passos”, para desenvolver nos alunos do 2º ano do
Ensino Médio um novo olhar sobre as reforma urbanas e o prefeito Pereira
Passos. 2º – Descrever as atividades que os alunos realizarão nas disciplinas de
História e de Geografia durante o estudo do tema.
Recursos: Apresentar os recursos didáticos necessários (datashow, vídeo,
imagens, textos, cartolina, tesoura, revistas, entre outros). Se optar por utilizar
textos, vídeos ou imagens deverá indicá-los em “referências” e inserir o link para
acesso.
Avaliação: Descrever como a avaliação será realizada e em que momento. Ex.:
Os alunos poderão ser avaliados durante as aulas ou poderá destinar uma aula
para avaliá-los.
São exemplos de atividades avaliativas: debates; análise de textos, imagens,
letras de músicas; elaboração de mapa conceitual; elaboração de texto com
narrativa histórica; confecção e apresentação de cartazes, etc.
Referências: Inserir as referências consultadas para a preparação da aula e/ou
atividades.
Antecipadamente; Antes de mais nada; A princípio; De antemão; Acima de tudo; À primeira vista; Desde já; Primeiramente; Antes de tudo; Sobretudo; Primordialmente; Em primeiro lugar.
Após elaborar o plano de aula interdisciplinar, você deverá redigir um texto de no mínimo 3 e no máximo 4 laudas sobre “A reforma urbana do Rio de Janeiro no governo de Pereira Passos”.
O texto deverá conter citações de autores utilizados como fonte de conhecimento, deve ser dissertativo e seguir o padrão da norma culta da língua portuguesa.
As questões abaixo poderão nortear a elaboração do texto:
– Em que contexto ocorreu a reforma urbana do Rio de Janeiro entre 1903 e 1906?
– Existiram duas reformas urbanas: uma executada pelo governo municipal, Pereira Passos, e outra
executada pelo governo federal, Rodrigues Alves, ambas com ideais diferentes. Quais as principais
características de cada uma dessas reformas?
– Explique as questões política e sanitária que sustentaram a reforma urbana do Rio de Janeiro.
– Explique o apelo visual da reforma urbana do Rio de Janeiro.
– De que forma trechos das cartas enviadas por Pereira Passos, entre 1906 e 1909, ao engenheiro
Alfredo Américo de Souza Rangel, permite conhecer aspectos relacionados à reforma urbana e à
Pereira Passos?
– Qual a importância dos acervos dos arquivos, como as cartas que fazem parte do arquivo da família
Passos, para o estudo de questões históricas?
– Quais os impactos da reforma urbana do Rio de Janeiro no início do século XX?
– Como os processos de urbanização podem ser repletos de contradiçõesOcultar
...
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